EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Universidade Federal de Pelotas
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Educação Escolar Indígena
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Educação Permanente em Saúde :
Ministério da Educação
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Fórum Nacional de Educação
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Curso de Graduação em Gestão Pública
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Comissão de EJA de Alagoas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Planejando a Próxima Década
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos Glauco Villas Bôas Maria da Conceição Monteiro Regina Nacif Rosane Abreu Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde NGBS/FARMANGUINHOS / FIOCRUZ

NÚCLEO DE GESTÃO EM BIODIVERSIDADE E SAÚDE (NGBS/FARMANGUINHOS/FIOCRUZ): EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NGBS - compõe o Grupo Executivo, instituído pela Portaria MS 1.274 de 25/06/2008, para apoiar o Ministério da Saúde na coordenação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Tem como objeto a gestão de um sistema nacional de redes construído a partir dos biomas brasileiros para a inovação de fitomedicamentos. Uma de suas ações é qualificar profissionais no campo da gestão e da assistência à saúde para atender ao PNPMF.

BIOMAS BRASILEIROS - REDESFITO

Por que EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos ? nosso país tem dimensões continentais e apresenta uma diversidade de características demográficas a rede mundial de computadores constitui a base tecnológica para apoiar a gestão em rede a troca de informações e a construção colaborativa de conhecimentos de norte a sul e de leste a oeste do país, através da integração entre os sistemas nacionais e regionais de inovação, desde a pesquisa básica até a comercialização e difusão é de grande importância para a inovação em fitomedicamentos

CAMINHO PERCORRIDO Etapa preliminar Uso de ambientes virtuais – fóruns e comunidades – como ferramentas para criar espaços de colaboração; troca de informações e construção de conhecimentos no curso presencial de especialização. Contato entre a coordenação do curso presencial de Gestão da Inovação em Fitomedicamentos do NGBS com a EAD/ENSP para apresentação da proposta e discutir a possibilidade de parceria entre estas unidades.

2. Período de maturação da proposta. Reformulação da grade curricular do curso de especialização presencial Estabelecimento de parceria entre o NGBS e EAD/ENSP para elaboração do projeto e acompanhamento do Departamento de Ensino de FAR/FIOCRUZ. Elaboração das primeiras versões do projeto do curso.

3- Pesquisa exploratória sobre a realidade de gestão nos Biomas. Levantamento das demandas junto às Secretarias de Educação e Saúde; Análise dos dados apresentados pelo Ministério da Saúde; Metodologia quali-quantitativa Definição das competências para um gestor da inovação em fitomedicamentos; Método da problematização, com ênfase na participação contínua dos atores sociais;

Competências a serem desenvolvidas: Articular parcerias entre instituições, setor produtivo, secretarias e órgãos do governo municipal, estadual e mesmo federal Identificar projetos potenciais Definir projetos prioritários levando em consideração as características locais Realizar planejamento estratégico Estruturar e gerenciar projetos Utilizar ferramentas de gestão

Competências a serem desenvolvidas: Buscar recursos para financiamento Trabalhar em equipe Coordenar grupos de trabalho Comunicar-se oralmente e por escrito com clareza e objetividade Identificar lideranças Promover a integração entre as diferentes áreas da cadeia tecnológica/produtiva de fitomedicamentos Promover o envolvimento e a participação das comunidades locais nos projetos das redes fito Atuar como facilitador dos processos de organização e planejamento, de forma participativa, seguindo as diretrizes do Programa Nacional

Estrutura curricular em rede:     NODO 1 – INOVAÇÃO Núcleos Temáticos Inovação como Processo Social Construção Dinâmica do Conhecimento NODO 2 - POLITICAS PÚBLICAS DO SETOR Núcleos Temáticos Políticas Públicas da Inovação e Saúde Aspectos Jurídicos

Estrutura curricular em rede: NODO 3 - BIODIVERSIDADE Núcleos Temáticos: Agroecologia Novos Parâmetros para o desenvolvimento de Fitomedicamentos Validação Tecnológica de novos produtos de origem vegetal Território e Saúde Economia Ecológica (15 h) NODO 4 - GESTÃO DA INOVAÇÃO Núcleos Temáticos Planejamento Estratégica Fundamentos da Gestão da Inovação Socioanálise Gestão em rede NODO 5 - EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA Núcleos Temáticos: Metodologia Científica Orientação de TCC

4- Momento Atual Aprovação do projeto final pela equipe de FARMANGUINHOS/FIOCRUZ, com vistas à implantação em 2011 Elaboração de cronograma para as próximas etapas

CONSIDERAÇÕES FINAIS A complexidade marcou todo o processo de elaboração do projeto Inovação – rompimento de modelos tradicionais de cursos Momento reflexivos intensos vivido pela equipe Revisão de paradigmas e redefinição de conceitos realizadas coletivamente Superação de preconceitos

NÚCLEO DE GESTÃO DA BIODIVERSIDADE EM SAÚDE ÁREA DO CONHECIMENTO – CURSOS TEL: 33485142 COORDENAÇÃO: rosaneabreu@far.fiocruz.br mmonteiro@far.fiocruz.br reginanacif@far.fiocruz.br