Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Lei de 9/12/2009 Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Brasilia, 14 de abril de 2010 Branca Americano – MMA.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Plano de Gestão Energética Prof.. Tomaz Nunes
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
Resultados e Ações Pré-Certificação
Sistemas de Gestão Integrada
Brasília, 27 de setembro de 2012
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
Eficiência Energética no Código de Obras da Cidade do Salvador
Gerência de Infra-Estrutura
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
Informes da Diretoria Executiva de Administração e Finanças
Implementação de Sistemas
O Que é Meio Ambiente??.
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Fundo Nacional sobre Mudança do Clima
Termo de Referência nº. 01/2011
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
Curso Técnico em Meio Ambiente
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Cooperação Técnica para
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1 Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias PLDO 2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília - maio/09.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
Oficina de Boas Práticas - InfraSIGs -
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Quem somos. A empresa Cold Time (nome fantasia,razão social Olycruz serv. de refrigeração e ar condicionado-EPP) está no mercado há 16 anos fundada em.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Gerenciamento de Integração.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
Política Nacional de Habitação
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
Maior programa de infraestrutura
Visão Geral da Gestão de Projetos
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental FÓRUM SPOAS 26 de Maio de 2011 Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente

Projeto Chillers Protocolo de Montreal Objetivo: eliminar as Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio – SDOs. Mecanismo de Funcionamento: países desenvolvidos que historicamente tiveram maior consumo de SDOs apóiam financeiramente medidas para eliminar o consumo dessas substâncias nos países em desenvolvimento. Origem dos Recursos: Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal – FML, por meio do PNUD.

Plano Nacional de Eliminação dos CFCs - PNC Aprovado em 2002 com recurso de US$ 26,7 milhões Objetivo: eliminar o consumo remanescente de CFCs por meio de projetos de conversão industrial e gerenciar o seu passivo por meio de ações de recolhimento, reciclagem e regeneração. Resultado: eliminação do consumo de CFCs em 2010.

Projeto Resfriadores de Líquido (Chiller) Recursos remanescentes do PNC: Aprovação pelo ExCom do projeto de substituição ou retrofit de Chillers com CFCs em órgãos públicos federais localizadas no Distrito Federal; Orçamento: US$ 1,64 milhões para substituição de equipamentos; Número de equipamentos: pelo menos 3 chillers, conforme recurso; Coordenação: Ministério do Meio Ambiente; Execução: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Ações previstas Consultor especialista em chillers para realizar diagnóstico em edificações públicas federais, com ou sem fins lucrativos; Identificação de Chillers com CFCs em funcionamento; Levantamento dos dados: marca, modelo, carga de CFCs, consumo energético, capacidade em TR, etc; Análise dos dados coletados para definição dos critérios de elegibilidade; Apresentação de proposta de execução técnica, contemplando os elementos necessários para o adequado funcionamento do Chiller; Acompanhamento da substituição ou retrofit do Chiller Elaboração de relatório e publicação dos resultados.

Apoio Esperado das SPOAs Apoio para identificação de Chillers com CFCs em funcionamento; Apoio ao trabalho do consultor, com indicação dos contatos necessários nas edificações públicas; Apoio para a definição dos critérios de elegibilidade; Apoio para as alterações necessárias da infraestrutura local (adaptações); Apoio para os reparos necessários aos elementos externos dos chillers, exemplos: fan coil, torre de esfriamento, etc.

Projeto Piloto da “Esplanada Sustentável” “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Secretaria Projeto Piloto da “Esplanada Sustentável” Secretaria de Orçamento Federal (SOF) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Objetivo: Etiquetagem de eficiência energética, segundo Programa de Etiquetagem de Eficiência Energética para Edifícios Públicos do Procel/Eletrobrás/MME. Objeto: 60% dos Edifícios Sede da Esplanada dos Ministérios – já iniciado no MME e MMA (retrofit realizado em 2009), em curso no MP. Equipe: Técnicos especializados do Ministério do Meio Ambiente (Analistas de Infraestrutura e Analistas Ambientais da Coordenação de Energia e Meio Ambiente)

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Diagnóstico Ambiental (Elaboração de questionários padrão): - Análise dos componentes da envoltória (piso, parede, teto). - Análise da adequação das proteções solares- análise de insolação. - Levantamento de lay-out - Levantamento do sistema de condicionamento de ar. - Levantamento do sistema de iluminação artificial. - Levantamento dos revestimentos e pinturas internos para aproveitamento da luz natural.

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Diagnóstico Ambiental (Relatório a partir dos levantamentos e análises realizados): - Definição de diretrizes para os componentes da envoltória visando a diminuição de carga térmica - Proposta de adequação das proteções solares - Projeto Padrão de lay-out interno - Projeto de retrofit do sistema de condicionamento de ar - Projeto de retrofit do sistema de iluminação artificial - Definição de diretrizes para os revestimentos e pinturas internos visando melhor aproveitamento da luz natural

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Etiquetagem / Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios (RTQ-C): Trata especificamente dos itens avaliados como, - Envoltória, - Sistemas de Iluminação e - Sistemas de Condicionamento de Ar. Traz também as equações e os cálculos de eficiência energética destes itens em um edifício.

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios CRONOGRAMA- Ano I Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Levantamento ****** ***** Diretrizes da envoltória e revestimento interno/ projeto padrao lay-out Proj. Insolação Proj. Retrofit- Ar Proj. Retrofit- Iluminação

“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios CRONOGRAMA- Ano II Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Proj. Retrofit- Iluminação ***** Preenchimento dos formularios e documentos para Etiquetagem *** Submissão para Etiquetagem