CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Jornada Pedagógica – POIE
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
E.M.E.F. PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO: COLCHA DE RETALHOS
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Passos para Revisão do PPP
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Um projeto de responsabilidade social
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto Político-Pedagógico
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
III Encontro de Boas Práticas
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Educação no contexto do Trabalho
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
Contexto de atuação do CME
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS” EMEF CASTRO ALVES CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”

FOTO DA FRENTE DA ESCOLA

EQUIPE GESTORA Assume em 2008 com a determinação de permanência do diretor. Resgatar à escola seu mister. Construir um Projeto Pedagógico.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA A alternância de ciclos caóticos e cosméticos pode ser salutar para o desenvolvimento de uma pedagogia que potencializa o ser humano na sua relação com o mundo. O caos pode constituir-se uma mola propulsora de um desejo e de uma necessidade de transformação.

DESCRIÇÃO PROPOSTAS Resgatar a escola e sua auto estima. Permanência da equipe gestora. Realizar enfrentamentos internos e externos. Fomentar uma organização administrativa/pedagógica. Instauração de um compromisso ético e estético com toda a comunidade escolar.

AÇÕES Garantir condições operacionais na prestação pública dos serviços educacionais; Formação permanente nos horários coletivos; Projeto de leitura, interpretação e produção de textos; Projeto leitura na 1ª aula; Consolidação da participação da comunidade no Conselho de Escola, APM e Grêmio;

Organização dos espaços: SALA DE LEITURA e INFORMÁTICA EDUCATIVA; Organização e humanização do atendimento realizado na secretaria; Implementação da SAP e da SAAI; Envolvimento da comunidade em atividades na escola;

Utilização racional dos recursos e verbas públicas; Resgate dos espaços físicos da escola para os alunos; Implementação da política educacional de SME por meio de formação oferecidas a diretores, coordenadores e professores.

RESULTADOS Melhoria na organização e utilização dos espaços e conservação do prédio; Maior envolvimento e participação da comunidade nas atividades realizadas na escola; Conselho de Escola e APM com uma participação mais ativa de todos os segmentos;

Servidores envolvidos efetiva e afetivamente com seu trabalho; Ampliação das tematizações nos momentos de formação; Aumento nos índices do IDEB e também na Prova São Paulo;

Avanços na aprendizagem da leitura e escrita; Evidência da construção de uma nova cultura escolar; Resgate da imagem da unidade junto a comunidade e à própria DRE. Resquícios do Ancien Régime, são geridos.

Depoimentos e fotos de quem participa da Educação oferecida no Castro.

BIENAL DO LIVRO

MOSTRA CULTURAL 2010

MOSTRA CULTURAL 2010

SARAU

SARAU

SEMANA DA CRIANÇA

SEMANA DA PÁTRIA

EX ALUNO E ATUAL PAI DE ALUNO

AVÓ DE ALUNO

ALUNO

PROFESSORA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA DOT P – ENSINO FUNDAMENTAL DIREÇÃO: HAMILTON A. NOGUEIRA AD: ANA PAULA FORTES e ADRIANA L. S. MARANHO CP: APARECIDA D. B. CORREIA e Mª. MARLENE MELO