Avaliação da estratégia de implantação do Sisvan para a Saúde Indígena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Cidadania Participativa nas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Autor: Pricila Arrojo da Silva
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Os Programas de Provimento:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
Atuação dos agentes de Controle Social
Prática como Componente Curricular
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos São Paulo, 17/07/2007.
Centro de Referência de Assistência Social
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo A QUALIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRAS PARA ATUAÇÃO NA.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
vídeo
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da estratégia de implantação do Sisvan para a Saúde Indígena Curso a distância em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena

Contextualização Parceria interinstitucional Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Proposta de implantação/implementação do SISVAN para Saúde Indígena

Contextualização SISVAN Indígena Implantação/ Implementação Capacitação responsável técnico Criação Rede Sisvan Reorganização do serviço Formação pessoal Curso a distância Reflexão profissionais Atitude de vigilância SISVAN Indígena

Contextualização Formação: Novembro 2007 – início do curso de especialização 241 alunos de 23 estados e do distrito federal. Profissionais vinculados a FUNASA e instituições conveniadas (aproximadamente 60%). Restante dividido entre secretaria municipal de saúde e educação, secretaria estadual de saúde, conselho indígena e associações.

Contextualização Formação: Em maio de 2008 – tutores e alunos enviaram avaliação do curso Itens avaliados - pontos positivos e negativos do curso, mediação virtual, participação, material didático, conteúdo e mudanças na prática

Avaliação PONTOS POSITIVOS DO CURSO: Possibilidade de acesso de forma rápida, fácil e simples e em qualquer horário. Troca com outros alunos, interação, grande participação, experiências diversas. Acesso ao material didático, disponibilidade de material. Proximidade, interesse e apoio do tutor.

Avaliação PONTOS POSITIVOS DO CURSO: Ampliação de conhecimentos. Estímulo à curiosidade e pesquisa. Articulação ensino/serviço, integração teoria/prática. Autonomia do aluno. Busca de uma visão crítica do aluno

Avaliação LIMITES DO CURSO: Organização e disponibilidade de tempo por parte do aluno. Rotina de trabalho (tempo na aldeia, sobreaviso, carga horária) e instabilidade do emprego. Acesso a internet (problemas conexão) e dificuldade utilização do computador no trabalho.

Avaliação LIMITES DO CURSO: Realização das atividades (redação textos, material disponível do DSEI, poucos estudos, atividades extensas).

Avaliação - Condições Favoráveis Em relação ao Apoio Institucional: Liberação carga horária (15,0%) Gratuidade (6,7%) Em relação ao aluno: Experiência na área (28,3%) Interesse pelo tema/motivação (23,3%) Necessidade de atualização (18,3%) Melhoria na prática (11,7%)

Avaliação - Condições Favoráveis Em relação ao curso: Facilidade por ser a distância (26,7%) Flexibilidade de horários (25,0%) Qualidade do material (11,7%) Orientação constante do tutor (11,7%) Troca de experiência entre colegas (5,0%) Facilidade de acesso ao conteúdo (3,3%)

Objetivos atingidos Mudanças na Prática n % Maior sensibilidade para observação e avaliação da cultura. Mudança no pensar e agir 20 33,3 Valorização SISVAN e programas sociais 14 23,3 Visão crítica da atuação 13 21,7 Possibilidade de desenvolver e planejar ações 07 11,7 Atitude de vigilância 05 8,3 Trocar experiências com outros DSEIs Outros (concepção saúde/doença; aliar teoria/prática) 03 5,0

Sugestões "O curso se tornar um grande fórum de encaminhamento de propostas futuras, a partir das diferentes realidades.” "Que este curso não concentre só o SISVAN Indígena, e sim, outras áreas de saúde como: Saúde da mulher e da criança indígena."

Sugestões "Curso deve ser estendido a todos os profissionais que trabalham com a saúde indígena." "...pelo menos um participante do curso pudesse assumir a responsabilidade de monitorar o SISVAN."