Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Adequações/Adptações Curriculares
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Legislação.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Projeto de Apoio à Aprendizagem
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Atividade complementar 03
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Plano de Gestão da Escola
3ª Coordenadoria Regional de Educação
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
REPLANEJAMENTO 2015.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Termo de Terminalidade
1ª REUNIÃO PROFESSORES ORIENTADORES PEDAGÓGICOS COORDENADORES DO 6º AO 9º ANO Sejam Bem-Vindos! Coordenação - 6º ao 9º ano.
Transcrição da apresentação:

Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação deve contemplar a pluralidade de características e de ritmos de aprendizagem dos alunos no percurso escolar;

Professor Auxiliar Trabalhar a necessidade de atendimento à diversidade de demandas apontadas nos diferentes diagnósticos escolares; Dar importância à adoção de alternativas operacionais diversificadas que promovam aprendizagens contínuas e exitosas;

Professor Auxiliar Priorizar mecanismos de apoio que subsidiem a atuação do professor nas suas atribuições de organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem do aluno.

Professor Auxiliar Art. 1º: Dentre os mecanismos de apoio aos processos de ensino, os estudos de recuperação devem ser oferecidos pela escola para assegurar ao aluno o direito de aprender e de concluir seus estudos dentro do itinerário regular do ensino fundamental ou médio previsto em lei.

Professor Auxiliar Art. 2º: Os estudos de recuperação de que trata o artigo anterior distinguem-se pelos momentos em que são oferecidos e pelas metodologias utilizadas em seu desenvolvimento, caracterizando-se basicamente como estudos de Recuperação Contínua e de Recuperação intensiva. Resolução SE nº 02, de 12-1-2012

Professor de Apoio à Aprendizagem No Projeto Apoio à Aprendizagem, além das atribuições que lhe são inerentes, cabe ao professor: I – elaborar o seu próprio plano de ação alinhado às ações do Projeto estabelecido pela unidade escolar; II – planejar e desenvolver as atividades do Projeto;

Professor de Apoio à Aprendizagem III – subsidiar as atividades de apoio aos alunos com dificuldades; IV – auxiliar, em conformidade com as diretrizes emanadas pelos órgãos da Pasta, nas demais atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola; V – desenvolver as ações do Projeto Apoio à Aprendizagem, de forma a assegurar aos alunos um aprendizado eficiente e de boa qualidade.

RESIDÊNCIA EDUCACIONAL Acompanhar o docente em sua prática pedagógica; Adequar o desenvolvimento de suas atividades no estágio para atendimento das necessidades de aprendizagem dos alunos da unidade escolar; Resolução SE-36, de 6-6-2013