Fortalecimento da Avaliação de Projetos Sociais no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
BENCHMARKING.
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Projetos de Aprendizagem
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
Metodologia Científica
Gestão do Conhecimento em Organizações
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Orientação Importante:
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Sistema de Avaliação da Pós-Graduação I Simpósio de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Setembro 2008 José Ricardo Bergmann
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES GERACIONAIS ENFOCANDO A GERAÇÃO Z
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Política Educacional Brasileira
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ESALQ DISCIPLINAS OPTATIVAS: NÃO SERIA MELHOR ACABAR COM ELAS? COM ELAS? SILVIO MOURE CICERO SILVIO MOURE CICERO PROFESSOR TITULAR.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Atuação dos agentes de Controle Social
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Pesquisa Bibliográfica
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Fortalecimento da Avaliação de Projetos Sociais no Brasil

Objetivos do projeto: Conhecer o “estado da arte” da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Contribuir para a articulação de uma comunidade de avaliadores. Conhecer e debater a produção acadêmica brasileira focada em avaliação de programas e projetos sociais. Produzir material de apoio à reflexão e prática da avaliação no Brasil.

Identificação e análise da produção acadêmica brasileira sobre avaliação de projetos sociais

Objetivos: 1º objetivo: localizar um conjunto de trabalhos acadêmicos de interesse para a área de “avaliação de programas e projetos sociais” 2º objetivo: iniciar algumas análises sobre ela, a partir das seguintes perguntas: O que a academia tem produzido sobre avaliação de programas e projetos sociais? Que campos do saber têm se dedicado à estudar a avaliação? O que estudam em relação à avaliação? Como esta produção pode contribuir com as práticas de avaliação no Brasil?

Síntese do método 1. Localização de estudos (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação) que formassem uma base abrangente sobre o campo sócio-ambiental (público e privado) 2. Localização aproximada de estudos que poderiam se aproximar do campo da avaliação. 3. Seleção dos estudos específicos que do campo da avaliação. 4. Análises preliminares desses estudos

Método - 1. Localização de estudos Escolha das base de dados Banco de Teses (CAPES) Base referencial Ampla cobertura e satisfatória organização: mais de 400 mil Dissertações e Teses Preenchimento obrigatório pelos PPG Atualização feita principalmente para a “avaliação trienal” “Objetivo”: subsidiar avaliação e acompanhamento da pós-graduação Criada em 2002 Período 1987/2007 Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (IBICT) Base com texto completo Ampla cobertura e satisfatória organização: Mais de 67 mil dissertações e teses. Bibliotecas “credenciadas” Atualização variável (“diária”)  bibliotecas não credenciadas Objetivo: disseminar informações Criada em 2002 Período 1970/2008 Mais completa Disponibiliza texto completo

Escolha de termos abrangentes Método - 1. Localização de estudos Definição de termos e palavras-chave Definição de termos, palavras-chave e associações por consultores em “avaliação de projetos sociais” Decisão de realizar a busca, numa primeira etapa, a partir de um grupo restrito de palavras Escolha de termos abrangentes minimizar perda de informações CAPES: ONG; organização não-governamental, programa social, projetos sociais e terceiro setor IBICT: ONG; organização não-governamental, programa social, projetos sociais, terceiro setor e políticas sociais

Base abrangente com estudos relacionados ao campo social Método - 1. Localização de estudos Definição de termos e palavras-chave Busca nas bases a partir das palavras e expressões realizadas por um biblioteconomista. CAPES: termo a termo  “expressão exata”  campo assunto  16 a 30 de julho  1987/2007 IBICT: entre 15 e 20 de agosto de 2008  “com a expressão” no título e resumo 1970/2008 Produção de uma base de 1393 Base abrangente com estudos relacionados ao campo social

Unificação das bases CAPES e IBICT Exclusão registros duplicados Método - 2. Localização aproximada de estudos do campo da avaliação Tratamento do material Unificação das bases CAPES e IBICT Exclusão registros duplicados Localização de palavras-chave que caracterizariam nossa área de interesse mais específica. Avaliação Abordagens Estudo e Ensino Monitoramento Análise Gestão Valor Indicadores Eficiência Eficácia Efetividade Administração Estratégia Gerenciamento Planejamento Responsabilidade Social Sócio-ambiental Resultados Políticas E Projetos Sociais Programas Sociais Terceiro Setor Ação Social Políticas Sociais ONG Organização Não-governamental Fundação Instituto Empresarial Resultados Sociais Impactos Sociais

Seleção de estudos que tivessem pelo menos um dos cruzamentos acima. Método - 2. Localização aproximada de estudos do campo da avaliação Tratamento do material Seleção de estudos que tivessem pelo menos um dos cruzamentos acima. Leitura de títulos e resumos a partir de uma amostra (200): análise qualitativa e afinamento de critérios Novo critério: manter apenas estudos que continham pelo menos Gestão e duas das palavras/expressões ou se estivesse associada aos termos Programa(s) social(is) ou Projeto(s) social(is): 577 Exclusão de estudos que não eram nada significativos (distorções e ruídos da busca) 541 estudos com maior grau de relevância.

Método - 3. Seleção dos estudos específicos que do campo da avaliação Método - 3. Seleção dos estudos específicos que do campo da avaliação. Análises Leitura dos títulos e resumos de 391 registros e análise a partir dos seguintes recortes: É significativo? Realmente é de interesse específico do campo da avaliação? Em que Instituição foi produzida e defendida (região de localização)? Em que ano foi publicado? Em que área do conhecimento? Qual o “tema” do estudo Quais as palavras-referência que o identificaram?

Método Algumas aprendizagens a partir do método Área difícil de definir: muitas palavras “giram em torno” da área A palavra “avaliação” sozinha não se mostra a melhor para localizar estudos de avaliação! Amplitude de possibilidades, aplicações, metodologias, objetos... Na leitura dos estudos se identificam muitas possibilidades de “fazer avaliações”. Ao mesmo tempo, não é qualquer análise que pode ser chamada de avaliação Qualquer recorte/ definição parece um pouco arbitrária e será parcial.

Mais análise do que avaliação Mais resultados do que processos A produção acadêmica em avaliação Onde se esconde a avaliação de programas e projetos sociais? Análise das palavras-referência (base de 130 estudos) Ocorrência Análise 68 Avaliação 61 Resultados 52 Gestão 51 Políticas sociais 40 Organizações não governamentais Projetos sociais 36 Programas sociais 32 Terceiro setor 29 Estratégia 23 Valor 22 Ocorrência Abordagem 19 Eficiência 18 Efetividade 17 Indicadores Ação social 14 Planejamento 12 Responsabilidade social Eficácia 11 Fundação Administração 9 Monitoramento 4 Gerenciamento 1 Sócio-ambiental Mais análise do que avaliação Mais resultados do que processos Muita gestão Mais políticas, projetos e programas sociais do que ONG ou Terceiro Setor

A produção acadêmica em avaliação Onde se esconde a avaliação de programas e projetos sociais? Análise das palavras-referência

Resultados A base construída 577 dissertações e teses que representam uma base relevante para o campo, porém: 66% Não são dissertações e teses relativas à área de avaliação 35% são dissertações e teses relativas à área de avaliação. Base relevante Avaliação Outros focos Debate conceitual, metodológico ou político sobre avaliação Avaliação de programa ou projeto do 3º setor Avaliação de programa sócio-ambiental público Avaliação Econômica Questões jurídicas 3o setor Análises históricas e contextuais de propostas de políticas sociais Estudos de técnicas e metodologias específicas de gestão Discussões sobre propostas de de gestão de políticas sociais Outros Gestão do 3º setor Questão política e 3o setor Responsabilidade social Capital Social Redes sociais 30% 6% 35% 29%

A produção acadêmica em avaliação Temas Análises a partir da base “avaliação”

A produção acadêmica em avaliação Ano de defesa A variação anual parece acompanhar o mesmo movimento da produção acadêmica no geral (em comparação com o BDTD)... ano  Produção em Avaliação 1995 2 1996 1197 1998 1 1999 6 2000 11 2001 3 2002 12 2003 17 2004 24 2005 36 2006 38 2007 19 2008 5

A produção acadêmica em avaliação Ano de defesa A variação anual parece acompanhar o mesmo movimento da produção acadêmica no geral (e em comparação com o número de titulados em cursos de Pós-Graduação)...

A produção acadêmica em avaliação Ano de defesa e tema Os temas variaram ao longo dos anos de maneira semelhante...

A produção acadêmica em avaliação Região de produção Pouca presença do Norte Reprodução de padrões sobre a produção científica e tecnológica..

A produção acadêmica em avaliação Área do conhecimento Muita presença da área de Administração, Educação, Ciências Sociais e Serviço Social... Mas quem será que estuda “o quê”?...

A produção acadêmica em avaliação Área do conhecimento e tema O tema do debate conceitual: está distribuído entre várias áreas Avaliações de projetos do 3º setor: presença maior da Administração Avaliações programas públicos: áreas da Educação e Ciências Sociais

A produção acadêmica em avaliação Área do conhecimento e tema

Como isso nos posiciona frente à avaliação? A produção acadêmica em avaliação O que os resultados dessas análises nos dizem? “Não existe uma definição certa para a avaliação, uma definição que, se pudesse ser encontrada, poria para sempre fim às discussões sobre qual a melhor maneira de proceder e quais as suas verdadeiras razões de ser. Aceitamos as definições de avaliação como construções intelectuais, cuja correspondência com a ‘realidade’ não é, nem pode ser, uma questão”. [Guba e Lincoln, 1989: 21] Que definições emergem dos estudos acadêmicos? A avaliação é uma análise de processos e resultados que permite o aperfeiçoamento da gestão de ONGs, projetos e programas sociais, no âmbito público ou do Terceiro Setor... Como isso nos posiciona frente à avaliação? O que essas aprendizagens nos dizem?

A produção acadêmica em avaliação O que os resultados dessas análises nos dizem? Produção sobre avaliação parece ser recente (últimos 10 anos). A produção sobre avaliação segue a curva da produção acadêmica como um todo. Avaliação perpassa diversas áreas: é estudada por muitos campos do saber. A Administração parece enfocar mais o Terceiro Setor, enquanto a Educação e o Serviço Social os programas sociais públicos. Uma produção acadêmica significativa sobre avaliação começa a existir.Torna-se possível a configuração de espaços (encontros, congressos, periódicos) para divulgar estes estudos.