P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Trabalho Decente e Juventude
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Quem é o jovem brasileiro?
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
“La discriminación por etnia o raza”
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Os Jovens no Brasil.
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Cultura.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
Fórum de Secretários Executivos
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rio Mulher.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
“Contra a fome e a violência sexista”
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
TransFormação: Habilidades para Produtividade
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Educação básica de qualidade para todos
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
Transcrição da apresentação:

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E

HISTÓRICO DO GRUPO INTERMINISTERIAL P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E HISTÓRICO DO GRUPO INTERMINISTERIAL Composto por 19 órgãos de Governo Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República Início em março de 2004 8 meses de trabalho 44 reuniões da Coordenação-Executiva 07 oficinas com os sub-grupos temáticos Participação em eventos temáticos Visita a entidades da sociedade civil e organismos internacionais

RESULTADOS DO GRUPO INTERMINISTERIAL P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E RESULTADOS DO GRUPO INTERMINISTERIAL Elaboração de um diagnóstico das condições da população de 15 a 24 anos Mapeamento das ações governamentais federais que atendem os jovens, mesmo que de forma não exclusiva 131 ações vinculadas a 45 programas Implementação de políticas em 18 Ministérios 19 ações específicas ao público jovem

POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE www.planalto.gov.br/secgeral (61) 3411-1160

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E Jovens fora da escola ou com defasagem idade-série1. 17,1 milhões (51%) de jovens estavam fora da escola e, destes, 11 milhões (66%) não concluíram o Ensino Médio. 4,5 milhões (20%) de jovens de 18 a 24 anos ainda freqüentavam a escola básica (fundamental e médio). DESAFIO: Ampliar o acesso e a permanência na escola de qualidade Programas: PROUNI (MEC) FIES (MEC) Merenda Escolar na Educação Básica (MEC) Apoio a melhoria do ensino médio noturno (MEC) Distribuição de acervos bibliográficos e de multimída para as escolas (MEC) Todas as ações são do Ministério da Educação. Prouni – Programa de acesso ao ensino superior em universidades particulares. Concedeu este ano 200 mil vagas para jovens carentes. Fies – Financiamento Estudantil. Oferece bolsas de estudos para jovens carentes em universidades particulares.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E 2. Jovens analfabetos1. 1,2 milhão (3,6%) de jovens analfabetos, 70% na Região Nordeste e 73% negros. DESAFIO: Erradicar o analfabetismo entre os jovens Programas: Brasil Alfabetizado (MEC) Apoio ao transporte escolar para alfabetizadores de jovens e adultos Concessão de bolsa aos alfabetizadores Apoio a distribuição de merenda escolar aos alfabetizandos de jovens e adultos

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E 3. Inadequação para o mercado de trabalho1. 14,3 milhões(63%) de jovens de 18 a 24 anos ainda não concluíram o Ensino Médio. DESAFIO: Preparar para o mundo do trabalho Programas: Primeiro Emprego - Consorcio Social de Juventude (MTE) Juventude Cidadã – (MTE/SEDH) Soldado Cidadão (MD) Consórcio Social de juventude beneficia hoje mais de 45 mil jovens. Prepara o jovem para o mundo do trabalho. Soldado Cidadão é uma ação do Ministério da Defesa. Prepara o jovem para o mundo do trabalho.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E 4. Desemprego1. A taxa de desemprego dos jovens de 18 a 24 anos (17%) era o dobro nacional (9%). DESAFIO: Gerar trabalho e renda Programas: Programa Primeiro Emprego - Jovem Empreendedor (MTE) Programa de Geração de Trabalho e Renda (MTE) Primeiro Emprego – Subvenção Econômica (MTE) Jovem Empreendedor é uma ação do Programa Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho. Visa apoiar ações de empreendedorismo juvenil. Até o final deste semestre será lançado um edital público para a seleção dos projetos a serem financiados. PROGER –Programa de Geração de Trabalho e Renda é uma ação do Ministério do Trabalho. Visa o financiamento de ações para a geração de trabalho e renda. Não tem a juventude como público alvo, porém perpassa pela mesma. Primeiro Emprego Subvenção – é uma linda do Programa Primeiro Emprego onde oferece incentivo as empresas a contratarem jovens.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E Gravidez precoce, mortes por causas externas (homicídio, trânsito, suicídio e outras) e consumo de drogas Em 2001, dos 3,2 milhões nascidos vivos, 695 mil (22,6%) eram de mães entre 15 e 19 anos.2. Cerca de 32 mil jovens morreram por causas externas em 2001.2. DESAFIO: Promover Vida Saudável Programas: Apoio a projetos para redução da demanda e oferta de drogas (SENAD) Apoio a saúde do jovem (MS) Prevenção DST/AIDS (MS) Campanha de orientação sobre a gravidez precoce (MS) Apoio a projetos para a redução da demanda e oferta de drogas é uma ação do Gabinete de Segurança Institucional. Apóia ações de fortalecimento dos Conselhos Municipais e Estaduais Anti-Drogas. Toda a área de saúde do jovem é realizada por dentro do SUS, porém o Governo se utiliza de campanhas institucionais específicas para atender ao jovem.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E Baixo acesso às atividades de esporte, lazer e cultura Em 2001, cerca de 21% dos municípios brasileiros não tinham uma biblioteca publica, 92% não tinham cinema e 24% não contavam com ginásios poliesportivos.4. DESAFIO: Democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e a tecnologia da informação Programas: Pontos de Cultura (MINC) Segundo Tempo (MESP) Mala do Livro (MDA/MEC) Apoio a Centros de Juventude (MDS) Casa Brasil (SECOM) Fome de Livro (MINC/MEC) Pontos de Cultura visa levar as comunidades estúdios multi-meios para o desenvolvimento de habilidades na área da produção visual, musica e tecnologia. Já forma aprovados 100 pontos de cultura. Até o final do ano serão mais 200. Casa Brasil é um programa da Secom. Visa a implementação tele-centros. Está previsto para este ano 90 Casas Brasil. Fome de livro é uma ação do Ministério da Cultura e MEC. Visa a implementação de bibliotecas comunitárias nas áreas de baixo desenvolvimento social e humano. Mala do Livro é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e MEC. Visa levar as áreas rurais bibliotecas comunitárias.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E 7. Violação dos direitos humanos Em 2001, 71% das instituições sócio-educativas (FEBEMs) foram consideradas inadequadas segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.6. De acordo com o DEPEN, do total da população carcerária, em torno de 30% teria entre 18 e 24 anos.7. DESAFIO: Promover os direitos humanos e as políticas afirmativas Programas: Pintando a Cidadania (MESP) Programa Sentinela (MDS) Programa Paz nas Escolas (MDS) Agente Jovem (MDS) Combate a violência contra as mulheres Pintando e Cidadania e Pintando a Liberdade são programas do Ministério dos Esportes. O jovens em conflito com a lei ou em privação de liberdade produzem equipamentos esportivos para serem distribuídos na rede de ensino público. Paz nas escolas é uma ação que apóia projetos para a redução de violência no âmbito da escola, seja na educação de trânsito ou em distúrbios sociais. O Programa Agente Jovem beneficia hoje 55 mil jovens.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E 8. Baixo engajamento social 85% dos jovens não participam de atividades associativas e/ou comunitárias (Instituto Cidadania/SEBRAE). DESAFIO: Estimular a cidadania e a participação social Programas: Conselho Nacional de Juventude (SG/PR) Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio-Ambiente (MMA/MEC) Agenda 21 Jovem (MEC/MMA) Agenda 21 Jovem é uma ação do Ministério da Educação que visa levar a escola os tratados da agenda 21 sobre o meio ambiente.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E O Jovem rural e suas especificidades1. Taxa de analfabetismo de jovens nas áreas rurais é (10%) três vezes maior que a das áreas urbanas (3%) e o rendimento médio do trabalho (R$94) bem menor que o dos jovens das áreas urbanas (R$ 270). DESAFIO: Melhorar a qualidade de vida dos jovens no meio rural e nas comunidades tradicionais. Programas: Nossa Primeira Terra (MDA) Pronaf Jovem (MDA) Apoio a implementação de educação profissional de nível básico em escolas agrícolas (MEC/MDA) Fomento ao desenvolvimento local para comunidades remanescentes de quilombos (SEPPIR) Nossa Primeira Terra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento agrário. Visa oferecer crédito para a compra de terra a jovens cooperativados.

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E DESAFIOS Ampliar o acesso e a permanência na escola de qualidade Erradicar o analfabetismo entre os jovens Preparar para o mundo do trabalho Gerar trabalho e renda Promover vida saudável Democratizar o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à tecnologia da informação Promover os direitos humanos e as políticas afirmativas Estimular a cidadania e a participação social Melhorar a qualidade de vida dos jovens no meio rural e nas comunidades tradicionais

Não Específicas 123 4,639 Bilhões QUADRO GERAL DAS AÇÕES Classificação Quantidade Valor LOA - 2004 Específicas 20 260 Milhões Não Específicas 123 4,639 Bilhões Total 143 4,899 Bilhões Específicas : atendem exclusivamente ao jovem; Não específicas: jovem como público alvo, porém não exclusivo.

QUADRO GERAL DE PROGRAMAS – PPA 2004-2007 * Ministérios que tiveram ações incluídas pela Coordenação do GT

DESAFIOS X AÇÕES DE GOVERNO - 2004 * Valores em R$ Milhões

SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE Formular, supervisionar, coordenar, integrar e articular políticas públicas para a juventude Articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para a juventude Desempenhar as atividades da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Juventude

CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE Formular e propor diretrizes da ação governamental voltas à promoção de políticas públicas de juventude Fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade sócio-econômica juvenil

P O L Í T I C A S P Ú B L I C A S D E J U V E N T U D E LEGISLAÇÃO Lei Nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. 2. Decreto Nº 5.490, de 14 de julho de 2005. Dispõe sobre a composição e funcionamento do Conselho Nacional de Juventude - CNJ, e dá outras providências. 3. Portaria Nº 54, de 28 de julho de 2005 Dá posse aos membros titulares e suplentes do Conselho Nacional de Juventude.