Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Advertisements

MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
COMPREENDER A DIVISÃO.
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
Adaptado por: Carina Jegundo, Catarina Pratas e Susana Costa 2006/2007.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.
O dia em que quase perdemos o
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ultimamente: No início das suas pesquisas: Marceneiros, feirantes, meninos que vendem rebuçados nas ruas.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
Oficina de Frações.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Questões sobre quatro quadrados
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
O EGA chega à Escola.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Professor João Gilberto
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Prof° Antonio Ferreira
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
GESTÃO DO TEMPO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
REGULARIDADES E PADRÕES
Discriminação social tu escolhes! tu decides! Trabalho realizado por:
2012/2013 Projeto kranius.
Matemática Básica – Aula 1
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
GESTÃO DO TEMPO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
Charges matemáticas.
PA (somente conceitos básicos)
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
Problemas envolvendo sistemas lineares
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Um Problema para TODAS as Idades
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Resolução de problemas: concepções
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
* construindo o êxito em matemática *
* construindo o êxito em matemática *
CURIOSIDADES DA MATEMÁTICA....
Agrupamento de Escolas Duarte Lopes Centro Escolar de Benavente
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Matemática Operações com números naturais:
PROPORCIONALIDADE DIRECTA. Razão As canecas A, B e C têm sumo de laranja. Na caneca A deitaram-se 2 copos de concentrado de sumo e 3 copos de água. Na.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Transcrição da apresentação:

Introdução As frequentes operações aritméticas são modelos matemáticos usados para vários tipos de contagens e situações de medida com que nos deparamos no quotidiano.

Modelos que envolvem a divisão Partilha Medida Proporção (Divisão) Razão

Divisão como partilha Refere-se a uma situação na qual uma quantidade é partilhada igualmente num dado número de grupos e quer-se saber quantos ficam em cada grupo.

Partilha Na sala de aula temos 24 livros. Se quisermos distribuir igualmente por 8 meninos, com quantos livros fica cada um? Cabem 3 livros a cada menino. 24 : 8 = 3 N.º de elementos por grupo N.º de grupos

Divisão como medida Corresponde a uma situação na qual se quer dividir uma quantidade em grupos com um dado número de elementos, e quer-se saber quantos grupos se podem fazer.

Medida A professora sugeriu que os meninos arrumassem os livros na estante. Se quisermos arrumar os 24 livros em prateleiras com espaço para 8 livros cada uma, quantas prateleiras vamos ocupar? Vamos ocupar 3 prateleiras. 24 : 8 = 3 N.º de grupos N.º de elementos do grupo (medida do grupo)

Divisão como razão Refere-se às situações em que a divisão é usada para comparar duas quantidades. É a situação menos usada neste nível de ensino.

Razão O pai do Pedro ganha 1500 € e o pai do João ganha 500€, qual a razão entre os dois salários. 1500 : 500 = 3 Três vezes mais ( o triplo)

Razão O pai do Pedro ganha 1500 € e o pai do João ganha 500€, qual a razão entre os dois salários. 1500 : 500 = 3 Três vezes mais ( o triplo)

Proporção É a igualdade entre duas razões. Por exemplo: 18 9 9 ⁼ ⁼ 1 2 18 9 :2 9 ⁼ ____ ____ ⁼ 1 2 :2

Proporção Para preparar uma bebida, é necessário juntar sumo concentrado e água. Situação 1 Situação 2 Situação 3 Sumo concentrado 3L 6L 8L Água 16L 32L Bebida 11L 22L 40 Na situação 1, para cada 3 litros de sumo concentrado, coloca-se 8 litros de água, perfazendo o total de 11 litros de bebida, e assim sucessivamente.

Um exemplo de modelação Os alunos trabalham em grupos de quatro. A professora propõe o seguinte problema à turma: “ No Sábado passado a mãe da Catarina resolveu ornamentar a casa com 22 rosas. Como tinha 3 jarras, decidiu distribuir igualmente as rosas pelas mesmas. Quantas rosas colocou em cada jarra? Explica como chegaste à tua resposta.”

Começou por desenhar as três jarras no quadro e disse: Aluno 1: Nós pusemos uma flor em cada jarra e deu 7 flores em cada. Aluno 2: Porque não fazes o desenho das rosas no quadro? Aluno 1: Fazer 22 rosas? [com pouca vontade de desenhá-las] Aluno 2: Sim, faz o desenho.

Pela insistência dos colegas o aluno 1 começou a desenhar as vinte e duas rosas. Depois disse: Aluno 1: Agora vou colocar uma rosa em cada jarra até acabar as rosas. Distribuiu uma a uma pelas jarras. Quando acabou de distribuir disse: Aluno 1: Ficou uma rosa e nós decidimos no grupo que essa rosa seria dada a uma amiga da mãe.

O problema possibilita aos alunos o estabelecimento de conexões com as suas vivências diárias (como se pode inferir da ultima frase do aluno 1). Neste episódio os alunos estão já a trabalhar o resto da divisão e o seu significado sem que haja ainda qualquer referência ao algoritmo.

Esta situação trata-se de : Partilha? Medida? Razão? Proporção?

Elaborado por: Ana Oliveira Denise Gomes Fernanda Marques Sandra Costa Sara Teixeira