Plano de Formação para os professores nas escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Portfólio da turma 2 (1ºano)
Acompanhamento Local de Matemática
Os Verdes João Artur Figueiredo
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Formar Professores em Rede
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Projecto A Turma em Números
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Portfólio da turma 1 (1º e 2ºano)
Portfólio da turma 3 (2º ano)
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Elsa Mendonça 27 Janeiro 2005 AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUAS NATURAIS E RESIDUAIS CURSO.
Interdisciplinaridade
“Guião para Elaboração de Projectos”
...uma proposta da estrutura inicial da metodologia de avaliação
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco

POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Departamento do Ensino Secundário
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Santarém Março a Julho de 2007
Programa de Educação em Empreendedorismo.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Aprendizagem com as TIC
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
PROJETO DE PESQUISA.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
A formação contínua de professores Uma análise participativa Luanda, 3 a 7 de Setembro 2007 Alexia Peyser Place des Peintres, 5 B-1348 Louvain-la-Neuve.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
O pastor é o principal responsável por este programa.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projecto “ + Próximo” Candidatura efectuada e aprovada pela Fundação Porticus.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Transcrição da apresentação:

Plano de Formação para os professores nas escolas

Formação de Professores Acompanhamento Acções de Formação Página da Internet Formação à Distância VIA

Acompanhamento 1- Reflexão sobre os programas de Matemática no âmbito da revisão curricular 2- Planificações e desenvolvimento de materiais relativos aos novos programas 3- Sessões temáticas

Acções de Formação  O DES - Pediu acreditação de 2 acções de formação - Mat B/MACS - Prepara os formadores - acompanhantes/ outros

Acções de Formação: Matemática B e MACS 1.O DES pediu ao C.C. acreditação de uma acção de formação para a Matemática B e de uma acção para a Matemática aplicada às Ciências Sociais. 2.O DES enviou aos Centros de Formação os formulários de acreditação das acções para que os Centros procedam ás devidas alterações (nomes dos formadores) e peçam acreditação dessas mesmas acções. 2.1 Se o método anterior falha o DES pede autorização para que as acções já acreditadas possam ser utilizadas também pelos Centros de Formação.

Acções de Formação: Matemática B e MACS 3.Os Centros indicam os Formadores (serão na maior parte dos casos os acompanhantes). 4.O DES envia aos Centros os nomes dos acompanhantes/ ou outros (nas zonas em que não há acompanhantes suficientes). 5.Os Centros que incluírem estas acções nos seus planos de formação irão contactar os acompanhantes da zona ou o próprio DES. 6.Os acompanhantes em articulação com as escolas deverão apresentar-se aos centros como potenciais formadores dessas acções.

Acções de Formação: Matemática B e MACS As escolas são informadas destas acções via: Acompanhantes, Centros de Formação DES e DRES. Se os Centros não propuserem as acções para os seus planos de actividades o acompanhante poderá dirigir-se ao DES. Em último caso pode a escola através do acompanhante pedir como em muitos casos até agora acreditação da acção, mesmo não estando ela financiada.

Articulação DES/C. de F/DRES e CAES O DES reuniu com os Directores dos Centros de Formação, alertando para a necessidade da formação na Matemática B e na MACS. Pode acontecer que um ou outro Centro indique nomes de formadores seus para estas acções, e nesse caso o DES terá de lhes dar formação. Espera-se que os Centros incluam esta acção no seu plano de formação e é natural que tentem entrar em contacto com o acompanhante da zona. A lista de nomes dos acompanhantes foi enviada aos centros. Alguns Centros poderão optar por serem as escolas a pedir essa formação e nesse caso a iniciativa irá partir do acompanhante desse grupo de escolas.

Articulação DES/C. de F/DRES e CAES O DES articulará com as Direcções regionais e os CAES para: Alertar os Conselhos Executivos e os professores para a necessidade e importância de formação nestas áreas. Apresentar o plano de formação do DES e alertar e responsabilizar os conselhos executivos para a participação dos professores quer no acompanhamento quer nas acções de formação O DES enviará a todas as escolas uma circular com informações relativas ao acompanhamento e às acções de formação.

Formação Via “Página de Apoio ao Professor de Matemática” - O DES irá colocando na página: Os programas (à medida que estiverem homologados e houver autorização para tal) Todo o material de apoio ao programa que for saindo www.mat-no-sec.org

Formação a Distância O DES pedirá a acreditação das acções MatB e MACS na modalidade de curso à distância. É possível que se possa realizar uma ou duas acções há distância, para os casos das escolas que queiram enviar professores e não tenham possibilidades de o fazer por falta de quorum ou por falta de formador na zona.

Observação: O DES estará atento às escolas que não participam de alguma forma no plano de formação e entrará em contacto com os seus responsáveis. Se em Março houver escolas que ainda não tenham enviado alguém, ou se houver professores que não se tenham conseguido inscrever em nenhuma das outras, serão “convidados” a fazê-lo em regime de internato em Julho. O DES pedirá acreditação para essa acção

Formação 2001- 2002 Acompanhantes Uma Acção de Formação em regime de internato em duas semanas: Julho (2-6 de Julho) Objectivos: Desenvolver alternativas didácticas para aplicação do Programa B. Iniciar a formação nos conteúdos do MACS. Conteúdos: 2ª Grafos 3ª MatB Funções; MatB Geometria 4ª Programação Linear 5ª e 6ª Probabilidades e Estatística para os MACS Pretende-se levar a cabo com os acompanhantes sessões tipo que depois poderão implementar nas escolas.

Formação 2001- 2002 Acompanhantes Dezembro Conteúdos: Módulo Inicial: Mat A; Mat B; MACS (Teoria das eleições) Modelos (Financeiros e Populacionais) Teoria da Partilha Equilibrada A Matemática na área de Projectos

Acção de Formação Matemática B Designação: Desenvolvimento do Programa do 10º ano de Mat. B para o Ensino Secundário Caracterização: Círculo de Estudos Duração: 25h- 10 semanas Destinatários: Professores de Matemática do E.S. Objectivos: Conhecer o programa; Desenvolver propostas de metodologias de ensino e de avaliação adequadas para o 10º ano. Conteúdos - Os conteúdos do 10º ano Metodologias- Trabalho de grupo intercalado por momentos em trabalho Regime de Avaliação-Apreciação de planificações desenvolvidas pelos formandos

Acção de Formação Matemática B Designação: Desenvolvimento do Programa do 11º e 12º ano de Mat. B para o Ensino Secundário Caracterização: Círculo de Estudos Duração: 25h- 10 semanas Destinatários: Professores de Matemática do E.S. Objectivos: Conhecer o programa; Desenvolver propostas de metodologias de ensino e de avaliação adequadas para o 10º ano. Conteúdos - Os conteúdos do 11 e 12º ano Metodologias- Trabalho de grupo intercalado por momentos em trabalho Regime de Avaliação-Apreciação de planificações desenvolvidas pelos formandos

Acção de Formação MACS Designação: Desenvolvimento do Programa MACS para o Ensino Sec. Módulo I Caracterização: Círculo de Estudos Duração: 25h-10 semanas Destinatários: Professores de Mat. do E.S. Objectivos: Conhecer o programa; Desenvolver propostas de metodologias de ensino e de avaliação adequadas para o 10º ano Conteúdos: Métodos de apoio à Decisão; a Estatística e modelos financeiros. Metodologias:Idêntica à da MatB Regime de Avaliação:Idêntica à da MatB

Acção de Formação MACS Designação: Desenvolvimento do Programa MACS para o Ensino Sec. Módulo II Caracterização: Círculo de Estudos Duração: 25h-10 semanas Destinatários: Professores de Mat. do E.S. Objectivos: Conhecer o programa; Desenvolver propostas de metodologias de ensino e de avaliação adequadas para o 11º ano Conteúdos: Modelos de Grafos e modelos populacionais; Modelos de probabilidades e Introdução à Inferência Estatística. Metodologias:Idêntica à da MatB Regime de Avaliação: Idêntica à da MatB

Acção de Formação a Distância MACS e Mat B Idênticas às anteriores em termos de objectivos e conteúdos Duração: 30 horas Prevê: 3 sessões presenciais

Materiais de Apoio  - Cadernos de Apoio - Estatística; Modelos de probabilidades; Introdução à Inferência Estatística - The Mathematical Theory of Elections (tradução) - Graph Models (tradução) - Modelos Financeiros?  - Brochuras - Matemática Discreta - Modelos - Probabilidades e Estatística para o MACS

Divulgação dos Cadernos de Apoio Página de Apoio ao Professor de Matemática: Possivelmente em CD-ROM Talvez em suporte de papel www.mat-no-sec.org

Informações/Orientações 1. Reunir com as escolas e apresentar as linhas gerais do plano de formação que vai ser disponibilizado às escolas, falando em particular do acompanhamento e das acções. 2. O DES vai colocar na página do acompanhamento o caderno de apoio para as probabilidades e estatística (numa versão que ainda não é a final); a teoria das eleições (ainda em Inglês); a teoria do grafos (em Inglês), a partilha equilibrada (em Inglês). Este material será indispensável para a formação de Julho e Dezembro. 3. Assim que houver autorização os programas de Matemática A, B e MACS serão postos na página de apoio ao professor. Já está homologado o 10º ano A e B, o 11º ano está pronto para ser enviado para hologação e o 12º ano está pronto para discussão. O MACS já seguiu para o gabinete da Secretária de Estado para ser homologado