Ford Motors Bridgestone / Firestone Inc.

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Transcrição da apresentação:

Ford Motors Bridgestone / Firestone Inc. O Grande Recall de Pneus em 2000

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Histórico Ford - Firestone / Bridgestone recall de pneus: a mais mortal das crises automotivas da história mundial. Em maio de 2000, a National Highway Transportation Safety Administration (NHTSA) convoca a FORD e FIRESTONE para prestar esclarecimentos. Estimam-se mais de 250 mortes em todo o mundo e mais de 3.000 acidentes catastróficos em decorrência dos defeitos nos pneus. Fábio Pomès

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Cronograma 1978 – Primeiro recall de penus da Firestone. 1988 – Financeiramente debilitada Firestone é comprada pela japonesa Bridgestone e torna-se fornecedora dos SUV’s da Ford, principalmente Ford Explorer. 1999 mar – Firestone alega que menos de 0,1% dos pneus Wilderness retornaram com algum tipo de problema em resposta a uma preocupação da Ford. Fábio Pomès

Cronograma 1999 ago– Recall em 16 países estrangeiros, principalmente Arábia Saudita. 2000 / abr – Firestone anuncia: “grande orgulho pela qualidade e durabilidade de seus produtos” em resposta a rumores de defeitos em seus pneus. 2000 / mai – após o quarto acidente fatal envolvendo pneus Firestone em Ford explorer’s, a NHTSA inicia suas investigações. (Até então: 34 acidentes e 24 mortos ou feridos). Fábio Pomès

Cronograma 2000 / 4 ago – Sears cessa as vendas dos pneus investigados (ATX, ATX II e Wilderness). Ford e Firestone negam acusações (até então: 193 acidentes e 21 mortes). 2000 / 9 ago – Firestone finalmente anuncia o recall de 6,5 mi de pneus. Para o vice presidente da Firestone: “Nada é mais importante que a segurança de nossos clientes (...)” (até então: mais de 40 mortes). Fábio Pomès

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Causa A pressão recomendada pela Ford: entre 26 e 30 psi. Testes da Ford mostraram que 26 psi proporcionava uma dirigibilidade mais macia. A pressão recomendada pela Firestone: 30 psi. Firestone enfatiza que abaixo de 30 psi ocorre um aumento da pressão nos pneus elevando a temperatura e acarretando na separação das cintas. Fábio Pomès

Causa A maior parte dos casos ocorreu nos estados do Sul dos EUA, a conclusão da Firestone foi a de que “guiar a altas temperaturas,a altas velocidades e a altas pressões são os fatores que causaram os acidentes”. Ironicamente os carros equipados com GoodYear sob as mesmas condições, não apresentaram quaisquer falhas. Fábio Pomès

Causa O Ford Explorer tem a tendência de capotar mais freqüentemente que outros SUV’s em acidentes com os pneus Fábio Pomès

Causa Se não fosse a dificuldade em definir um padrão nos dados dos acidentes, estes poderiam ter sido evitados ou corrigidos antecipadamente. Faltou fazer a pergunta certa para se obter a resposta correta. Ford, Firestone e NHTSA, não se entendiam quanto ao o que deveriam analisar e qual era a regulamentação em questão. Fábio Pomès

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Estratégia A estratégia das empresas envolvidas foi a de negar até onde podiam a responsabilidade pelos acidentes. No momento do anúncio a Firestone queria anunciar o ocorrido resumidamente sem responder a nenhuma pergunta. A Ford por sua vez se opunha fortemente a essa estratégia e desejava prestar maiores esclarecimentos. Fábio Pomès

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Repercussão Dados da Ford estimam que a taxa de pneus defeituosos nos modelos ATX e ATX II é de 241 por milhão enquanto que nos outros não chega a 2,3 por milhão. Fábio Pomès

Agenda Histórico Cronograma Causa Estratégia Repercussão Resultado Fábio Pomès

Resultado Em setembro de 2000 Ford e Firestone anunciam a instalação de um Sistema de Informação na cadeia de suprimentos como forma de evitar problemas futuros. Logo em seguida, ainda em setembro a Ford efetua outro recall de pneus, destas vez não fatal, de outro fornecedor, a AG. Em janeiro de 2001 Yoichiro Kaizaki CEO da Bridgestone sai do cargo. Fábio Pomès

OBRIGADO! Fábio Pomès