Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

A objetividade no Jornalismo
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Dois modos de ler a Bíblia.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Problematizando os relatos pessoais:
Luiz Fernando Verissímo.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TIPOS TEXTUAIS.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Memórias de um Sargento de Milícias
VERBOS GENÉRICOS.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
O diálogo em textos narrativos
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Origem e desenvolvimento da crônica
Prof. Júnior Oliveira.
“A PRAIA” Luis Fernando Veríssimo.
E com ele também chegam os pedágios, os congestionamentos na estrada, os bichos geográficos no pé e a empregada cobrando.
Professora: Rosana Santos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CRÔNICAS.
Gênero discursivo: Crônicas
CRôNICA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
RELACIONAMENTOS RUBEM ALVES Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que, os casamentos (relacionamentos) são de dois tipos: Há os casamentos do.
Características do gênero & cronistas
Professora: Aíla Rodrigues
A Plurissignificação da Linguagem Literária
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Verbo Língua Portuguesa.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Gênero textual: editorial
Professora Cláudia Alencar 9ª série
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
Redigindo a opinião do grupo.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
CRÔNICA A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável,
RESENHA.
Crônica.
Leitura e interpretação de texto
Características dos contos e das fábulas
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e Redação Empresarial
Crônica Professora Raysa.
Foco Narrativo Karla Faria.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Professor Jardson Brito
REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Funções da Linguagem.
Ensino Fundamental , 7º ano
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
CONTO E CRÔNICA.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Fundamental, 6° Ano Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Objetivo Identificar, produzir e diferenciar pelas características e propósitos estes gêneros textuais.

Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Segundo (Douglas Biber 1988), os gêneros são geralmente determinados com base nos objetivos dos falantes e na natureza do tópico tratado. Conclui-se que os gêneros são influenciados por fatores externos. Esses fatores são os sociocomunicativos e discursivos.

Vimos a ideia do que seja memória na vida de um escritor. LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Gênero textual memória Observe o vídeo Memórias da Emília do livro infantil escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1936, no qual o narrador é o Visconde de Sabugosa. http://www.youtube.com/watch?v=WNbefMsEIhs Vimos a ideia do que seja memória na vida de um escritor.

Vejamos mais um exemplo de obra de memória LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Vejamos mais um exemplo de obra de memória ...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. — Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: — Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho que me faz isto... (Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis)

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Publicado em 1881, o livro traz as experiências de um filho de família rica brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descrevendo a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, com o retorno a sua infância. O gênero textual “memória" registra os acontecimentos da vida do autor , o que ocorreu durante a sua vida pessoal, na história política do país e do mundo.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião É importante salientar que existem dois tipos de memória - a memória individual e a memória coletiva, ou seja, a memória das histórias pessoais (narrativas, relatos de vida) e das histórias coletivas (episódios sociais, acontecimentos históricos, ações coletivas ); das lembranças com os esquecimentos. Vejamos exemplos desse gênero: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida; As curvas do tempo -memórias, de Oscar Niemeyer; Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos; Memórias de Menina - de Rachel de Queiroz.

 A linguagem é um instrumento essencial para a narrativa e escrita. LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Características do gênero memória  A linguagem é um instrumento essencial para a narrativa e escrita. Relato pessoal e emprego de descrições nas memórias, referentes a pessoas, locais, objetos, eventos e sensações. Uso de figuras de linguagem, expressões em primeira pessoa, verbos no passado, termos de referência à época, expressões que colocam o leitor na época narrada como “naquele tempo”, e participações de pessoas presentes nas lembranças dos entrevistados.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Conclusão Fazer um texto do gênero memória é um exercício ordenado de escrever a própria história, rever a própria vida e aprofundar a reflexão sobre ela. É uma atividade de autoconhecimento. Essas recordações possibilitam o despertar de emoções tanto do narrador e/ou escritor quanto do leitor/ouvinte, pelo encantamento e pelo trabalho com a linguagem.

Gênero textual crônica LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gênero textual crônica A crônica é o registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, ou seja, com sentido conotativo ou figurado, havendo uma relação com a ideia de tempo. Sua origem é grega, ela vem de chronos (tempo). É o único gênero literário produzido principalmente para ser veiculado na imprensa, em páginas de uma revista, ou em um jornal.  Há semelhanças entre a crônica e o texto apenas informativo, porém a crônica contém elementos como ficção, fantasia e criticismo, já o texto informativo não.

Classificação da crônica: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Classificação da crônica:  lírica ou poética, cujo relato apresenta nostalgia e sentimentalismo;  humorística, o relato apresenta o cotidiano com graça;  crônica-ensaio, o relato do cronista, com ironia, faz uma crítica ao que acontece nas relações sociais e de poder;  filosófica ou reflexiva, o relato apresenta uma reflexão com base em um fato ou evento;  jornalística, o relato apresenta aspectos particulares de notícias ou fatos, podendo ser policial, esportiva, política, etc.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião  crônica narrativa Conta episódios com muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível. Pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico;  crônica metalinguística É aquela crônica que fala do ato de escrever, o fazer literário, o ato da criação; . crônica dissertativa Opinião com argumentos mais sentimentais do que "racionais“, por exemplo “Vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo". Exposto na 1ª pessoa do singular ou do plural;  crônica descritiva Explora as características de seres animados e inanimados num espaço ou lugar.

Baseia-se em fatos reais ou fatos históricos; LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião  crônica histórica Baseia-se em fatos reais ou fatos históricos;  crônica narrativo-descritiva O texto alterna com momentos narrativos e descritivos. O que se observa no texto é a predominância da sucessão de ações com descrições;  crônica-comentário Repleta de impressões críticas, ironia, sarcasmo ou humor, a crônica-comentário expõe um texto com as interpretações do autor a respeito de um certo assunto, de forma quase jornalística.

Características do gênero crônica: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Características do gênero crônica: relacionado à vida cotidiana;  apresenta uma narrativa informal, familiar, intimista;  uso da oralidade na escrita, ou seja, linguagem coloquial;  sensibilidade no contato com a realidade;  síntese;  uso do fato como meio ou pretexto para o artista;  um pouco de lirismo ou subjetividade;

 natureza ensaística ou experimental. LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião  leveza, apresenta coisas sérias por meio de uma linguagem descontraída;  uso do humor;  brevidade: apresenta um fato moderno que está sujeito à rápida transformação e à velocidade ou aspecto passageiro da vida moderna;  natureza ensaística ou experimental.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião A crônica conta ou comenta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo. Quanto à crônica dos textos jornalísticos, é uma forma mais moderna do gênero, não narra e sim disserta, ou seja, defende ou mostra um ponto de vista de forma diferente da forma como a maioria enxerga. Uma das mais famosas crônicas da história da literatura luso-brasileira é a "narração histórica“ a "Carta de Descobrimento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha", na qual esse fato é narrado para o rei português, D. Manuel. Atualmente é comum jornais e revistas publicarem textos de cronistas bem conceituados, como Luís Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, entre outros.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Atividade 1 1º) Leia o fragmento da crônica abaixo e classifique-a, colocando suas características. Chegou o verão! Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose. Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca. Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis. Mas o principal ponto do verão é.... A praia! Ah, como é bela a praia. Em menos de cinquenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia.

(Luís Fernando Veríssimo) LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção. Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das veias. Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas. O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando. Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias... (Luís Fernando Veríssimo)

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Conclusão O que faz com que a crônica apresente uma visão pessoal do cronista acerca de um certo assunto. Geralmente , a crônica é um texto curto e narrado em primeira pessoa, onde há um “diálogo” do escritor com o leitor.

Gênero: texto de opinião LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Gênero: texto de opinião Texto argumentativo que expressa uma opinião e apresenta exemplos, provas ou argumentos para defendê-la. Observe a letra da música Eu Acho Que Estou Perdendo Você (Wando) http://letras.mus.br/wando/683094/ Você não liga mais Nem tem tempo pra me ver E tudo o que eu sinto Não importa pra você E quando eu te chamo Fica sempre pra depois Eu acho que eu estou perdendo você. A gente foi feliz Ia tudo muito bem Eu nem desconfiava Que eu não era de ninguém a)Qual foi a opinião defendida pelo autor? b)Quais argumentos o autor usou? O nosso amor eterno Tá ficando passageiro Eu acho que eu estou perdendo você. A gente já não fala mais de amor Você já não olha mais pra mim {bis. E tudo que eu te faço dói Você nunca me tratou assim É duro pra mim acreditar E ver esse adeus no teu olhar Eu acho que eu estou perdendo você. Diz que não, ai (bis ) Me diz que eu não estou perdendo você. (bis)

Apresenta três partes que são: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Apresenta três partes que são: Introdução – expõe ideia a ser defendida; Desenvolvimento – apresenta os argumentos com exemplos que dão fundamentação à opinião; Conclusão – resumo das razões apresentadas ou reforço de um dos exemplos citados no texto.

Ao produzir um texto de opinião, deve-se: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Ao produzir um texto de opinião, deve-se:  indicar o assunto a ser tratado e a opinião defendida;  justificar a opinião com argumentos ou exemplos;  concluir o texto com o reforço do ponto de vista, com a justificação que seja mais expressiva ou forte;  empregar uma linguagem apelativa e expressiva;  por fim, atribuir um título ao texto.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Atividade 2 1º) Leia os textos e separe suas partes, depois coloque quais são os fatos e opiniões Texto I A POLUIÇÃO NO MUNDO            Os grandes países industriais são os mais poluídos do mundo. Em Tóquio vende-se oxigênio nas ruas centrais. É comum os japoneses comprarem uma dose e enfiarem o nariz na “garrafinha”, recuperando-se do veneno que são obrigados a respirar. Os guardas de trânsito, intoxicados pelos gases dos automóveis, têm postos de abastecimento especiais nas esquinas.          Apesar da propaganda que apresenta o centro da Europa como um oásis verde entre enormes fábricas, quem lê jornal sabe o que acontece com o Reno: um rio totalmente morto e mortífero, carregando resíduos químicos por milhares de quilômetros, contaminando os depósitos de água potável de vários países.          

Fonte: Júlio José Chiavenato. O massacre da natureza. LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Metade da população holandesa bebe a água do Rio Reno, que é o maior esgoto do mundo e o receptor de inseticidas das fábricas alemães. Seus peixes são proibidos para o consumo, porque os detritos industriais com que se “alimentam” tornam sua carne fétida.          E os Estados Unidos, pátria do capitalismo moderno, louvado pelo rigor de suas leis, são – e isto seus próprios técnicos afirmam – o país mais poluído do planeta. Além disso, são os maiores exportadores de poluição: 40% da contaminação da Terra é provocada por suas indústrias, segundo informação de Philip Bart, ecologista e redator da Internation Review. Fonte: Júlio José Chiavenato. O massacre da natureza.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Texto II O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.                 Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, as campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros. Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.                Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.              

Texto disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Todos sabemos que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso. Fonte: (Adaptado de Antônio Ermínio de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião – 24/03/02) Texto disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm 2º) Escreva um texto de opinião ou um de memória.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Atividade Extra 1º) Em equipe de 5 ou 6 componentes, escreva e apresente uma crônica: a) lírica, b) humorística, c) jornalístico-esportiva, d) jornalístico-policial, e) narrativa. 2º) Escreva um dos textos abaixo: a) texto de opinião, b)texto de memória.

Dados Bibliográficos LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Dados Bibliográficos Acesso em 12-07-12 http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/694.pdf http://www.webartigos.com/artigos/o-genero-memoria-como-instrumento-no-ensino-e-aprendizagem-da-lingua-portuguesa-na-eja/78828/ http://www.youtube.com/watch?v=WNbefMsEIhs http://pt.wikisource.org/wiki/Mem%C3%B3rias_P%C3%B3stumas_de_Br%C3%A1s_Cubas/XVII Acesso em 13-07-12 http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica.htm http://educacao.uol.com.br/portugues/cronica-genero-entre-jornalismo-e-literatura.jhtm http://www.colegioweb.com.br/portugues/cronica.html http://pensador.uol.com.br/cronicas_engracadas/ Acesso em 14-07-12 http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/Caracteristicas.htm http://lpprofessoraeliane.blogspot.com.br/2010/03/cronica-caracteristicas-e-tipos.html http://filipe2.blog.com/2009/04/14/como-se-faz-um-texto-de-opiniao/ http://letras.mus.br/wando/683094/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14292