Subjetividade e Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Dinâmica e Gênese dos Grupos
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Atendimento Educacional Especializado
Orientação Educacional
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A Escola e as Mudanças Sociais
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Práticas de Apoio à Gestão
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
CULTURA ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Tecnologia e Educação.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Trabalhando com Grupos
Um espaço para formação, informação e reflexão. Neste mês nossa homenagem e gratidão vai para um profissional muito especial...
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
Emile Durkheim e o fato social
Gestão por Competências
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Por que estudar Psicologia?
PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Professor Douglas Pereira da Silva
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão Estratégica de Pessoas
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
REUNIÕES DE TRABALHO.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Docência universitária: repensando a aula
A angústia segundo Sartre
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Subjetividade e Trabalho Motivação, Ética e Satisfação em Relação à Vida Profissional Thomas Lima Vinicius Pasqualin

A RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E TRABALHO REMETE À ANÁLISE DA MANEIRA COMO OS SUJEITOS VIVENCIAM E DÃO SENTIDO ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO.

Subjetividade e Trabalho: DOIS GRANDES PROBLEMAS DESTA RELAÇÃO DEFINIÇÃO DE SUBJETIVIDADE 2. COMPREENSÃO DE UMA RELAÇÃO QUE ESTÁ EM PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO.

Subjetividade Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade. Estes sujeitos desempenham papéis diferentes de acordo com o ambiente e a situação em que se encontram.

Fazer com que cada vez tenha um sentido novo. Nossas interações de mundo e de sujeitos nos possibilitam receber sentidos. Fazer com que cada vez tenha um sentido novo.

O que é a ? Valorização de si perante os outros e o entendimento das ações pessoais como positivas e importantes. Parte de acreditar firmemente que somos agentes de mudanças e capazes de sermos amados e respeitados.

O Que Dificulta a Autoestima? Clima de hostilidade advindo de fatores complexos no campo social: Violência (Visível ou Invisível) Falta de motivação dos colegas, (público atendido, alunos, etc.) Falta de uma Gestão Democrática Falta de espaço de troca de experiências Entre outros...

Quais as consequências? Comportamentos de repetição As mesmas estratégias e posturas congeladas, pois tem-se a ideia que nada adiantará. “A repetição é o oposto da vida.” Repetir por anos as mesmas coisas destrói a vida psíquica e faz com que não seja possível confiarmos em nós mesmos.

ENFIM, A AUTOESTIMA: Está associada a estarmos a altura daquilo que nos ocorre. A amarmos a própria vida com tudo o que ela tem. Amarmos, portanto, o cotidiano de nosso trabalho, de nossa família. Amarmos o nosso corpo e os dramas e desafios que integram nossa realidade.

Violência A violência produz uma diminuição da autoestima, o que faz a pessoa sentir-se como se não pudesse ser capaz de lidar com os desafios cotidianos. A violência social que atinge em especial os professores e interfere no trabalho dos mesmos, causando um estresse, uma angústia tão grande que pode criar resistências, e pode inclusive, levar ao adoecimento.

Todo o Trabalho e Todo o Jogo.   VÍDEO: All Work And All Play Todo o Trabalho e Todo o Jogo. Mais importante que ter um emprego, é ter um propósito. “Amar o seu trabalho vai lhe colocar em movimento”

QUESTÕES: Por que aos poucos perdemos a motivação em nosso trabalho? O que é a satisfação no trabalho? O que é ética no trabalho?

A Importância de ter Atitude para Ousar Descobrir-se agentes de mudança. Criar o novo, promover a mudança . Extinguir comportamentos de repetição. Diminuir as resistências. Fazer a diferença. Lidar com os desafios. Promover autoestima. Fazer com que as coisas tenham sentido Ir em busca de sua satisfação e realização Desenvolver o comprometimento e a ética no trabalho

Satisfação advém do comprometimento. “A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa.” CLOTET, Joaquim. 1986.

Professor Enquanto caminha em sua própria construção identitária, com sua marca inegável de subjetividade, (sic) o professor é um agente de desenvolvimento ao serviço das pessoas e da organização, sendo (ou tornando-se) capaz de (re)inventar soluções na complexidade e singularidade de seu cotidiano profissional. CARVALHO, Delly. 2008.

"O trabalho não justifica a existência "O trabalho não justifica a existência. A gente trabalha para existir e vice-versa.” John Lennon OBRIGADO! Thomas Lima: thomas-lima@seduc.rs.gov.br (51) 9182.8737 Vinicius Pasqualin: viniciuscp24@hotmail.com