Daniel de Vasconcelos Campos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE 1 – Transformações - Translação
Advertisements

Funções para serem usadas no exercício de Lab
Distâncias.
Retas.
Instituto de Computação - UFF 1 Computação Gráfica I Professor: Anselmo Montenegro Conteúdo: - Transformações geométricas no plano.
Real Time Rendering.
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
O que é Iluminação? Fenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfícieFenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfície.
Parte 1 – Conceitos de Real Time Rendering. a. Pipeline Gráfico.
Navegador de cenas com openGL e rastreamento de raios
Transformações Geométricas
Traçado de Raios e Modelos de Iluminação por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio.
Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass
Algoritmo de Rastreamento de Raios
Computação Gráfica Interativa - Gattass
Parâmetros Geométricos de Câmeras
MGattass Rotações e Quatérnios. MGattass Objetos compostos hierarquicamente.
Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass
Interface para rotações Tipo ArcBall
MGattass Algoritmo de Rastreamento de Raios. MGattass Registros da camera obscura (latim) 1.Mo-Ti (V século antes de Cristo) – quarto escuro com pequeno.
Trabalho 2 – Imagens Panorâmicas
Transformações Geométricas Coordenadas Homogêneas e Rotações.
Linha de produção de imagens com o OpenGL™ (OpenGL Rendering Pipeline)
MGattass Algoritmo de Rastreamento de Raios. MGattass Registros da camera obscura (latim) 1.Mo-Ti (V século antes de Cristo) – quarto escuro com pequeno.
Computação Gráfica Módulo III – Geometria
Arcball Gustavo de Sá Carvalho Honorato. Sumário Introdução Algoritmo.
Alberto B. Raposo e Marcelo Gattass
Dissertação de Mestrado
CAPÍTULO Sistemas de referência 2. Modelo geométrico
1 Professor Rogério B. de Andrade - Aula 001- Dez/2008 Técnicas e Linguagem de Programação.
Para que usamos os vetores na dinâmica ?
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Procedimentos de Instalação Próximo Clique nos links para acessar Para instalação do sistema, siga os seguintes passos: Mapeie o servidor de modo a enxergar.
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono
Computação Gráfica – Transformações Geométricas
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
Introdução à Computação Gráfica Projeções
Módulo 6 – Rolamento e corpos rígidos
Transformações Geométricas
Rotação Trabalho 3 Pablo Bioni. Implementação do Arcball O Arcball é uma maneira muito intuitiva e amplamente utilizada pelos principais softwares de.
Ray Tracing Patrícia Cordeiro Pereira Pampanelli
Carlos Oliveira Rotação Carlos Oliveira
FUNDAMENTOS DE COMPUTACION GRAFICA Jessica Palomares
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Traçado de Raios e Modelos de Iluminação por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio.
Computação Gráfica – Visibilidade
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Ambient Occlusion Disciplina: Fundamentos de Computação Gráfica Professor : Marcelo Gattass Allan Carlos Avelino Rocha Departamento de Informática.
Realidade Virtual Aula 4
Skeleton and Skinning Pablo Carneiro Elias 30 de maio de 2006.
Visão Computacional Geometria de Transformações Luiz M. G. Gonçalves.
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 11) Prof. Alessandro Bernardo.
Computação Gráfica – Transformações Geométricas
Realidade Virtual Aula 5
Visualização Tridimensional
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Algoritmo de Rastreamento de Raios
Computação Gráfica – Transformações Geométricas Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Visualização Tridimensional. Quando se trabalha em três dimensões, o SRU (Sistema de Referência do Universo) passa a ser composto por três eixos ortogonais.
Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada por um conjunto.
Modelo e Câmera e Projeção no OpenGL
Arc Ball Luís César Arc Ball Modelo possui propriedades matemáticas interessantes como conservação da rotação; Transformações das.
4º Trabalho - Arcball André Luiz Reis. Maneira intuitiva de visualizar objetos 3D; Cria-se uma esfera em torno do objeto coincidindo seus centros de gravidade;
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Geometria Epipolar Correspondência a partir da calibração das câmeras ou Forma a partir de correspondências.
Computação Gráfica – Transformações Geométricas Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Transcrição da apresentação:

Daniel de Vasconcelos Campos Programação em OpenGL Daniel de Vasconcelos Campos

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens Técnica do ARCBALL

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens Técnica do ARCBALL

Problema Proposto: Faça um programa que com um botão leia um arquivo de cena do tipo do rt4 e, através das teclas, , , mova a câmera para esquerda, direita, para cima e para baixo, respectivamente. O usuário deve também poder apontar com o mouse um objeto da cena e com isto a câmera deve rotacionar de forma a que o centro do objeto fique no eixo óptico da câmera. Implemente esta rotação inicialmente de qualquer maneira mas depois faça uma animação onde o movimento da câmera seja o mais suave e natural possível.

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens Técnica do ARCBALL

Análise do problema : O problema foi dividido em partes para que fosse mais fácil resolvê-lo; Parte 1: Faça um programa que com um botão leia um arquivo de cena do tipo do rt4 e, através das teclas, , , , mova a câmera para esquerda, direita, para cima e para baixo, respectivamente.

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens para o 1⁰ subproblema Técnica do ARCBALL

Glu Look At void gluLookAt(GLdouble eyex, GLdouble eyey, GLdouble eyez, GLdouble centerx, GLdouble centery, GLdouble centerz, GLdouble upx, GLdouble upy, GLdouble upz); Dados: eye, center, up (definem o sistema de coordenadas do olho) Determine a matriz que leva do sistema de Coordenadas dos Objetos para o sistema de Coordenadas do Olho up eye center Coordenadas dos objetos Coordenadas do olho eye

Análise do problema : Parte 2: (Não implementado) O usuário deve também poder apontar com o mouse um objeto da cena e com isto a câmera deve rotacionar de forma a que o centro do objeto fique no eixo óptico da câmera. Implemente esta rotação inicialmente de qualquer maneira mas depois faça uma animação onde o movimento da câmera seja o mais suave e natural possível.

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens para o 2⁰ subproblema Técnica do ARCBALL

Possíveis abordagens para o 2⁰ subproblema O próximo ponto seria utilizar a matriz que faz a rotação xe ye ze para xw yw zw. Este passo é melhor explicado no próximo slide.

Roda xe ye ze para xw yw zw Computação Gráfica Interativa - Gattass 3/23/2017 Roda xe ye ze para xw yw zw zo yo xo center eye ze xe ye xe , xo ye , yo ze , zo Modelo de Camera do OpenGL

A partir daí, a técnica do ARCBALL, seria útil para que o usuário tenha a possibilidade de enxergar o objeto do melhor ângulo de interesse.

Tópicos Problema proposto Análise do problema Possíveis abordagens para o 2⁰ subproblema Técnica do ARCBALL

ARCBALL Transforma as coordenadas 2D do Mouse em rotações. No modelo proposto por [2], possui a importante propriedade de conservação das rotações.

ARCBALL O procedimento mapeia as coordenadas dos pontos inicial e final na esfera. pt.x = (screen.x – center.x)/radius; // center : Centro da Esfera pt.y = (screen.y – center.y)/radius; // radius : raio da esfera r = pt.x*pt.x + pt.y*pt.y; IF r > 1.0 THEN // Fora da Esfera s = 1.0/sqrt[r]; pt.x = s*pt.x; pt.y = s*pt.y; pt.z = 0.0; ElSE pt.z = sqrt(1.0‐r) ENDIF

ARCBALL Há duas possibilidades de algoritmos: Quaternions Eixo fixo de rotação e o ângulo que se deseja rotacionar( Matriz de rotação).

ARCBALL - Quaternions: Com os pontos, cria‐se dois quaternions p0 e p1 p0 = (x0,y0,z0,0) // x,y,z calculados no mapeamento p1 = (x1,y1,z1,0) // x,y,z calculados no mapeamento q = p1 p0*// onde p0* é o conjugado de p0 q é o quaternion que descreve a rotação.

ARCBALL -Ângulo e Eixo fixo de rotação: Com os pontos, cria‐se dois vetores p0 e p1 p0 = (x0,y0,z0) // x,y,z calculados no mapeamento p1 = (x1,y1,z1) // x,y,z calculados no mapeamento vrot = p0 × p1 // Eixo de Rotação ang = 2 * acos(p0 ∙ p1)// Angulo de Rotação Nesse caso gira‐se o ângulo correto, já em relação `a quaternions o ângulo é a metade.

Referências [1] Notações de aula [ Marcelo Gattass] [2] ARCBALL:A User Interface for Specifying Three-Dimensional Orientation Using a Mouse[Ken Shoemake] [3] Utilização de quatérnios para representação de rotações em 3D[ Sergio Coutinho de Biasi e Marcelo Gattass]