Paradigmas da Educação Física rumo a 2030

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursos Profissionalizantes
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
DENOMINAÇÃO O SEST – Serviço Social do Transporte e o
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MÉDICOS COM A SOCIEDADE
Comissão de Educação dos Profissionais
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Legislação educacional
MISSÃO: formar professores de educação física
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Conselho Regional de Administração
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Legislação.
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Avaliação dos serviços de atenção ao Idoso nos municípios do Estado do Paraná 2014 Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Audiência Pública LOA de outubro de 2014.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Preparação Profissional e Intervenção de forma global no Brasil
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
1 23º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP VIII Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul Congresso Euro-americano de Motricidade Humana.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
07/10/2009. ENTRAVES PARA UMA AVALIAÇÃO AUTÊNTICA  (1) FALTA DE PREPARO PEDAGÓGICO  (2) FALTA DE ATUALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MÉDICA  (3) DIFICULDADE DE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Sistema CONFEF/CREFs, MNCR e Diretrizes Curriculares Gabriel Rodrigues Daumas Marques Licenciado em Educação Física – UFRJ Centro.
REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL X REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO: OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM O SISTEMA CONFEF/CREFs GABRIEL RODRIGUES DAUMAS.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

Paradigmas da Educação Física rumo a 2030 ANTONIO EDUARDO BRANCO CREF 000009-G/PR Presidente CREF9/PR Membro do Conselho Nacional de Esportes

QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA Esporte Ed. Física Escolar Saúde Lazer

SIGNIFICÂNCIA NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA DO ENEFICIÁRIO A sociedade exige cada vez mais atividades físicas significantes para sua melhor qualidade de vida, mas de maneira extremamente prazerosa. Ninguém vai ao dentista hoje para sentir dor.

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Acidente vascular cerebral; Infarto; Hipertensão arterial; Câncer; Diabetes; Doenças respiratórias crônicas.

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E INATIVIDADE FÍSICA

EXCESSO DE PESO E OBESIDADE

Inserção Mercadológica do Profissional de Educação Física

ATUAÇÕES DO SISTEMA CONFEF/CREF’s 16 anos de existência 320 mil profissionais registrados 14 CREF’s estaduais (em 2015 serão 17)

1 - LUTA, RECONHECIMENTO E REGULAMENTAÇÃO Lei 9696, que reconheceu definitivamente a Educação Física como profissão em 1 de setembro de 1998 – há 16 anos, o que resultou hoje no Sistema CONFEF/CREFs.

2 – AUMENTO DO NÚMERO DE FACULDADES 1998 MENOS DE 200 FACULDADES 2015 MAIS DE 1.300 FACULDADES

3 – AUMENTO DO NÚMERO DE ACADEMIAS Com segurança na possibilitando a frequência de mulheres, idosos, crianças, o que propiciou o crescimento destes estabelecimentos.

4 – SEGURANÇA JURÍDICA PARA A CLASSE Disciplinamento do setor propiciou mais segurança jurídica e administrativa para empresários, profissionais e estagiários

5 – RETIRADA DE LEIGOS DO MERCADO DE TRABALHO Nos últimos 16 anos, o Sistema CONFEF/CREFs flagrou centenas de pessoas no exercício ilegal da profissão, as quais foram processadas e condenadas por contravenção penal.

6– ABERTURA DE VAGAS E OPORTUNIDADES Apropriação de novos campos de conhecimento como: Saúde do Trabalhador

7– OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA LDB (Lei 10.793/2003), inserindo a palavra “obrigatório” garantindo a Educação Física como componente curricular compulsório na educação básica.

8 – CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA O SISTEMA derrubou na Justiça Federal a Resolução do MEC CNE/CEB n° 07/2010 que determinava que os professores referência (pedagogos) poderiam ministrar aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

9 – SOMOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 287,  de outubro de 1998. SUS, NASF, hospitais, academias da saúde e outros.

CAMPANHAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NA MÍDIA 10 – VALORIZAÇÃO NA MÍDIA CAMPANHAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NA MÍDIA

11 – CRIAÇÃO DE LEIS LEI FEDERAL 9696/98: Dia do Profissional de Educação Física; LEI FEDERAL 6839/80: REGISTRO PJ; LEI FEDERAL 3688/41: LEI DE CONTRAVENÇÕES PENAIS; LEI MUNICIPAL DE LONDRINA LEI Nº 12.181.

12 – FISCALIZAÇÃO PERMANENTE Parceria com: PROCON, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, POLÍCIA MILITAR, CIVIL E FEDERAL, MINISTÉRIO PUBLICO E CORPO DE BOMBEIROS.

13 – DEFESA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONGRESSO NACIONAL Criação da FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA ATIVIDADE FÍSICA no Congresso Nacional; Derrubada s do PL 90-E e PL 512; A não extinção da Educação Física; Recuo da Fisioterapia.

14 – LEGADOS SOCIAIS DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS Melhor ensino; Melhores leis; Melhor urbanismo; Mais acessos para portadores de necessidades especiais; Melhoria dos treinamentos; Melhores instalações esportivas; Mais segurança.

15 – AÇÕES DO CREF9/PR 21 CURSOS CURSOS GRATUITOS: Justiça Desportiva; Personal Trainer; Gestão de Academias; Recreação; Profissional de Edu. Fís. Na área da saúde; Ginástica Laboral; Empreendedorismo; Fisiologia; Desenvolvimento Motor; Futsal; Minivolei; Natação; Atividade Física para 3ª idade; Organização de Eventos Esportivos; Arte Circense na Escola; Jogos Coorporativos; Atividade Física Adaptada; Esportes Adaptados; Administração e Marketing; Futsac; Praticas corporais alternativas.

16 – APOIE O SEU CONSELHO www.crefpr.org.br facebook.com/cref9pr Rua Amintas de Barros, nº 581 Curitiba/PR (41)3363-8388 0800-643-2667

Paradigmas da Educação Física rumo a 2030 ANTONIO EDUARDO BRANCO CREF 000009-G/PR Presidente CREF9/PR Membro do Conselho Nacional de Esportes