Comunidades de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual

Fundação Roberto Marinho
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Liliani Lecco Dettogni
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
Avaliação EE Padre Anchieta
ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Educação no contexto do Trabalho
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
A televisão e a criança.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Informática na Escola Da Filosofia a implantação
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
educação NA ERA DIGITAL
O Uso Pedagógico do Blog
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
CURRICULO +.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
Portal Educacional Clickideia
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Profa. Reane Franco Goulart
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Sugestão de Atividade:
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Localizando informações na Internet - Ferramenta de busca (
Capitalismo e suas influências
A Revolução da Internet.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Inovações tecnológicas
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Docência universitária: repensando a aula
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Transcrição da apresentação:

Comunidades de Aprendizagem Cristiani Dias Msnd PPGedu/UFRGS Prof.Liliana Passerino

Antigo paradigma Sistema de educação escolar atual Suas carências e limitações Expectativas e exigências no processo Pensar a educação como apenas uma das práticas sociais de que nos utilizamos para favorecer os processos de desenvolvimento e socialização das novas gerações.

E a escola? Continua a incentivar o uso de livro texto; Aposta em aulas “fechadas” no universo escolar; Com um currículo pré-definido;

Novo paradigma focada não apenas em que ensinar e aprender, mas também em como e a quem estamos ensinando. A escola não é o centro do ensino- aprendizagem Os processos de ensino-aprendizagem se dão através da comunidade, mídias,escola, etc..

CAs A abordagem fundamental deste tipo de CA, nesse momento, é que se constitui não apenas numa nova maneira de entender como aprendem os alunos, mas de como se pode exercer a influência educativa, de como se pode ensinar sem recorrer a modelos expositivos mais tradicionais. A ênfase não se dá no aprendizado individual, mas na construção coletiva do conhecimento, no sentido de que o aluno, quando aprende, é porque aprende em um processo de construção, de aquisição de capacidade, de conteúdo e atividades coletivo. A ênfase está sempre no aprendizado do grupo.

Tipos de Comunidades de Aprendizagem Salas de aula como Cas Englobando os participantes do processo educativo no âmbito escolar Comunidades participantes do processo de desenvolvimento e aprendizagem Grupos que utilizam TICs para criar comunidades de aprendizagem

Na construção... Coletiva do conhecimento em uma CA os conteúdos e atividades precisam ter sentido

Comunidade Virtual... A web como espaço de construção Inicialmente pensadas como “repositórios de informação textual, e de imagens”

Alguns dados da Internet no Brasil É o 3º veículo de maior alcance no Brasil; O Brasil está 11º em nº de Internautas; Número de usuários: 41,5 milhões de pessoas; Áreas urbanas: 44% da população está conectada à internet; Fonte: http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

Uso do computador Praticamente a totalidade absoluta dos professores da Europa usa computador (98% em 2006) No Brasil, para o mesmo ano, podemos estimar em aproximadamente 59% o número de professores do ensino básico (fundamental e médio) que usa computador

A internet está na minha escola...o que fazer? Surfar X Habitar? Surfar X Habitar? Entrar num site determinado; Pesquisar informações; Visitar museus, portais, etc. Consultar sites bibliográficos (como bibliotecas) Comprar online Jogar online Toda atividade que permita “passear” Participar de comunidades; Participar de fóruns; Construir e publicar páginas; Ter blog, fotolog Publicar obras (no youtube, e outros espaços) Toda atividade que permita “criar” e “deixar registros”

Para surfar..uma bússola chamada Buscas – http://www.google.com.br Google Sky - http://www.google.com/sky/ Google Earth - http://earth.google.com.br/ Google Maps - http://maps.google.com.br/ Google Translate - http://translate.google.com Google Imagens - http://images.google.com.br/

O que implica habitar a web? Aspectos éticos, Morais, legais, Acessibilidade;

Na casa Agenda Documentos Grupos Blogger Gmail Picasa Talk YouTube

Elementos para construção: Imagens, vídeos, sons, agentes animados, simuladores e outros elementos de interação “Tijolos” para montar espaços de construção;