GESTÃO DE ESTOQUES Turma: TLO102C

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE ESTOQUES Turma: TLO102C
Advertisements

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
GESTÃO DE ESTOQUES Turma: TLO102C
LOGÍSTICA Controle de Estoques.
GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O papel dos estoques nas empresas
UNIDADE 07 ESTOQUES 19FX Carolina LUSTOZA Laiana Melo.
Características básicas de controle de estoque
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Custos ... afinal, o que é isto?
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
O papel dos estoques nas empresas
Programação da Produção
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
CUSTOS LOGÍSTICOS Custos Logísticos 100%
Controle de Estoques: o Lote Econômico
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque
ESTOQUES.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
ESTOQUES Características Básicas de Controle Gestão versus Controle
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
U07 Grupo 19V.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
GESTÃO DE ESTOQUES.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Estoques Grupo: 19Q072.
Conceitos Básicos de Estoques
Aprendendo a montar sua empresa...
Administração de Materiais Papel da administração de materiais no processo produtivo • A importância da administração de materiais no contexto de uma empresa.
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
MÓDULO 6 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Prof. Rosivaldo Batista Faculdade Integradas Ipiranga
7 – CUSTOS LOGÍSTICOS Entre várias funções da logística, todos os custos são importantes, porém um custo chama a atenção, é exatamente o controle e a administração.
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Papel dos Estoques Os estoques têm a função de atuar como reguladores do fluxo de negócios Unidade 3.
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Custos com Manutenção de Estoque Inventario e lote economico
GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Custos Material Direto Estocagem
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Prof. Alan Coutinho CURSO MARKETING 4o. Semestre LOGÍSTICA EMPRESARIAL.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. NÍVEIS DE ESTOQUE CURVA DENTE DE SERRA Para que serve? Utilizada para representar a movimentação (entrada e saída) de um.
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES.
Estoques de materiais (Insumos)
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Modelos de gestão de estoques.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Prof. Sylvio A. De Mattos Cruz
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE ESTOQUES Turma: TLO102C Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

Aula 6 – 02/04/2012 OBJETIVOS Revisão de conceitos Gestão de estoques – ficha Gráfico de movimentação Custos de estoque Lote Econômico de aquisição

Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://opetgestaodeestoques.pbworks.com Login e senha Como usar

Ao final o que levaremos ? ESTOQUES RELATÓRIOS GRÁFICO DE ESTOQUE CUSTOS

De que se trata ... Conceitos de estoque; Importância do estoque na estratégia das organizações; Os diferentes tipos de estoques; Quando e porque devemos ou não manter os estoques.

Competências Competências da Unidade Curricular Nº Descrição Nível 1 Saber identificar os diferentes modelos de estoque. F 2 Saber interpretar os relatórios de movimentação do estoque. 3 Entender a importância da gestão do estoque na estratégia e na produtividade da organização. 4 Determinar o custo total de manutenção do estoque. N 5 Elaborar a curva ABC do estoque.

Competências 6 Determinar o giro e cobertura de estoque. N 7 Determinar os estoques de seguranças dos itens de estoque. 8 Conhecer as características das embalagens de contenção, proteção e transporte. I 9 Entender a função do inventário e da acurácia. 10 Conceber metodologia de Picking de materiais, Unitização de cargas.

Prova 23/04/2012 Competências 1, 2, 3, 4 e 6

Retomando ... Desafios da Logística Resultado desses desafios nos estoques Importância estratégica e financeira dos estoques O processo de gestão de estoques Classificação Estoques Codificação Nomenclatura

A Gestão dos Estoques

Itens fundamentais Relatórios de movimentação Gráfico de consumo dos estoques/dente de serra Giro, nível ou cobertura Custos e Lote econômico Classificação ABC

Estratégia Dependência das informações estratégicas. Importância estratégica (vantagem competitiva): Rentabilidade Produtividade Capital de giro Atendimento Relacionamento com Marketing e Vendas. Previsão da demanda. Quando e porque devemos ou não manter os estoques?

A gestão dentro dos estoques

Ficha de movimentação Código: Descrição: UM: Obs: Fornec Preço compra Pont Pedido Tempo Reposição Consumo Mensal Int. Repos. DATA Tipo Número E/S Lote Loc Entrada Saída Saldo QTDE VALOR Saldo inicial:   TOTAIS Saldo final:

Relatórios

5.1 Relac. Locais de Estoque X Cliente/Fornecedor 5.2 Tipos de movimento de Estoques 5.3 Rel de itens cadastrados 5.4 Consulta saldos de estoque de Itens/familias/Grupos/Sub-Grupos 5.5 Sugestão de Compras p/ mínimo 5.6 Razão de estoques 5.7 Relatório de Estoque de Produtos 5.8 Relatório de Razão de Estoque 5.9 Relatório de Inventário de Produtos 5.10 Relatório de Giro de Produtos 5.11 Relatório Gestão de Estoques 5.12 Relatório de Movimentação de Terceiros 5.13 Gráfico Movimentação de estoques 5.14 Listagem das diferenças de saldos do Inventários 5.15 Relatório de Saldos por Endereço 5.16 Resumo de movimentação de itens 5.17 Etiquetas de Produtos (resumida) 5.18 Etiquetas de produtos (reduzida) 5.19 Inventário de Estoques com valor financeiro 5.20 Listagem para contagem de Inventário

Relatórios De cadastro De movimentação De controle Gerenciais Estratégicos Fiscais Contábeis Comerciais Compras

Decisões de Estoques

Quais decisões? Quando manter? Porque devemos manter? Porque não manter os estoques? Baseado em alternativas de demanda, reposição e custo.

Movimentação dos Estoques

Exemplo: Consumo diário: 20 unidades/dia Estoque inicial: 200 Dia Qtde Saldo 200 01/abr 180 02/abr 160 03/abr 140 04/abr 120 05/abr 100 06/abr 80 07/abr 60 08/abr 40 09/abr 20 10/abr 11/abr -20

Outro tipo de gráfico

Definições Qr – quantidade de reposição Estoque Mínimo – Em Estoque de segurança – Es Consumo médio (nas unidades de tempo) – Ct Demanda média (nas unidades de tempo) - Dt Intervalo de reposição – Ir (unidades de tempo) Tempo de reposição – tr (unidades de tempo) Ponto de reposição ou ponto de pedido – Pr ou Pp

Tempo de reposição Tempo gasto desde a verificação de que o estoque precisa ser reposto até a chegada do material Emissão de pedido: emissão – fornecedor Preparação do pedido: fornecedor preparar o pedido Transporte: fornecedor - empresa

Estoque mínimo/segurança EMn = C x K Onde: C = Consumo Médio Mensal K = fator de segurança – grau de atendimento desejado para um item (90%, 95%)

Formulas Estoque Máximo – EM = Es + Qr Ponto de reposição – Pr = (Dt x tr) + Es Quantidade de reposição – Qr = Ir X Dt

Formulação Considerando que o pedido é colocado quando o estoque atinge um valor mínimo, tem-se: Portanto, todas as vezes que o estoque chega ao seu valor mínimo (deve ser suficiente para cobrir o consumo do lead time de encomendar e receber o material), encomenda-se uma quantidade Q do material. Neste caso específico o estoque mínimo é zero e faz-se um novo pedido todas as vezes o material é recebido e entra no estoque.

Formulação Nestas condições, tem-se:

Reposição de Estoques Demanda independente Demanda dependente Qualitativa Quantitativa Demanda dependente MRP Estrutura do produto

PREVISÃO DE ESTOQUES Informações quantitativas : Influência da propaganda. Evolução das vendas no tempo. Variações decorrentes de modismos. Variações decorrentes de situações econômicas. Crescimento populacional. Informações Qualitativas Opinião de gerentes. Opinião de vendedores. Opinião de compradores. Pesquisa de mercado.

Reposição de Estoques Revisão Permanente (Perpetual Inventory System) Continuamente faz-se a verificação e reposição de estoque, se necessário. Máximos e mínimos Método das duas gavetas O estoque é dividido em duas gavetas. Findando a primeira, faz-se o pedido. A segunda deve ser suficiente para atender a demanda até o pedido ser atendido. (Ponto de pedido visual)

Reposição de estoques Reposição Periódica (Periodic Inventory System) É feito o pedido de uma quantidade determinada em períodos. Período de tempo iguais, demanda do próximo período. Qr = Dt X tr – (S +P) tr > Ir Reposição por ponto de pedido (Order Point Policies) Define-se um nível de estoque que, se atingido, define o momento de ser fazer um novo pedido.

Reposição de estoques Lote Econômico de Compra (Economic Order Point) No sistema do lote econômico de compra o objetivo é determinar as quantidades mais que geram mais economia no processo de aquisição de material. Jit – Just In Time Tr próximo do zero, Redução do tempo de preparação, qualidade assegurada. Kanbam – Cartão com quantidade a ser executada. MRP – Explosão das necessidades.

Custos de Estoques

Objetivos Operacionais dos Estoques Cobrir mudanças previstas no suprimento e na demanda Proteger contra incertezas Permitir produção e compra econômica

Custos envolvidos no armazenamento de material Deterioração Obsolência Seguros Salários Conservação Juros Depreciação Aluguel Equipamentos de movimentação

Variáveis que modificam os Custos de Estocagem Quantidade de material em estoque Tempo de permanência do material em estoque

Custos a serem Analisados em relação a Estocagem Custo do Item Custo de Manutenção do Estoque Custo de pedido Custo de falta de estoque

Custo de manutenção dos estoques são as despesas de armazenamento (altos volumes, demasiados controles, enormes espaços físicos, sistema de armazenagem e movimentação e pessoal envolvido no processo, equipamentos e sistemas de informação específicos). Há ainda os custos relativos aos impostos e aos seguros de incêndio e roubo. Além disso, os itens estão sujeitos a perdas, roubos e obsolescências, aumentando ainda mais os custos de mantê-los em estoques. Estima-se que o custo de manutenção dos estoques representa aproximadamente 25% do valor médio dos produtos.

Custo de Armazenagem Custos de Materiais: Valor de todos os materiais que estão estocados na empresa (é importante observar que com o crescente processo de terceirização parte destes estoques pode estar em poder de terceiro e poderá ser contabilizada como consignação ou estoque em trânsito). Custo de Pessoal: é o custo mensal de toda mão- de- obra envolvida na atividade de estoques (manutenção, controle e gerenciamento, inclusive os encargos trabalhistas). Custos de Equipamentos e Manutenção: São as despesas mensais para manter estoques, incluindo a depreciação dos equipamentos, máquinas e instalações e despesas a eles associados. Custos de Edificação: Refere-se ao custo anual do m2 de armazenamento.

Custo de pedido São custos fixos e variáveis referentes ao processo de emissão de um pedido. Os fixos são os salários do pessoal envolvidos na emissão dos pedidos e os variáveis estão nas fichas de pedidos e nos processos de enviar esses pedidos aos fornecedores, bem como, todos os recursos necessários para tal procedimento. Portanto, o custo de pedido está diretamente relacionado com o volume das requisições ou pedidos que ocorrem no período.

Custo de falta no estoque no caso de não cumprir o prazo de entrega de um pedido colocado, poderá ocorrer ao infrator o pagamento de uma multa ou até o cancelamento do pedido, reduzindo o volume de vendas e prejudicando a imagem da empresa. Este problema acarretará um custo elevado e de difícil medição relacionado com a imagem, custos, confiabilidade, concorrência etc.

Custo de falta de Estoque Perda de lucro por incapacidade de suprir a demanda Custos adicionais,por substituição de materiais Multas e encargos por não cumprimento do prazo de entrega Perda de lucro por quebra de imagem

Custo do item Influência no Capital de Giro Influência sobre a Taxa de Retorno de Capital

Custo de Manutenção de Estoque Cm= Custo de Capital + Custo de Armazenagem

Custo de Capital Custo de Armazenamento Juros anuais sobre o valor do item estocado Custo de Armazenamento Área física Taxa de seguro Perdas Obsolescência Transporte Taxas

Custo do Pedido Custo de Material Custo de Mão de Obra Custos Indiretos

Custo Total de Estocagem

Gráfico do Custo Total de Armazenagem

Exemplo Fórmulas: Custo armazenagem: taxa X preço X (Q/2 + Qsec) Custo pedido: Cp D/Q Dados: Demanda anual 5.200 Preço do item R$ 10,18 Custo do pedido R$ 35,00 Custo armazenagem 12% Taxa

Resultados: Número Quantidade CUSTOS R$ Compras comprada Pedido Manutenção Total 1 5200 35,00 3.176,16 3.211,16 2 2600 70,00 1.588,08 1.658,08 3 1733 105,00 1.058,72 1.163,72 4 1300 140,00 794,04 934,04 5 1040 175,00 635,23 810,23 6 867 210,00 529,36 739,36 7 743 245,00 453,74 698,74 8 650 280,00 397,02 677,02 9 578 315,00 352,91 667,91 10 520 350,00 317,62 667,62 11 473 385,00 288,74 673,74 12 433 420,00 264,68 684,68

Custos

Custos

Custo total

Lote econômico Número Quantidade CUSTOS R$ Compras comprada Pedido Manutenção Total 1 5200 35,00 3.176,16 3.211,16 2 2600 70,00 1.588,08 1.658,08 3 1733 105,00 1.058,72 1.163,72 4 1300 140,00 794,04 934,04 5 1040 175,00 635,23 810,23 6 867 210,00 529,36 739,36 7 743 245,00 453,74 698,74 8 650 280,00 397,02 677,02 9 578 315,00 352,91 667,91 9,5 547 332,50 334,33 666,83 10 520 350,00 317,62 667,62 11 473 385,00 288,74 673,74 12 433 420,00 264,68 684,68

Lote econômico na fórmula Onde: A – Custo do pedido D – Demanda anual i – custo de armazenagem C – Custo unitário do item

Com a fórmula A= 2XDXCp R$ 364.000,00 B= CaXPreço R$ 1,22 C= A/B 297969,8756 Raiz C 545,86617 546

Na tabela 9 578 315,00 352,91 667,91 9,1 571 318,50 349,03 667,53 9,2 565 322,00 345,23 667,23 9,3 559 325,50 341,52 667,02 9,4 553 329,00 337,89 666,89 9,5 547 332,50 334,33 666,83 9,55 545 334,25 332,58 9,6 542 336,00 330,85 666,85 9,7 536 339,50 327,44 666,94 9,8 531 343,00 324,10 667,10 9,9 525 346,50 320,82 667,32 10 520 350,00 317,62 667,62

MEDIDAS DE DESEMPENHO Com o objetivo de melhorar o gerenciamento empresarial, alguns indicadores relacionados a estoque, vendas, finanças e vendas foram desenvolvidos. A seguir são apresentados alguns deles.

Cálculo do retorno sobre capital .

ROTATIVIDADE OU GIRO DOS ESTOQUES .

Medida de Acurácia

Nível de serviço

Definições Giro de estoques num período de tempo Cobertura de estoque

Giro de estoques

Fechar os conceitos O que vamos levar?

Para a próxima aula ...

SUCE$$J!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol, Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody

OBA !!!...

Obrigado

BOA NOITE OBRIGADO !!!!