UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA: FONTES DE INFORMAÇÃO II PROF.ª URSULA BLATMANN ACADÊMICA: TICIANA COSTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Advertisements

CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
DO PODER EXECUTIVO FEDERAL
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
DISTRITO FEDERAL.
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Estrutura e Administração da Justiça Militar da União e do Estado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA CIN 5351 – GERENCIADOR DE BASE DE DADOS MINISTRADO PELA PROFESSORA URSULA BLATMANN BASE DE DADOS CORPO.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
Julho de 2007.
44 BRAZILIAN CITIES.
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Secretariado.
CONTROLE Universidade Federal do Amapá
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
Brasil: Divisão Política
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Brasília - DF Brasília - DF. Brasília - DF Brasília - DF.
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
Wolfgang´s Powerpoint Präsentation Brasilien bei Nacht.
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO AMBIENTE FLORESTAL.
Profª Ms. Elisabeth Virag Garcia
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Abracom.
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
AS REGIÕES DO BRASIL.
Diretoria de Educação Básica Presencial CAPES Julho de 2009.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
O sistema de gestão integrada da RBMLQ-INMETRO (SGI)
Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
MESTRANDA: Eliene Barreto de Araújo Barros. O artigo.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Via Láctea > Planeta Terra >> América Latina >>> B R A S I L.
Selo Combustível Social. PNPB e SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL  POLOS DE BIODIESEL.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Autoras: Maria José Bezerra da Costa Vieira Maria Silva de Brito Rafaelle Batista de Oliveira Prof.ª Cibelle Santiago QUAL O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA: FONTES DE INFORMAÇÃO II PROF.ª URSULA BLATMANN ACADÊMICA: TICIANA COSTA

Conceito: É o conjunto de atividades empregadas na assessoria de empresas e em outras organizações públicas ou privadas.

Objetivo da profissão: O secretário executivo é o assessor imediato de dirigentes e gerentes de uma organização. Ele não só controla os arquivos, a correspondência e a agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez, como também participa das decisões da empresa, assessorando os executivos em suas relações nacionais e internacionais.

Ele gerencia, por exemplo, processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa. Auxilia executivos na preparação de apresentações e na organização de eventos e encontros de negócios.

Criação do curso no Brasil: 1o. Curso de nível superior em Secretariado no Brasil: Universidade Federal da Bahia. Criado em 1969 e reconhecido em 1998, através do Parecer 331/98 - DOU 24/8/98

Reconhecimento do curso no Brasil: 1o. Curso de nível superior em Secretariado reconhecido no Brasil: Universidade Federal de Pernambuco. Criado em 1970 e reconhecido em 1978, através do Decreto no , publicado no Diário Oficial da União do dia 25/8/78.

Universidades que oferecem o curso de secretariado: AP/ MACAPÁ/UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP BA/ SALVADOR/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA CE/ FORTALEZA/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MS/ DOURADOS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

PR/ MARINGA/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA RS/ CAXIAS DO SUL/ UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL SC/ FLORIANÓPOLIS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Conceito do MEC para o curso de Secretariado Executivo: Conceito 4 Universidade Federal do Ceará Universidade de Caxias do Sul Conceito 3 Universidade Federal do Amapá Universidade Federal da Bahia Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Conceito 2 Universidade Federal de Santa Catarina

Conselho Federal de Secretariado O bacharelado em Secretariado Executivo tem suas bases legais na Resolução 02/93, do Conselho Federal de Educação.

Referência Bibliográfica