Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
Advertisements

PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade de Aveiro
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Produção do conhecimento em EAD
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Planejamento de Um Curso On-Line
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Uma Visão Geral da Educação a Distância
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Planejamento de Um Curso On-Line Silvia Helena Cardoso e Renato M. E. Sabbatini Parte I.
Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Educação Continuada na Internet Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP

Tecnologias na EAD Por correio comum: –Impressos –Fitas de áudio e vídeo –CD-ROM e disquetes Pela Internet: –Correio eletrônico –World Wide Web Por teleconferência Mistos

Comunicação Mediada por Computador Toda a comunicação ocorre através da rede Comunicação em várias vias: –Professor - estudante –Estudante - professor –Professor - professor –Estudante - estudante Necessidade de adaptar pedagogia

Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

Motivações para a EAD A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Aprendizado individualizado Comunicação aumentada Material mais estimulante Caminhos inovadores Democratização da educação

Universidades Virtuais UNIFESP Virtual: Universidade Virtual Unimed: UniVir: Universidade Virtual: Universidade Virtual UNB: Unicamp Virtual: WebSchool:

A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais

O Ambiente de Ensino e Aprendizagem a Distância

O Que É o Ambiente de Aprendizagem Um sistema colocado em um servidor ligado à Internet, que permite a administração do processo de autoria, disponibilização de material didático, interação entre alunos e professores e gerenciamento acadêmico Facilidade e rapidez de uso O CEAD-S usa o TelEduc, desenvolvido no NIED/UNICAMP para servidores Linux

Ambiente de Aprendizagem Gerenciamento do curso, formadores e dos alunos (matrícula, perfis, etc.) Disponibilização dos meios didáticos de apoio (slides, leituras, softwares, links, etc.) Ferramentas de interatividade (fóruns, bate-papo, ) Relatórios de acompanhamento

Estrutura do TelEduc

Ambiente de Aprendizagem (1): Tela de Entrada

Ambiente de Aprendizagem (3): Entrada da Senha

Ambiente de Aprendizagem (4): Tela inicial do curso Ferramentas e Recursos Recursos Área de Exibição Exibição

Ambiente de Aprendizagem (6): Atividades

Ambiente de Aprendizagem (7): Atividade

Curso Modular: Slides

Ambiente de Aprendizagem (9): Material de Apoio

Curso Modular: Leitura

Curso Modular: Avaliação

Ambiente de Aprendizagem (10): Fóruns de Discussão

Ambiente de Aprendizagem (11): Bate-Papo Área de Comunicação Comunicação Área de Envio de Mensagem Área de Envio de Mensagem

Ambiente de Aprendizagem (12): Perfil

Ambiente de Aprendizagem (13): Controle de Acessos

O Projeto de EAD da FCM Novas oportunidades criadas por projetos do governo e das associações médicas: –FUST –Sociedade da Informação –Projetos CNPq, CAPES e FAPESP –Projeto CFM/AMB de Educação Continuada –Consórcios de EAD Importância de implementar essa nova forma de educação em saúde

A Possibilidade de Fazer EAD Regulamentada pela LDBE e vários decretos e portarias federais Resolução de abril/2001 permite pós- graduação a distância Regulamentada na UNICAMP pela Escola de Extensão: extensão, aperfeiçoamento, especialização Criação de estruturas de apoio e desenvolvimento

Proposta de EAD para a FCM

Proposta para a FCM Oferecer uma grade de cursos da FCM na modalidade a distância; Atingir principalmente alunos de locais distantes; Foco principal em educação continuada e pós-graduada lato-sensu, através da Escola de Extensão: –Atualização –Aperfeiçoamento –Especialização

Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica voltada ao treinamento e ao suporte aos docentes da Universidade que queiram criar e disponibilizar cursos a distância; Inserido no projeto Unicamp Virtual;

Centro de Educação a Distância em Saúde

Ficha de Cadastramento

Sistemática de Trabalho (1) O docente interessado deve manifestar-se inscrevendo-se através do site do CEAD-S A coordenação do CEAD-S entrará em contato para reunião inicial Decidir tema e tipo de curso que pretende oferecer: extensão, treinamento ou apoio a cursos presenciais Preencher o formulário da Escola de Extensão, se for o caso.

Sistemática de Trabalho (2) Assinar protocolo de colaboração entre o CEAD-S e o professor responsável; Examinar o que o professor tem de material instrucional já pronto, decidir o formato do curso e o que precisa ser feito; Determinar a equipe de desenvolvimento: –Própria, com treinamento suficiente –Própria, necessita treinamento do CEAD-S –Não tem equipe própria: repasse do trabalho ao CEAD-S (custos)

Curso de Treinamento Prático Tópicos: Como gerar material didático para a Web Como utilizar os recursos de interatividade Como utilizar os recursos de avaliação Como utilizar o ambiente de aprendizagem padronizado do CEAD-S (TelEduc) Como ministrar o curso a distância. Duração: 8 horas. Local: FCM. Turmas: mínimo de 12 Podem participar: docentes, tutores, desenvolvedores

Custos e Forma de Oferecimento

Deliberação CONSU A-02/01: Deliberação CONSU A-02/01: “Será permitido ao docente em RDIDP, colaborar em cursos de extensão universitária, ministrados ou não pela sua Unidade, podendo perceber remuneração por essa atividade”. O exercício simultâneo de atividades terá início após aprovação pelo Conselho de Departamento e pela Congregação da Unidade.

Custos e Forma de Oferecimento Detalhar orçamento: –Custos de desenvolvimento e oferecimento (material permanente e de consumo, serviços de terceiros) –Honorários de professores e tutores –Taxas institucionais (cerca de 20%) –Taxa de gerenciamento (CEAD-S): 8% Determinar preço de matrícula e número de vagas, taxa por aluno, faturamento previsto; Incluir bolsas previstas (mínimo 1 em 20); Cursos podem ser fechados para outras empresas ou instituições.

Centro de Educação a Distância em Saúde Tel Secretária: Local: NIB/Prédio da EMBRAPA