REUNIÃO DE PAIS 1º SEMESTRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

REUNIÃO DE PAIS 1º SEMESTRE
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
OBJETIVO DA REFLEXÃO Conhecer o instrumento CHECKLIST DA SALA DE AULA e os procedimentos tanto para autoavaliação pelo professor quanto o acompanhamento.
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Estágios Supervisionados
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Conveniada curso Positivo
COC FRANCA
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
1ª a 3ª série ENSINO MÉDIO 2011.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Avaliação Educacional
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Reunião de Pais 2012.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Decisões.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Gerenciamento de Sala de Aula:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Associação Helil de Amparo à Criança
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Prof.ª Irislane Figueiredo
ORIENTAÇÕES 2012.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Solicitações de Serviços
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
• Manejo – Formação – Professor.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO DE PAIS 1º SEMESTRE - 2010 Colégio Vicentino São José

PAUTA - Espiritualidade - Oração da CF 2010 - Avaliação dos primeiro dias de aula (hábitos de estudos,organização para os estudos) - Sistema de Avaliação - Fases do desenvolvimento, fases da criança e do adolescente - Perfil dos pais(ontem e hoje), perfil dos estudantes (autoridade e limites), como ajudar, parceria escola e família - ENEM, Vestibular, Mini empresa, Projetos solidários, Projeto “ Encontro de Pais” - Formatura para as turmas de conclusão de curso

AVALIAÇÃO A avaliação está para o ensino, assim como o ensino está para a aprendizagem. A avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, é contínua, cumulativa e considerará, no desempenho do estudante, prevalência dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos, conforme previsto nos objetivos na Proposta Política Pedagógica do Colégio. Para avaliação do aproveitamento do estudante, será adotado o sistema de (0) a cem (100) pontos em cada instrumento de avaliação, inclusive na Ficha de Avaliação Diagnóstica (instrumento que mensura o processo individualizado). Boletim: Os pais ou responsáveis pelo estudante receberão três (3) Boletins durante o ano letivo, um por trimestre. A Recuperação Paralela acontecerá em conformidade com a Lei de Diretrizes de Bases de 9394/96. O processo de recuperação é concomitante e paralelo ao processo de aprendizagem.

As Competências para o ENEM apresentam-se em cinco eixos: Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Portadores de Necessidades Especiais – Inclusão No caso de estudantes Portadores de necessidades Especiais – Inclusão, a avaliação do aproveitamento será acompanhada também de relatório individual. As atividades avaliativas desses estudantes serão flexibilizadas às necessidades características específicas de cada um.

Página Virtual O site www.colegiovsjose.com.br possui uma área exclusiva aos estudantes e pais do Colégio Vicentino São José. Nela estão concentradas as informações necessárias para o acompanhamento escolar diário tais como: tarefas de casa, avisos escolares e cronogramas.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DO ESTUDANTE Tem por objetivo orientar o estudante quanto a hábitos de estudos, bem como auxiliar na organização diária no agendamento de trabalhos, provas e outras atividades avaliativas.

Ficha de Avaliação Diagnóstica

Ficha de Encaminhamento ao SOE

PROVAS – PROVÕES e SIMULADOS PESO 100; NÍVES DE QUESTÕES: Fácil, Médio e Difícil; Desconto ortográfico em todas as disciplinas, a cada 3 erros descontar 1 décimo. Usar o campo específico do cabeçalho da prova; Estudante de Inclusão: Avaliação flexibilizada com a identificação no cabeçalho. Simulados: divididos em dois grupos A/B sendo 6 a 7 disciplinas, 50 a 60 questões Prazo para correção das provas, provões e simulados: 7 à 10 dias 1) Devolução para os estudantes; 2) Assinatura dos pais.

Ficha de Recebimento de Trabalhos

Avaliação dos primeiros dias de aula Período de adaptação; Preocupação de alguns pais quanto a dificuldade de aprendizagem dos filhos; Hábitos de estudo: pais devem acompanhar; motivar; oficina de matemática(2ªquinzena de março) Escolinhas e biblioteca:observar horário(entrada e saída)agendar com 1 dia de antecedência;ao término das mesmas, ir para casa Bullying: observar games que incentivam tal comportamento,intimidação com menores;monitorar

Gravidez na Adolescência O risco de uma gravidez precoce é mais psicológico e cultural do que físico, explica o professor do departamento de tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando César de Oliveira Júnior. "Normalmente elas não têm profissão e ficam dependentes de alguém da família ou procuram um emprego de baixa remuneração. Pior, a maternidade precoce prejudica a continuidade dos estudos." A elevação do índice de gravidez de meninas, segundo ele, pode provocar um aumento no grau de pobreza. "A queda de escolaridade e das perspectivas profissionais gera um círculo vicioso", informa. Segundo ele, o ideal estabelecido pela Organização Mundial de Saúde é que a percentagem de adolescentes entre as gestantes não passe de 10%. Maternidade idealizada Para as duas meninas, as conseqüências de terem filhos tão novas são vistas de maneiras diferentes. Enquanto acha natural que uma menina de 15 anos engravide se desejar, Sônia., mais experiente, afirma que não recomendaria a experiência: "A gente perde muita coisa. É muita responsabilidade, eles dependem da gente o tempo todo". É comum que a gravidez gere expectativas irreais, explica a professora de psicologia do Centro Universitário Positivo (Unicenp), Claudia Menegatti. "Em geral, idealizam um bebê bonito, que não chora, não dá trabalho e que não cresce. Como a realidade não é essa, sem apoio familiar a criação do bebê fica complicada, bem como administrar a vida da adolescente, que ainda estará precisando passar por experiências próprias da idade a fim de definir sua identidade", comenta.

Conforme dados coletados durante as atividades, atualmente 25% das jovens de 15 a 17 anos que largam a escola o fazem por causa da gravidez; 72 meninas com menos de 14 anos dão a luz diariamente no país; 63% das alunas gestantes param de estudar, só 40% voltam a escola depois do parto; apenas 33% dos jovens entre 12 e 21 anos usam camisinha sempre que mantêm relações sexuais; 60% das meninas que engravidam no Brasil, 18 meses depois engravidam de novo. Segundo o estudo, o adolescente, na busca de modelos externos, fora do ambiente familiar, é influenciado através de imagens e estimulado pelo discurso da mídia, propagandas, músicas e outros estímulos. a “adotar” um comportamento ou modelo sexual tido como padrão, modelos estes muitas vezes “ilusórios” ou conflitantes para o jovem.

Pesquisas indicam que o Paraná e Minas Gerais são os Estados que mais consomem bebidas alcoólicas fortes (cachaça, rum, vodka). Para cada 100 jovens entre 10 e 16 anos, 45% têm experiências alcoólicas quase diariamente. Desses 30% já são considerados dependentes químicos do álcool que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é uma doença grave. Fumo e Alcoolismo

Cigarro Curitiba é a capital brasileira em que mais jovens já experimentaram cigarro pelo menos uma vez na vida (35%). De acordo com o estudo, 24,2% dos estudantes brasileiros já experimentaram cigarro, sendo que os que freqüentam escolas públicas são os que mais tiveram contato (25,7% contra 18,3% das particulares). Não houve diferença significativa entre sexo. O estudo mostrou ainda que 31% dos jovens tinham ao menos um responsável fumante. Em Porto Alegre, o índice foi de 39,8% e em Salvador, 22,6%. Questionados sobre qual seria a reação de sua família se soubesse que eles estavam fumando cigarro, 95,5% dos escolares declararam que sua família se importaria muito. Apenas 1,3 % respondeu que os pais não se incomodariam. Drogas ilícitas Curitiba foi também a cidade em que mais jovens declararam ter experimentado algum tipo de droga ilícita. 13,2% dos entrevistados da capital do Paraná já usaram alguma droga, como maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança perfume e ecstasy.

Os perfis parentais afetam diretamente o comportamento da criança e sua aprendizagem:

Qual é seu estilo de ser pai/mãe? Autoritário:muitos limites, pouco afeto e partici- pação; Consequências:habilidades sociais pobres, baixa autoestima,alto índice de depressão,ansiedade e estresse Permissivo:têm baixo nível de exigência,tem receio de dizer não,oferecem coisas materiais,poucos limites e regras Consequências:baixo desempenho escolar, apegam-se em demasia em coisas materiais,não tem tolerância à frustração.Acham que não são capazes de realizar as coisas por si mesmas.

Estilos de pais Negligente:apresentam pouco limite e pouco afeto, pais muito ocupados, sem tempo para o filho Consequências: péssimo desempenho escolar, com tendência a comportamentos antissociais,depressão, baixa autoestima,pessimismo e estresse. Participativo: muitos limites e muito afeto;exigem obediência de regras e mantém a autoridade;são disponíveis Consequências: pesquisas revelam melhores resultados em termos de autoestima, desempenho acadêmica,menor nivel de estresse,depressão, maior otimismo,habilidades sociais e autoeficiência.

Estilos parentais AUTO-ESTIMA ELEVADA PARTICIPATIVO 63% AUTORITARIO 11% NEGLIGENTE 5% SUPERPROTETOR 21% 100,0% Weber & Cols

INDÍCIOS DE ESTRESSE NOS FILHOS PARTICIPATIVO 5% AUTORITARIO 11% NEGLIGENTE 73% SUPERPROTETOR 100,0%

Estilos Parentais Filhos otimistas Participativo 54% Autoritário 7% Negligente 29% Superprotetor 11% Total 100,0%

BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARTICIPATIVO 62% AUTORITARIO 7% NEGLIGENTE 6% SUPERPROT. 25% 100,0%

IMPORTANTE! -Todo filho é único e especial e não deve ser comparado com outros; - Demonstre seu amor com gestos de afeto, com contato físico, palavras significativas... Cada filho é um presente, celebre a vida de seu filho. Aniversário é uma data especial,deve ser comemorada na família; Ensine responsabilidade e compaixão aos seus filhos; Ame seu filho pelo que ele é e não pelo que ele faz; Pessoas com boa auto-estima, controlam seu comportamento, esperam sucesso, tem tolerância a críticas e às frustrações; A maneira como os pais agem com a criança desde o nascimento vai influenciar o seu comportamento.

Mario Sergio Cortella - Outro dia, um pai de aluno me perguntou: “qual o senhor acha que deve ser o papel da família para colaborar com a educação dos nossos filhos na escola?”. Eu disse a ele, com todo o respeito, que havia um equívoco na formulação da questão, porque não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável. “…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…” “…finaliza a palestra com a citação do renascentista francês François Rabelais: conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam…”

Mini Empresa Reunião com Pais-18/03 – FIEP Pais Voluntários Início do programa – 22/03 Término 26/06 Formatura – 08/07

FORMATURAS DAS 8ª SÉRIES E ENSINO MÉDIO - 2010 TERCEIRÃO MISSA E FORMATURA: Local: Ginásio do Colégio Data: 30/11/2010 (terça-feira) Horário: 19h30min VIAGEM DE FORMATURA: Local: Hotel Fazenda Park –SC. Data: 20,21 e 22 de outubro (4ª a 6ª feira) JANTAR DANÇANTE: Local: Restaurante Dom Antonio Salão Romano – Santa Felicidade Data: 01/12/2010 (quarta-feira) Horário: 20h Local: Florianópolis – SC Data: 09 a 12 de outubro (sábado a 3ª feira) Salão Scalinata - Santa Felicidade Data: 02/12/2010 (quinta-feira)

 TAXA DE COMISÃO DE FORMATURA: (mensalidade dividida em 4 parcelas)  TAXA DE COMISÃO DE FORMATURA: (mensalidade dividida em 4 parcelas). Está incluso na taxa: - Camiseta de formatura; - Convites impressos para as festividades; - Participação na Missa e entrega dos certificados; - Canudos; - Homenagens pais e professores; - CD da turma para cada formando; - Lembrança para cada formando; - Banner; - Decoração, som e iluminação do ginásio e do restaurante; - Banda para a Missa; - 3 convites para o Jantar (formando e mais 2 convite). Convites extras serão vendidos a partir de setembro; - Kit Festa para o baile; - Som DJ para o ginásio e restaurante; - Sobremesa (jantar de formatura); - Mesa de guloseimas (jantar de formatura).  MENSALIDADE DA COMISSÃO DE FORMATURA: R$ 288,00 a vista ou parcelado: ABRIL – R$ 72,00 JUNHO – R$ 72,00 AGOSTO – R$ 72,00 OUTUBRO – R$ 72,00  VIAGEM DE FORMATURA: Contrato com a empresa de turismo Olimpus Turismo Educacional/Divisão Jovem FOTOS E VÍDEO: Liberty Formaturas  CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO (rifas, barracas e outros), finalidade: Subsidiar encontros de confraternização entre os formandos e complementar despesa na organização dos eventos.