Papel da Psicologia no HMASP frente ao PPREB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Exército Brasileiro.
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
1.
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Internação Compulsória: Interface entre a Saúde e a Justiça
Seção de Planejamento do PPREB
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
O campo da Psicologia no CRAS
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
Mauro Luís Silva de Souza
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Fundação do Esporte e Lazer do Estado
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Diretoria de Assistência Social da Marinha
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
E NTREVISTA I NICIAL Ms. Otília A. M. Loth. E NTREVISTA I NICIAL Estabelecer uma atmosfera agradável para que o cliente se sinta a vontade. Obter as informações.
Ciclo de Planejamento PPA.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Videoconferência com PCNP de Tecnologias Educacionais CETEC 14/11/2014.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
Fórum Nacional de Educação
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atuação dos agentes de Controle Social
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Organograma SRH SRH DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - DAPE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - DIDEP ASSESSORIA.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Exército Brasileiro.
CRIAÇÃO DO NASF.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Papel da Psicologia no HMASP frente ao PPREB 1º Ten QCO Mellagi

Objetivos Minimizar as dificuldades e os possíveis problemas psicológicos acarretados aos militares que passam para a reserva, bem como o impacto provocado pelo processo de transição do trabalho para o pós-trabalho (Inciso I do Art. 2º da Portaria nº 222); Esclarecer sobre essas dificuldades que os militares encontrarão ao ingressarem na reserva, junto com as ações que visam amenizar a ruptura da identidade militar, criada ao longo do serviço ativo; Contribuir para o esclarecimento e direcionamento de projetos pessoais dentro e fora da Força.

Áreas de Interesse I - Educação e Cultura II - Educação Financeira III - Empreendedorismo IV - Familiar V - Integração Social VI - Aspectos Legais VII - Lazer VIII - Saúde

Áreas de Atuação da Psicologia I - Educação e Cultura II - Educação Financeira III - Empreendedorismo IV - Familiar V - Integração Social VI - Aspectos Legais VII - Lazer VIII - Saúde

Procedimento Formação de grupos de reflexão entre os voluntários (média de 10 pessoas); Dinâmica de Grupo, técnicas de relaxamento; Discussão sobre as expectativas de entrada à reserva remunerada; Apresentação de filmes, depoimentos, pesquisas; Revisão e balanço da carreira militar, discussão das conquistas e frustrações; Discussão sobre os projetos de vida após o encerramento do serviço militar ativo e inclusão de temas ligados à família, vínculos sociais, saúde e assuntos emergentes. Média de 3 a 4 sessões de 1 hora e 30 minutos cada;

Procedimento Os voluntários que assim desejarem, poderão solicitar acompanhamento terapêutico individual; Avaliação das sessões e encaminhamentos; Disponibilização de apoio psicológico às outras etapas e áreas do programa.

Questionário entre militares da reserva remunerada Quais as maiores dificuldades que o senhor encontrou na entrada para a reserva? (22 itens) O que o senhor fez para enfrentar essas dificuldades? (27 itens) Média de idade: 65 anos Não exercem qualquer atividade remunerada: 63%