RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Título do Trabalho (Arial 54)
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
TEXTO EXERCÍCIO Em um piano distante, alguém estuda uma lição lenta, em notas graves. (...) Esses sons soltos,indecisos, teimosos e tristes, de uma lição.
PRODUÇÃO RESENHA.
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Como escrever um Artigo científico?
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
RESENHA Resenha-resumo:
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Elaborado pela profa. Solange
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Resenha Produção de texto.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Avaliando um objeto cultural.
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Artigo Científico Funções Básicas:
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
TCC III Artigo Científico Profª MSc. Rita Lírio de Oliveira.
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Resumo.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
RESENHA.
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Texto expositivo & argumentativo
Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.
RESENHA.
Introdução a atividade acadêmica
COMO FAZER UMA RESENHA. Como um gênero textual,uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado.
Transcrição da apresentação:

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.

O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Momentos Redacionais: RESENHA DE TEXTO Objetivo: elaborar comentários sobre um texto para publicação ou divulgação. Formatação: A resenha inicia-se com a abertura de um cabeçalho onde transcreve-se os dados bibliográficos completos da obra resenhada. Estrutura da resenha: Relata as credenciais do autor/ Resume a obra/apresenta o quadro de referência do autor/Avalia e indica a obra Momentos Redacionais: Introdução: Exposição sintética do conteúdo do texto. Apresentação de sua estrutura. Desenvolvimento: Análise temática. Apresenta idéias principais, argumentos, etc. Conclusão: Comentário sobre o texto. Faz-se uma avaliação da obra que se resenhou.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa: Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de argumentos para resumir claramente o texto resenhado;

Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.

Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

Identifique o autor: Cuidado Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:

Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto; Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;

Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado; Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;

Resenha: Tipologia Informativa ou descritiva: apenas expõe o conteúdo do texto. O enfoque está na obra. O resenhista não aprofunda a análise do texto, limitando-se a narrar a estrutura do mesmo. Crítica: expõe o conteúdo e tece uma análise profunda do pensamento teórico do autor. Faz relação do conteúdo do texto com a produção teórica da área. Explicita juízo de valor sobre a qualidade do texto. Crítico-informativa: Apresenta a obra ao mesmo tempo tecendo comentários críticos sobre a mesma.

Quem é o resenhista      A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.

Objetivo da resenha      O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros,filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.

Modelo de Resenha AUTOR (SOBRENOME), Nome. Título da Obra. n da edição. Local de edição: editora, ano de publicação. Credenciais do autor: Quem é? Títulos. De onde é? Onde faz pesquisa? Onde leciona? O que publicou? Qual sua área/linha de pesquisa? Resumo da obra: De que trata a obra? Qual sua característica principal? Qual a perspectiva de tratamento do tema? Qual o problema focalizado? Qual o objetivo do autor? Descrição do conteúdo e quadro de referências que o autor utilizou.

Resenha Apreciação do resenhista: Qual a contribuição da obra para a área? Qual sua coerência interna? Qual a originalidade do texto? Qual o alcance do texto? Qual a relevância do texto? Onde avança em relação à produção na área? A tese do autor está clara? A conclusão está apoiada em argumentos/fatos? Indicações do Resenhista A quem é dirigida a obra? Exige conhecimento mais aprofundado do assunto? Linguagem é acessível?