2008/01- Pólo de São Leopoldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

PAs um caso de amor a pesquisa
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Proposta para formação continuada
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Administração de Marketing 1
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Metodologia Científica Aula 6
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Representação do Mundo pela Matemática
Formação de grupos sociais
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Santarém Março a Julho de 2007
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
O Papel do Monitor.
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
CEAOK METODOS DE ESTUDO
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Da avaliação ao acompanhamento
Orientações sobre o Estágio II
Didática da alfabetização
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.
Professor(es) Apresentador(es):
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege Proposta do PIE.
Transcrição da apresentação:

2008/01- Pólo de São Leopoldo

Primeiros encontros presenciais: 19/03 – Seminário Integrador IV e Matemática, prof. Samuel Bello. 26/03 – Ciências Naturais, profa. Silvia Cramer e Estudos Sociais, profa. Simone Valdete. 02/04 – TICs (somente para os calouros), profa. Patrícia Behar. 09/04 – Seminário Integrador IV.

Avaliação processual e workshop de encerramento: O processo de avaliação é continuado, ou seja, os alunos são acompanhados permanentemente pelos professores, pois é preciso observar os avanços e as limitações de idéias, proposições e ações, próprias ou de grupo, é o fundamento para qualificar o trabalho de ser professor.(adaptado da p.37 Manual do Professor no PEAD). Importante destacar que está previsto no cronograma deste semestre o Workshop para a semana de 06 a 10 de julho.

O aspecto mais importante de todos é a qualidade do trabalho que será analisada de acordo com algumas evidências que têm como parâmetro o que segue, quando o estudante-professor: (a) É presente no ambiente virtual regularmente, ao menos três vezes por semana, e marca sua presença com contribuições substantivas nos espaços assíncronos, ou seja, a presença não se resume a um registro no ambiente; (b) Mostra domínio dos conceitos e, portanto, evidencia a profundidade das leituras que empreende ao estudar os materiais; (c) Apresenta respostas bem pensadas e centradas no que é solicitado, ou seja, evita divagações teóricas e respostas diletantes; (d) Usa intervenções construtivas junto aos colegas e professores, mostrando ângulos interessantes da experiência e dos estudos; (e) Realiza análises críticas que demonstram apropriação teórica, ou seja, não se vale de “achismos”. Os comentários e as intervenções nos diferentes lugares do ambiente virtual mostram que o aluno pensou, testou e aplicou idéias;

(f) Apresenta argumentação rica em detalhes, em observações, em considerações teórico-práticas, isto é, o aluno não permanece na circularidade de idéias, repetindo sempre os mesmos bordões teóricos ou práticos, aplicando-os indiscriminadamente para tudo atitude comum em quem conhece pouco; (g) Esforça-se em desenvolver um espírito colaborativo e amigável nas situações, em geral, e nos casos de conflito, em particular; (h) Realiza os trabalhos numa dupla interface teórico-prática, demonstrando que os conceitos são parte do seu “pensar e fazer” cotidiano e não meramente uma resposta à solicitação do professor; (i) É presença importante nas sessões organizadas pelos tutores ou no Seminário Integrador. Isto significa que o aluno se prepara teoricamente para sustentar contribuição marcante e cheia de significados; (j) Realiza a postagem dos trabalhos nos prazos definidos. Manual do Professor do PEAD

Funcionamento do Pólo: Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Manhã Rose 8h30 às 17h30min Cris 8h30min às 12h30min Gi Luciani Horário para limpeza e manutenção Escala 8h30 às 11h30 Tarde 13h às 17h30min 13h30min às 17h30min   13h às 17h Noite Gi - Luciani 17h30min às 21h30min    Luciani Gi - Cris 17h30min às 19h30min .    

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV a) Reflexões Sobre Minhas Dúvidas: 1-QUALIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO a partir das dificuldades encontradas na apresentação do workshop. 2-PROPOSTA DE ESTUDOS para poder estudar estas dúvidas e a relação entre o PEAD e o espaço escolar.

b) Proposta de Estudos para estudo destas dúvidas: Apresentação de sua proposta de aprendizagem(ns) mediante a publicação de um texto (ou mais) no seu Portfólio, inserindo o link no seu Webfólio do Rooda e tendo como marcador o termo “Proposta de Estudos”.

c) Registro no Portifólio de Aprendizagens: Continuidade da construção do Portfólio de Aprendizagens mediante postagens semanais.

BOM SEMESTRE! BOAS APRENDIZAGENS!!! Profs. Cíntia Boll e Leonardo Porto