1 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DA 1ª. TURMA DO PROGRAMA TRAINEE DO FUTURO DATA: 16/12/2008 08H30 ÀS 12H30 LOCAL: AUDITÓRIO DO CDT TRAINEE DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Balanço de Massa e Energia
Advertisements

Tratamento de Água Remoção de Fe e Mn
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.
Cultivo de plantas medicinais
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Gestão das Informações Ambientais
EQUALIZAÇÃO “Equalization tank – EQ”
Título da Apresentação
Descarte de embalagens
Aplicações Industriais de Plasma em Meio Ambiente: Solos Contaminados
Procesamiento de minerales I Desaguamento
763– DESLIGNIFICAÇÃO E BRANQUEAMENTO DCS SKETCHES
Experiências bem sucedidas de convênios Universidade-Empresa no setor de não-ferrosos: “Influência da Mineralogia da Bauxita sobre a Decantabilidade da.
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP
Revisão para avaliação
Título: Injeção de Vapor
Vitor Bruno Engenharia Ambiental 2009
OFSY – Sistema de Omnifiltração
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção
SÓLIDOS SUSPENSOS, FÍSICOS E VOLÁTEIS
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Como trabalham os Químicos
Balanço de Massas.
Avaliação da viabilidade do sisal como sorvente de óleo Paulo de Oliveira Segundo Paulo de Oliveira Segundo Aluno: Ana Lúcia de M. Lula da Mata, Eduardo.
Simuladores de Processos: Extração Líquido-Líquido
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Algébricas
Processos de formação do solo
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE ÉSTERES ALQUÍLICOS A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO ALCÓXIDOS. Caroline Pacheco Garcia e Dra Rachel Feverzani.
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Introdução à Engenharia Bioquímica
Tabela 2. Dados econômicos Tabela 3. Casos estudados Tabela 4. Quadro comparativo das soluções obtidas Figura 1 – Esquema da solução ótima, segundo os.
EM974 – Métodos computacionais em engenharia térmica e ambiental Tema: Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado em alinhamento.
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
Simuladores de Processos: Absorção Gasosa
Alumínio, Alumina e Reciclagem
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Professora Michelle Luz
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Energia das Biomassas.
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS ALTERNATIVAS DE USO DO CALCÁRIO M. Sc
ESTUDO DAS PERDAS TÉRMICAS DE UM FORNO TÚNEL BRASILEIRO
DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS SETOR DE DESENVOLVIMENTO CCGEPS AGENTE CIDADÃO.
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dicas para uma boa apresentação Abaixo segue algumas dicas: – Uma boa apresentação deve ser clara e concisa. – Deve-se, sempre que possível, utilizar gráficos,
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Projeto Integrador Curso de Farmácia.
ETAR de Valongo.
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
PCP 1 JEFFERSON. INTRODUÇÃO Para o que serve o PCP? Pode, por exemplo, visar aumentar a eficiência e a eficácia de determinada organização “Qual é o grande.
Solução Exercícios da 4ª lista – Parte B (novembro de 2013)
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Filtração Tipos de filtros de pressão: Filtro prensa
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS ORGÂNICOS
Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DA 1ª. TURMA DO PROGRAMA TRAINEE DO FUTURO DATA: 16/12/ H30 ÀS 12H30 LOCAL: AUDITÓRIO DO CDT TRAINEE DO FUTURO

2 Nome : Aécio Costa de Carvalho Formação : Engenharia Química Setor : GETEC Orientação: Eng. Processo Ayana Cristina de Oliveira Eng. Esp. Processo Juarez Dutra de Albuquerque

3 SIMULAÇÃO DE UM CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA VERMELHA OPERANDO CONTINUAMENTE EM CONTRA CORRENTE COM TRÊS OU QUATRO ESTÁGIOS

4 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCURSSÕES 5.CONCLUSÕES E SUGESTÃO PARA FUTUROS TRABALHOS

5 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES 5.CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

6 INTRODUÇÃO O PROCESSO INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE ALUMINA FOI DESENVOLVIDO EM 1888 PELO AUSTRÍACO KARL JOSEF BAEYER. ETAPAS MAIS RELEVANTES DESTE PROCESSO SÃO: MOAGEM, DIGESTÃO, ESPESSAMENTO, FILTRAÇÃO, PRECIPITAÇÃO, CLARIFICAÇÃO E A CALCINAÇÃO. A PRODUÇÃO DE ALUMINA POR MEIO DO PROCESSO BAYER GERA UMA GRANDE QUANTIDADE DE REJEITO “ LAMA VERMELHA” PROVENIENTE DA DIGESTÃO.

7 INTRODUÇÃO A LAVAGEM DO RESÍDUO SÓLIDO EM CONTRA CORRENTE É APLICADO QUANDO O RESÍDUO CONSIDERADO COMO AGREGADO DE VALOR PROVENIENTE DO REATOR, ESTEJA CONTAMINADO COM UMA QUANTIDADE APRECIÁVEL DE AGENTE LIXIVIANTE, QUE SE TORNE ECONOMICAMENTE VIÁVEL A SUA RECUPERAÇÃO. A DESCARGA DA DIGESTÃO É BOMBEADA PARA OS DECANTADORES DE ALTO RENDIMENTO (DAR), ONDE O OVERFLOW DO DECANTADOR “LICOR RICO” SEGUE PARA A ETAPA DE FILTRAÇÃO, JÁ O UNDERFLOW DO DECANTADOR ALIMENTA O PRIMEIRO ESTÁGIO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA.

8 INTRODUÇÃO O CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA OPERA CONTINUAMENTE EM CONTRA CORRENTE COM ÁGUA “SOLVENTE” DE PROCESSO QUE É ALIMENTADA NO ÚLTIMO ESTÁGIO DE LAVAGEM, COM O OBJETIVO DE REMOVER O LICOR CÁUSTICO (NaOH) DO SÓLIDO LAVADO. A OPERAÇÃO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS:  RECUPERA O LICOR CÁUSTICO DO SÓLIDO LAVADO.  MINIMIZA OS CUSTOS RELACIONADOS COM A PERDA DE SODA.  AUMENTANDO A LUCRATIVIDADE DO PROCESSO.  REDUZ O TEOR DE CÁUSTICO NA LAMA VERMELA DO ÚLTIMO ESTÁGIO, ATENDENDO A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA UM EVENTUAL DESCARTE DA LAMA.

9 INTRODUÇÃO FOI REALIZADA A SIMULAÇÃO EM DOIS CIRCUITOS DE LAVAGEM DE LAMA, A PRIMEIRA OPERANDO COM QUATRO ESTÁGIOS DE LAVAGEM E UM EM STAND BY E A SEGUNDA OPERANDO COM TRÊS ESTÁGIOS DE LAVAGEM E DOIS EM STAND BY. DEVIDO:  MANUTENÇÃO DA UNIDADE  SOBRE CARGA DAS UNIDADES

10 INTRODUÇÃO A SIMULAÇÃO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA OPERANDO COM QUATRO E TRÊS ESTÁGIOS DE LAVAGEM FOI REALIZADA ATRAVÉS DE BALANÇO DE MASSA GLOBAL E INDIVIDUAL PARA CADA UNIDADE DE PROCESSAMENTO.

11 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES 5.CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

12 OBJETIVO ANALIZAR A RECUPERAÇÃO DO TEOR CÁUSTICO OBTIDO PELA SIMULAÇÃO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA E COMPARAR OS RESULTADOS COM OS DADOS OPERACIONAIS FORNECIDOS PELA ALUNORTE.

13 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES 5.CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

14 MATERIAS E MÉTODOS FOI CONSIDERADO NO CIRCUITO DE LAVAGEM ESTÁGIOS IDEAIS, OU SEJA, A COMPOSIÇÃO DA SOLUÇÃO NO SOBRENADANTE É IGUAL A COMPOSIÇÃO DA SOLUÇÃO NO ESPESSADO. ATRAVÉS DA RELAÇÃO É CALCULADO A VAZÃO MÁSSICA DE CÁUSTICO NO OVERFLOW E UNDERFLOW DE CADA ESTÁGIO DE LAVAGEM DE LAMA

15 MATERIAS E MÉTODOS FLUXOGRAMA ELABORADO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA OPERANDO CONTINUAMENTE COM QUATRO ESTÁGIOS DE LAVAGEM E UM EM STAND BY.

16 MATERIAS E MÉTODOS FLUXOGRAMA ELABORADO DO CIRCUITO DE LAVAGEM DE LAMA OPERANDO CONTINUAMENTE COM TRÊS ESTÁGIOS DE LAVAGEM E DOIS EM STAND BY.

17 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES 5.CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

18 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES TABELA: QUATRO ESTÁGIOS OPERANDO E UM EM STAND BY

19 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES

20 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES TABELA : TRÊS ESTÁGIOS OPERANDO E DOIS EM STAND BY

21 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES

22 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES EFICIÊNCIA DO PROCESSO (NaOH)

23 RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES COMPARAÇÃO DA COMCENTRAÇÃO DE CÁUSTICO NO OVERFLOW DO PRIMEIRO ESTÁGIO E NO UNDERFLOW DO ÚLTIMO ESTÁGIO.

24 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.INTRODUÇÃO 2.OBJETIVO 3.MATERIAS E MÉTODOS 4.RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES 5.CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

25 CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS OS RESULTADOS OBTIDOS NA SIMULAÇÃO COM RELAÇÃO AOS FORNECIDOS PELA EMPRESA ALUMINA DO NORTE DO BRASIL-ALUNORTE APRESENTARAM UM DESVIO DE:

26 CONCLUSSÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS NÃO FOI IDENTIFICADO UMA RECUPERAÇÃO SIGNIFICATIVA DO CÁUSTICO OPERANDO COM 4 ESTÁGIOS AO INVÉS DE 3 ESTÁGIOS, SENDO UTILIZADO 4 ESTÁGIOS PARA ELEVADAS VAZÕES. ELABORAÇÃO DE UM SOFTWARE. REALIZAÇÃO DE UM BALANÇO FINANCEIRO.

27 OBRIGADO