Painel 21: Municípios paulistas e transição de governo: a pesquisa e alguns resultados  

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Congresso CONSAD TRANSIÇÃO DE GOVERNO – Experiência AMENSP
Advertisements

SECRETARIA DA CONTROLADORIA
PORTAL TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DO ES
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Prof. Dr. Fernando S. COELHO
RELATÓRIO FINAL SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES MUNICIPAIS.
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Maio 2013.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Gestão da Cultura em Navegantes
Ministério da Cultura.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
5 ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios de Aplicação dos Recursos da Cobrança Brasília, 08 e 09 de novembro de 2011.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Oficina Transição de Governo
Política Nacional de Habitação
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Semana de Gestão Pública Fernando Montoro e M. do Carmo M. T. Cruz 29/10/12.
A Lei de Acesso à Informação
Agem Campinas 22/10/12 O CEPAM E O PROJETO DE TRANSIÇÃO Relação com municípios: conhecimento das dificuldades de uma nova gestão e da transição Respeito.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO
Coordenação e Colaboração entre Controle Interno e Controle Externo
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Escritório de Projetos
Oficinas Transição de Governo
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
Administrador Público – CRA/DF
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
Transcrição da apresentação:

Painel 21: Municípios paulistas e transição de governo: a pesquisa e alguns resultados   Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Transição de Governo em Municípios Paulistas: um breve panorama Elaboração da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, órgão do governo do Estado de São Paulo Pesquisa aplicada para orientar a ação do Cepam (2011) Foco nos processos de transição de governo municipais Pesquisa de avaliação dos resultados (2013)

Problemas que Comprometem a Transição Contratos de prestação de serviço vencendo nos últimos dias do mandato que finaliza Venda do maquinário no último semestre Desaparecimento de sistemas de informação Desaparecimento de chaves, materiais e HD de computadores Falta de informação de convênios, contratos, pessoal, dívida, etc. Falta da agenda de atuação dos primeiros dias Cultura política

Transição Processo tem início após a promulgação do resultado oficial das eleições municipais, encerrando-se na data de posse do novo governo Ações políticas e administrativas Processo compartilhado Exige organização interna da Administração Pública Planejamento das ações 2002: passagem de governo Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva

Pesquisa Cepam - 2011 Objetivo Identificar o estágio de institucionalização do processo de transição nos municípios paulistas Subsidiar a atuação do Cepam na promoção de processos de transição democrática e responsável

Metodologia 1. Pesquisa bibliográfica e documental (FHC, estados - MG, CE - e municípios) 2. Envio de questionários fechados (645 municípios) Complementação de informações, por telefone Análise dos instrumentos (lei, decreto, LOM, portaria) data de promulgação existência de comissão de transição infraestrutura disponibilizada, entre outros Entrevista com alguns prefeitos e/ou equipes

Resultados 319 municípios responderam

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados Concentração: informações contábeis e financeiras (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF) Menor incidência: convênios/contratos, pessoal, patrimônio, organograma, dívidas, medidas para regularização no Tribunal de Contas do Estado (TCE), obras e serviços em execução ou formalizados, transferências a serem recebidas, projetos de lei na Câmara Maior incidência: mista (candidato eleito e atual) Maioria não estabelece infraestrutura Lei Orgânica Municipal: relatórios

Etapas do Projeto Transição de Governo Pesquisa Inicial (2011) Seminário Projeto Piloto com AMENSP (4 oficinas) Desenvolvimento de lei, planilhas setoriais e relatório final Criação do grupo na Rede CIM Oficinas, videoconferências, encontros e palestras Pesquisa de Resultados (2013)

Resultados do Projeto - Número de municípios participantes, por estado, Estados Número de municípios Amapá 2 Amazonas 1 Paraná 3 Rio de Janeiro 4 São Paulo 164 (25%) Total 174 Fonte: Cepam, 2013

Resultados - Municípios participantes do projeto

Resultados - % de municípios que participaram do projeto e responderam ao levantamento de 2013 Fonte: Cepam, 2013

Resultados - % de municípios que institucionalizaram a Transição de Governo Fonte: Cepam, 2013

Resultados % de municípios com instrumento (2011 e 2013) 14 municípios fizeram transição, mas não institucionalizaram Àreas específicas e Câmara Municipal Fonte: Cepam, 2011 e 2013

Tipos de instrumento de formalização do processo de transição de governo (em %) Fonte: Cepam, 2013

Resultados - % de instrumento – Levantamentos 2011 e 2013 Fonte: Cepam, 2011 e 2013

Resultados - % de municípios que utilizaram as planilhas setoriais totalmente ou parcialmente Fonte: Cepam, 2013

Resultados - Municípios da Amesp com instrumento de transição (2011 e 2013) 2008 2012 Existência de Instrumento Ano de Instrumento Andradina Não Bento de Abreu Rubiácea Castilho Decreto Guaraçaí Lei Guararapes Ilha Solteira Itapura Lavínia Mirandópolis Fonte: Cepam, 2013

Continuação Municípios da Amesp com instrumento de transição (2011 e 2013) Fonte: Cepam, 2013 Município 2008 2012 Existência de Instrumento Ano de Instrumento Murutinga do Sul Não Lei Nova Independência Pereira Barreto Sud Mennucci Suzanápolis Valparaíso Total/Variação 1 9 800%

Resultados - % de municípios, por perfil, que institucionalizaram o processo Fonte: Cepam, 2013

Resultados - % de municípios que institucionalizaram, por tipo de instrumento (2013) Fonte: Cepam, 2013

Resultados- % de municípios que utilizaram as planilhas de diagnóstico setorial Fonte: Cepam, 2013

Resultados – Rede Cim e publicações Rede Cim: 91 membros, com 14.804 visualizações Redes sociais profissionais: instrumento de apoio? 7.098 visualizações 8.057 visualizações Disponíveis em: www.redecim.com.br 7.995 visualizações 2.483 visualizações

Considerações Finais Processo recente: 82% dos municípios não realizam (2011) Institucionalização: 18% (2011) para 40% (2013) Novo arranjo: comissões de transição Lei não garante o processo, mas é um passo Avanço o preenchimento das planilhas: assessoria (Sistema de Informação Municipal) Necessidade de aprimoramento: Atribuições, informações disponibilizadas, composição, prazos para fornecimento de informações

Considerações Finais Palestras ou oficinas: sensibilização dos participantes que não garantem a implementação do processo Trabalho de cooperação intermunicipal e liderança: facilitam mudança de cultura Legislação – visão de Estado LRF (LC 101/2000), alterada pela LC 131/2009 (Lei de Transparência ) e Decreto 7.185/2009 Lei de acesso à informação (Lei federal 12.527/2011)