Encontro de Especialistas em Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
O ESDE COM QUALIDADE.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Questionário de Avaliação Institucional
Cidade Educadora, Cidade Saudável
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Funções e Atribuições do Diretor
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Qualidade na Educação e na gestão pedagógica das Escolas do Campo: concepções, possibilidades e desafios do Diretor Escolar Encontro de Diretores das Escolas.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
A Gestão participativa
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A arte de liderar e construir excelência em Educação Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.
O papel pedagógico do órgão gestor
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Encontro de Especialistas em Educação Básica O Especialista em Educação Básica em Tempos de construir educação de excelência Encontro de Especialistas em Educação Básica Hotel Tauá, 11 a 15/03/2013 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental

“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo “Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

O MUNDO PÓS-MODERNO Implosão de princípios éticos Fragmentação de valores Crise de paradigmas Tecnologia Corrupção Fundamentalismo Neonazismo Implosão dos grandes sistemas Drogas Bulling Ateísmo Consumismo Crise nas famílias Violência Intolerância ética Primavera árabe

OS NOVOS PARADIGMAS Surgimento de novos PARADGIMAS SOCIEDADE, na sua história: “Locus” da vida, das tramas sociais, dos encontros e desencontros SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: movimenta-se: . na continuidade e descontinuidade . na universalização e na fragmentação . no entrelaçamento e na ruptura Surgimento de novos PARADGIMAS

O que é um PARADIGMA? “É um conceito que está referendado a modelo, tipo exemplar e que, a partir de um momento da história da humanidade, pressupõe o conceito de aceitação.” Marcondes A CRISE DE Paradigmas leva à mudança de paradigmas: mudança conceitual mudança de visão de mundo insatisfação com os modelos predominantes busca de novas alternativas

Posturas mais frequentes frente às mudanças Defender-se Manter status quo Reagir contra Postura REACIONÁRIA Reagir quando demandado Postura REATIVA Estar à frente Promover mudanças Assumir responsabilidades Postura PROATIVA Perigo: “cautela imobilizadora” e “ímpeto inconsequente”.

“Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas “Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. São novos tempos que exigem novas atitudes. Não dá para fazer a velha edição para as coisas que caminham em direção à excelência” Mário Sérgio Cortella

ALGUNS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE ALUNO: Centro do Sistema Escolar, Sujeito da Aprendizagem ESCOLA INCLUSIVA: Centro do Sistema Educacional EIXO DO TRABALHO DA ESCOLA: gestão pedagógica GESTÃO DEMOCRÁTICA: exigência para a escola pública FOCO NA APRENDIZAGEM E NOS RESULTADOS: definição de metas Inclusão Social FAMÍLIA E COMUNIDADE: direito de participação Equidade

ALGUNS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE CONTEÚDO CURRICULAR: meio para desenvolver capacidades ou habilidades EDUCAR E CUIDAR: perpassa toda a Educação Básica AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: diagnóstica e formativa, visa o progresso individual e contínuo do aluno CURRÍCULO, MATRIZ CURRICULAR, EIXOS TEMÁTICOS, REDES DE APRENDIZAGEM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (...)

Alguns pressupostos dos processos de ENSINO E APRENDIZAGEM Todo aluno é capaz de aprender Todo professor é capaz de ensinar Aluno motivado, com autoestima elevada aprende com mais facilidade Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social fazem parte do mesmo processo Ensino contextualizado, aprendizagem significativa, desenvolvimento de competências e habilidades Valorização do saber do aluno, seus avanços e progressos e acolhimento em suas dificuldades Relação professor/aluno: afeto, apoio, parceria, ética (...)

Educação Inclusiva e de Qualidade O desafio da Escola na modernidade ser emancipadora, libertadora e inclusiva recuperar a sua centralidade que é o aluno cuidar e educar este aluno CORRESPONSABILIDADE Sistema Educacional Comunidade Demais Órgãos Públicos Família Profissionais da Educação

O Especialista em Educação Básica na Escola da Modernidade A Escola hoje precisa do profissional com as características de formação do Especialista em Educação Básica (SP/OE)? A Supervisão Pedagógica / Orientação Educacional são necessárias para o êxito do trabalho do Professor em sala de aula? A função de Especialista é relevante para que a escola cuide e eduque os alunos garantindo melhor ensino e mais aprendizagem? Com Certeza, SIM

Especialista em Educação Básica MISSÃO DESAFIADORA de SER: Educador, no exercício de suas funções Articulador de todo o conjunto escolar Apoio, orientador e parceiro do professor Articulador das relações internas e externas da escola Líder na coordenação do processo de ensino e aprendizagem da escola Modelo de profissionalismo, sujeito de transformação Fonte irradiadora do despertar e do fomentar o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos

Para cumprir esta Missão... Não basta ter conhecimentos, habilidades e atitudes Cada pessoa será reconhecida no seu fazer pela sua atuação, pela entrega do trabalho e pela obtenção de resultados Por que: Liderança / Competência

O Especialista em Educação Básica Papel de Liderança Papel Político Papel Pedagógico

Cinco competências essenciais na arte de liderar 1 Abrir a mente Elevar a Equipe Recrear o Espírito Inovar no trabalho Ter visão de futuro 2 3 4 5 “O ponto de partida para a melhoria é reconhecer a necessidade”. Imai

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO SPO-FBB002-20090325 ev10 enc 03a05-03 VONTADE AÇÃO CONHECIMENTO VONTADE + AÇÃO + CONHECIMENTO = MUDANÇA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO 17

O Especialista em Educação Básica na Escola Lei nº 15.293 de 05/08/2004 - Competências A L U N O AÇÃO ARTICULAÇÃO APRENDIZAGEM

O ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA QUE FAZ A DIFERENÇA ARTICULA COORDENA ORIENTA RESPONSABILIZA Especialista em Educação Básica ACOMPANHA/MONITORA INTERVEM APOIA PROPÕE ESTUDA AVALIA

O Guia do Especialista em Educação Básica Orientação Suporte Autonomia Compromisso com a aprendizagem dos alunos Cumprimento de metas educacionais Indissociabilidade: Teoria / Prática Instrumento didático-pedagógico Pressupostos Foco: Alfabetização no Tempo Certo Implementação dos CBC

O Caderno de Boas Práticas dos Especialistas em Educação Básica Objetivo: auxiliar os Especialistas com exemplos de práticas de gestão pedagógica de sucesso – ele complementa o Guia do Especialista em Educação Básica Text Text SPO-FBB002-200090310

Este Caderno apresenta Boas Práticas distribuídas em 5 eixos fundamentais SPO-FBB002-200090310

“A sala de aula é o centro do acontecimento educação escolar, pois a formação básica do educando se dá nesse espaço de interação entre os sujeitos, mediados pela realidade”. (...) “... Nossa atenção deve estar em torno da sala de aula”. Celso Vasconcelos in “Resgate do Professor como sujeito de transformação”

O Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental “Excelência não é um lugar aonde você chega. Excelência é um horizonte”. Cortella O Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental Todos juntos temos caminhado em direção à excelência da Educação Pública Mineira

O Programa de Intervenção Pedagógica Ensino Fundamental – PIP/EF 2007 - Anos Iniciais: Alfabetização no tempo certo 2011 - Anos Finais: Implementação dos CBC (Conteúdos Básicos Comuns) Ações-chave que visam atingir a sala de aula e melhorar o desempenho dos alunos Ponto de partida do Programa: SIMAVE / PROALFA e PROEB

Plano de Intervenção Pedagógica O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FOCO: APRENDIZAGEM DO ALUNO ÊNFASE: Leitura e escrita, compromisso dos professores de todas as áreas. “Organizar a escola tendo como referência a APRENDIZAGEM, significa dar atenção aos interesses e necessidades dos alunos, às suas dificuldades e talentos, às suas características e estilo.” Módulo 1/PDP Avaliações Internas 6º ao 9º ano Avaliação PROEB/9º ano Plano de Intervenção Pedagógica

“O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.” Guimarães Rosa

Lição primeira de CONVIVÊNCIA: Construindo relações “Aprender a CONVIVER é saber manter um olhar na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações.” João Batista Libânio crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre os outros, Lição primeira de CONVIVÊNCIA: - A TOLERÂNCIA

Trabalhando em Equipe O princípio da MOTIVAÇÃO Do latim “motivare” = se dirigir em relação a um alvo MOTIVAÇÃO = motivos para a Ação Força que nos impulsiona a agir Comprometimento Engajamento

Trabalhando em Equipe: o princípio da Humildade “Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.” Cortella Humildade x Arrogância Saber que não sabe e admitir: ato de sabedoria Olhar o outro como fonte de conhecimento para mim O outro me renova, nós nos renovamos

Trabalhando em Equipe: Os Conflitos Ninguém deveria temer as diferenças CONFLITO Jamais será totalmente resolvido. É o maior desviador de energia. DIFERENÇAS Podem ser transformadas em ação colaboradora. ≠ “Lidar com as diferenças nem sempre é fácil, pois exige que reconheçamos nossas limitações, falhas e dificuldades” – Francisco M. Santos

Cultura da Amabilidade Uma filosofia que abrange 3 verdades: 1. As pessoas são “bacanas” umas com as outras 2. As relações são personalizadas 3. Existe humildade Ambiente saudável, relacionamentos positivos , alegria, gentileza 1 + 2 + 3

“Abrace” sua Equipe, seus alunos “abraço”: qualquer ato, gesto ou movimento positivo que personaliza uma relação e faz a pessoa se sentir valorizada, respeitada, reconhecida. A cultura do abraço” capacita as pessoas a serem elas mesmas e a crescerem. Praticando o “abraço”

Para o SUCESSO do Especialista em Educação Básica em sua função é preciso: LIDERANÇA PLANEJAMENTO / FOCO COMUNICAÇÃO / ARTICULAÇÃO MOTIVAÇÃO / ESTÍMULO CONHECIMENTO / ESTUDO COMPETÊNCIA A eficácia não depende apenas de quanto esforço estamos fazendo e, sim, se estamos realizando este esforço no que é realmente importante

O Maior desafio da Escola hoje: superar a NÃO aprendizagem O Maior Desafio do ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA: usar de sua LIDERANÇA, de seu PODER e de sua AUTORIDADE, em articulação com o Diretor Escolar, para gerar, em sua Equipe, o compromisso apaixonado com a aprendizagem efetiva de TODOS os alunos. SPO-FBB002-200090310

Nosso compromisso ético PARA TANTO É URGENTE: ERRADICAR a PEDAGOGIA da REPETÊNCIA e - INSTAURAR em seu lugar uma PEDAGOGIA DE ENSINO EFICAZ Nosso compromisso ético

Coordenação de Esforços A Escola do Século XXI Tem como centro a aprendizagem do aluno Está “ligada” à sua comunidade Garante a formação continuada dos alunos e professores: conhecimento e valores É uma escola da ALEGRIA, da MOTIVAÇÃO, do ACOLHIMENTO Coordenação de Esforços

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Fernando Pessoa

“Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais que um espectador de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis.” Fernando Pessoa