Formas Alternativas de Remuneração em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL SAMARITANO SÃO PAULO
Advertisements

Faturamento anual do setor privado de saúde entre operadoras e prestadores R$ 16 Bilhões.
A AGENDA REGULATÓRIA DA ANS ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIOS
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Relação entre Prestadores de Serviços e Operadoras de Planos de Saúde
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Professor:João Galdino
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Acesso: 5 pontos para discussão
Desenhos de mercados de energia com alta participação de renováveis
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Projeto do Semestre Logística de suprimentos e integração com fornecedores Grupo 1993.
Conceitos do Projeto – J4
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Avançar Prezados Clientes,  
Atualização na formatação de preços dos procedimentos “por pacote” e tabelas de diárias compactadas Dra.Giuseppina Pellegrini "A vida não se abala com.
10 Lições para a Educação Financeira
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
O difícil equilíbrio da regulamentação
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Marketing de Serviços O diferencial.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
Economia Social Profa. Danielle Carusi Prof. Fábio Waltenberg Aula 13 (parte III) – dezembro de 2010 Economia – UFF.
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
Reabilitacao Geriatrica
Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P
MURICY CONSULTORIA LTDA
Administração de Empresas Pessoais
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Projeto de Gestão de Processos
Faturamento Hospitalar
Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Mecanismos de Regulação
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Desafios brasileiros: saúde pública
Gislaine de Cássia Piovan RA: ) A Dell é uma das maiores empresas de distribuição de grande tecnologia, é moderna, possui um quadro de funcionários.
Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12 Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12.
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
8º Semestre de Debates GVsaúde Impactos da Crise Econômica na Saúde DR. ARLINDO DE ALMEIDA Presidente Abramge 16/03/2009.
Setor de Energia Elétrica 1930 até 1990: Estado presta o serviço Consequências: (i)Tarifas baixas para controlar a inflação gerando déficit setorial (ii)Empreendimentos.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Impacto da Judicialização no Custo da Saúde
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
REDE HOSPITALAR DE SANTAS CASAS E FILANTRÓPICOS BRASILEIROS HOSPITAIS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS SUS TOTAL SUS LEITOS
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
Análise das Demonstrações Contábeis
INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros.
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
DIREX 04/040. DIREX 04/040 “1. Matérias para Deliberação 1. 1 “1. Matérias para Deliberação 1.1. DIREX 04/040 – Nova Estrutura das Clínicas Próprias.
GESTÃO DE SAÚDE Rosemeire Bueno – Diretora de Assistência a Saúde Enfª Valéria Santos – Coordenadora da Medicina Preventiva SEPREV– INDAIATUBA/SP SEPREV.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil e Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Formas Alternativas de Remuneração em Saúde Benny Weksler

Por Que? Existe a sensação geral entre a fonte pagadora e os prestadores de que o modelo atual pode estar esgotado O equilíbrio financeiro não esta sendo mantido O consumidor não esta satisfeito

Consumidor Operadora Prestador

Situação Atual “Fee for Service” Pacote

“Fee for Service” Taxímetro

Problemas Não há compromisso com o custo médico por parte do prestador Tabela complexa gera glosas Custo de auditoria Prestadores menores mais vulneráveis Quem pressiona por qualidade?

Pacotes Remuneração fixa por um procedimento médico Aberto Fechado

Problemas Preços determinados por um mercado em dificuldades Custos variáveis são reajustados com frequência no Brasil, desequilibrando o preço Pacotes fechados não contemplam complicações Pacotes abertos não reduzem o custo medico e/ou melhoram qualidade de atendimento

Fazer Diferente É possível restaurar equilíbrio a equação? Remunerar melhor Incentivar crescimento Melhorar qualidade de atendimento

DRG Per Diem diária global Captação

Per Diem/Diária Global Remuneração baseada em um preço global para todos os serviços prestados Já praticado em algumas instancias (pacientes crônicos/CTI)

Per Diem/Diária Global Fácil de cobrar e pagar Auditoria técnica Estimulo a economia (prestador) Não necessariamente estimulo a melhoria técnica

Per Diem/Diária Global Como lidar com o mix dos pacientes? O tipo de pacientes atendidos pode facilmente desequilibrar o sistema Equilíbrio complexo entre fonte pagadora e prestador

Captação Operadora delega os cuidados de uma carteira a uma rede de prestadores de serviço A rede administra os pacientes e recebe uma remuneração fixa por paciente

Imagem Hospitais Laboratórios Médicos

Captação A rede tem que ser integrada Todos tem que ter parte na redução dos custos médicos Estimulo ao bom cuidado médico Potencial para enormes ganhos/perdas financeiras para a rede Proteção para a operadora

Captação Qual a operadora disposta a ceder controle dos seus ativos? Necessidade de re-seguro Rede tem que estabelecer auditoria própria Estimulo a verticalização

DRG Diagnostic Related Groups Remunera de acordo com patologia e procedimento

DRG Hérnia inguinal em paciente jovem Hérnia inguinal em paciente idoso com diabetes, hipertensão arterial, DPOC

DRG Prestadores recebem de acordo com gravidade do paciente Estimula busca para soluções mais baratas Estimula boas praticas medicas Modifica por completo sistema de cobrança Mantém custo alto de auditoria

DRG Implantação depende de trabalho estatístico exaustivo Necessita da proporção de custo MM/pessoal/hotelaria Trabalho de custo nos prestadores

As coisas não estão tão ruins que não podem piorar!!!

Precisamos de uma ampla discussão sobre a remuneração de serviços de saúde que possa garantir o crescimento sustentável do setor privado, o retorno dos investimentos em saúde e a melhora da satisfação do consumidor