Modelagem e Avaliação de Desempenho Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Deve ser selecionado o modo
Analise de Regressão Parte 2.
Aula 05 - Gestão da Demanda Definição, importância e técnicas de previsão Osvaldo Pinheiro.
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Mineração de Dados Avaliação de Classificadores
Previsão da Demanda (TUBINO, 1999)
DIRETORIA DE PESQUISAS
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
MB751 – Modelos de previsão
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
ANÁLISE DE SÉRIES DE TEMPO
EXERCÍCIO DE SÉRIES DE TEMPO E REGRESSÃO: DEMANDA POR IMPORTAÇÕES
Estatística & Geologia
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Solução: SIMULAÇÃO Sistemas Complexos
O Uso De Modelos Econométricos Em Empresas
Mineração e Previsão de Séries Temporais
Previsões.
Previsão de consumos a curto prazo
Estabilidade e Estacionariedade em Séries Temporais
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Correspondência entre Pontos no Seguimento de Movimento em Imagens
Fundamentos de Análise de Sinais
Estatística I.
PREVISÃO COM MÉDIAS MÓVEIS SIMPLES
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS TENDÊNCIA LINEAR E MÉDIAS MÓVEIS
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Prof. Msc. Mauro Enrique Carozzo Todaro
Raquel Ramos Pinho, João Manuel R. S. Tavares, Miguel Velhote Correia
GESTÃO DE DEMANDA E CAPACIDADE INSTALADA
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
PREVISÃO DE DEMANDA.
Gráfico de controle EWMA
Violação dos pressupostos do modelo de regressão : Autocorrelação
Exemplo completo – ARIMA
Regressão Linear.
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Interpolação e Ajuste de Curvas
Tipos de Previsão Qualitativa Série Temporais Causal Método Delphi
Previsões e gestão de demanda em produção e operações
Há cinco padrões básicos da maioria das séries temporais de demanda.
ARIMA – Modelo autorregressivo integrado de médias móveis
Professor Antonio Carlos Coelho
Contabilidade e Regressão Linear
Modelos ARIMA Rodrigo Gabriel de Miranda Robert Samohyl.
Regressão e Previsão Numérica.
Modelagem e Avaliação de Desempenho
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Regressão.
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
III - Amostragem Prof. Herondino.
Previsão com modelos ARIMA
Estatística e Probabilidade
Aula 12 - Relaxando as hipóteses do MCRL
Previsão da Demanda A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Permite que os administradores.
Regressão Linear. Introdução A relação linear entre duas variáveis contínuas pode ser aferida através do coeficiente de correlação ou do modelo de regressão.
LOGÍSTICA-FABRICIO RIBEIRO
Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em.
Modelagem de Fenômenos Físicos Utilizando a Técnica de Monte Carlo Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós graduação.
Prof. Wesley Vieira Borges
Aplicações das técnicas da econometria espacial na previsão espaço-temporal da demanda elétrica em sistemas de distribuição Aluno: Joel David Melo Trujillo.
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Capítulo 2 Previsão da.
Variância/ Covariância, Correlação Regressão. Variância.
Fernando NogueiraModelos de Previsão1. Fernando NogueiraModelos de Previsão2 Introdução A maioria dos métodos de previsão estatística é baseada na utilização.
Transcrição da apresentação:

Modelagem e Avaliação de Desempenho Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2011

Séries Temporais  Considere um processo onde o valor presente de uma série depende dos valores passados.  Uma série temporal é a amostragem sequencial de uma variável durante um intervalo de tempo, via de regra longo, para possibilitar a identificação de padrões. Pode ser obtida analiticamente, ou também por simulação numérica, ou ainda, por medição experimental.

Séries Temporais

Estacionariedade

Não estacionário Estacionário

Função de Auto-Correlação  Correlação entre X, Y:  A análise da função de auto-correlação de uma série é muito importante. –Auto-Covariância: –Auto-Correlação: O índice k é o deslocamento (ou lag)

Função de auto-correlação  Para estimar a função de auto-correlação, calculamos:

Função de auto-correlação  A função de auto-correlação estabelece o coeficiente de correlação entre um valor X i da série e o X i-k.  A análise da função de auto-correlação tem um papel central na análise de desempenho de sistemas de comunicações.

Exercícios 1- Calcule a função de auto-correlação para a série a seguir. Plote o gráfico da série temporal e da função de autocorrelação

Exercícios 2- Calcule a função de auto-correlação para a série a seguir. Plote o gráfico da série temporal e da função de auto- correlação (cotação petr4) ,8020,0320,16 220,6520,3719,65 320,5521,0419,70 420,5220,8020,30 520,3220,5520,87 620,3420,4920,76 720,1519,9020,99 820,6619,8620,30 920,4720,2320,21

Exercícios 3- Calcule a função de auto-correlação para a série a seguir. Plote o gráfico da série temporal e da função de auto- correlação

Modelo Auto-Regressivo

Modelo Média Móvel (MA)

Modelo ARMA

Modelo ARIMA

Exercícios 1. Recupere a série de valores históricos para do valor de fechamento da cotação do dolar, com 100 valores passados. –Esboce o gráfico da série. Analise o gráfico resultante. –Esboce o gráfico da função de auto-correlação (e auto- correlação parcial). Analise o gráfico resultante. –Estabeleça uma hipótese sobre um modelo adequado utilizando ARIMA. –Utilize o software R (pacote fArima) para estimar os parâmetros. –Como verificar se o modelo proposto é adequado? (utilize QQPLOT dos resíduos)

Exercícios 2. Suponha a série com o número de mortes em decorrência da Gripe A, em Curitiba, no inverno de –Esboce o gráfico da série. Analise o gráfico resultante. –Esboce o gráfico da função de auto-correlação (e auto- correlação parcial). Analise o gráfico resultante. –Estabeleça uma hipótese sobre um modelo adequado utilizando ARIMA. –Utilize o software R (pacote fArima) para estimar os parâmetros. –Como verificar se o modelo proposto é adequado? (utilize QQPLOT dos resíduos)

Série – Gripe A Gripe A (mortes/dia – 2009)

Séries Temporais – outros modelos  Média Móvel –Esse método considera como previsão para o período futuro a média das observações passadas recentes –O termo média móvel é utilizado porque à medida que a próxima observação se torna disponível, a média das observações é recalculada, incluindo essa observação no conjunto de observações e desprezando a observação mais antiga

Séries Temporais – outros modelos  Alisamento Exponencial Simples –Se assemelha a Média Móvel por extrair das observações da série temporal o comportamento aleatório pelo alisamento dos dados históricos. –F t representa a série e o parâmetro α deve estar entre 0 e 1.

Séries Temporais – outros modelos  Alisamento Exponencial Simples –Quanto menor o valor de α, mais estáveis serão as previsões, visto que a utilização de baixo valor de implica na atribuição de peso maior às observações passadas e, conseqüentemente, qualquer flutuação aleatória no presente contribui com menor importância para a obtenção da previsão. –Não há metodologia que oriente quanto à seleção de um valor apropriado para, sendo normalmente encontrado por tentativa e erro.

Séries Temporais – outros modelos  Alisamento Exponencial Linear –Quando o método Alisamento Exponencial Simples é aplicado na previsão de séries temporais que apresentam tendência entre as observações passadas, os valores prognosticados superestimam (ou subestimam) os valores reais. –ara evitar esse erro sistemático, o método Alisamento Exponencial Linear foi desenvolvido procurando reconhecer a presença de tendência na série de dados

Séries Temporais – outros modelos  Alisamento Exponencial Linear Onde α é o peso atribuído à observação 0<α<1 e β é o coeficiente de alisamento, 0<β<1

Séries Temporais – outros modelos  Alisamento Exponencial Sazonal e Linear de Winter

Séries Temporais – outros modelos  Modelos SARIMA: –Arima Sazonal. –ARIMA(p,d,q)x(P,D,Q) P,D,Q são os componentes sazonais