P ROPOSTA PARA A MPLIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA OUT 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
DTS/Aids/Hepatites Virais
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
ALEXANDRE MELILLO – prev: 15min.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
HÁBITOS DE VIDA E RISCO POTENCIAL PARA DIABETES NA ESCOLA
Avaliação da situação de saúde
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
CEREST-Santos (SEVREST) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Ministério da Cultura.
VISITAS TÉCNICAS PNAFM SEGUNDA FASE Fortaleza, 10 a 12 dezembro 2012 SEGUNDO CICLO 2012 OUT/NOV/DEZ/2012 ALEXANDRE MELILLO – prev: 10min.
Tipos de Tutoria.
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Plano de saúde integral às pessoas vivendo com HIV Objetivos gerais: 1. Aprimorar a Saúde Integral das PVHIV nos serviços da rede especializada de saúde.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
2011 Campanha de Ampliação do
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
Programa de Inclusão Digital
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
Com mais de 37 anos de experiência, a Frema, uma empresa do Grupo Brasil Brokers, é hoje referência de profissionalismo e sucesso no segmento de consultoria.
Polo de São José do Rio Preto Maria Regina Lourenço Jabur 7ª Reunião - Novembro de 2011.
C OMEMORANDO O DIA MUNDIAL DA SAÚDE (7 DE ABRIL ) – M OBILIZAÇÃO N ACIONAL DE P REVENÇÃO E T ESTAGEM DE S ÍFILIS E HIV NO PERÍODO DE 1 A 7 DE ABRIL DE.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
TRD HIV 2011 PROPOSTA DE MONITORAMENTO DO TRD HIV NA CAMPANHA FIQUE SABENDO 2011 USO DO TRD HIV EM ATIVIDADES EXTRAMUROS USO DO TRD HIV EM UNIDADES DE.
SISLOG-LAB Juliana Monteiro da Cruz
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CIES NORDESTE PAULISTA – Araraquara, Franca e Ribeirão Preto out/2010.
AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE REALIZADAS NO ESTADO DE SP 2008 / 2009 / 2010 (até 30/08/2010) AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE REALIZADAS NO ESTADO DE SP 2008.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
16/06/2014 3ª Reunião do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

P ROPOSTA PARA A MPLIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA OUT 2012

Municípios com maior autonomia de escolha!

Tempo Existe uma sinergia entre 3 processos EAD Multiplicadores Capacitação no municipio

Realização de 9 capacitações para 290 profissionais de saúde de 145 municípios nos meses de fev e mar Utilização da EAD como estratégia de formação - em fase de elaboraçãoUtilização da EAD como estratégia de formação - em fase de elaboração 2 Realização de capacitações com profissionais habilitados que realizam testes rápidos (Avaliação local) Realização de capacitações com profissionais habilitados que realizam testes rápidos (Avaliação local) 3 As estratégias de capacitação devem ser escolhidas pelos municípios segundo suas realidades

Realização de capacitações de multiplicadores para implantação de testes rápidos no ESP. Realização de 9 capacitações nas 5 macrorregiões do ESP entre fevereiro e março de Conjunto de facilitadores provenientes dos municípios de São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Franca, Araraquara, Mauá, São Bernardo do Campo, Itanhaém, Bauru, São Caetano do Sul, Barretos, Mirassol, Sertãozinho, Diadema, Registro. Capacitações realizadas nos municípios de São José dos Campos, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Itanhaém. 290 vagas = 2 por município prioritário

Elaboração e oferta de cursos à distância com momentos presenciais. Estratégia pactuada com CDRH Inicio de elaboração 29 de out Módulos HIV, Sífilis e Hepatites B e C Inclui: parte teórica e prática em momentos presenciais Inclui temática laboratorial + atendimento + organização de serviço+ aspectos éticos e legais Tem potencial para atingirmos pelo menos 4 mil profissionais/ano

Resumo Os municípios devem avaliar sua possibilidade de assumir a capacitação de profissionais para a realização de testes rápidos incluindo TRD HIV – levando em conta diretrizes nacionais e estaduais O estado se compromete a instrumentalizar municípios com modelo de material didático e elaboração de EAD CE DST/AIDS fará levantamento de necessidade remanescente de capacitação de multiplicadores terminada a primeira rodada. As regiões são responsáveis pela capacitação de profissionais para a implantação testes rápidos em seus municípios.

E O MONITORAMENTO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ?

Monitoramento Realização de reuniao anual com interlocutores regionais, coordenações municipais e multiplicadores para avaliação de processos. Inicialmente fornecimento de informações bimestral via formsus sobre numero e tipos de unidades que implantaram e que modalidade teste Interlocutores regionais – monitoramento regional da implantação em conjunto com grupo condutor regional do projeto Cegonha Nos municípios monitoramento realizado pelo programa municipal de DST/AIDS em conjunto com parceiros identificados – grupo condutor local, coordenação da atenção básica, articuladores da at basica etc.

O BRIGADA PELA A TENÇÃO ! K ARINA W OLFFENBUTTEL CRT. SAUDE. SP. GOV. BR TEL CRT. SAUDE. SP. GOV. BR