PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
As pessoas dessas empresa têm um respeito muito grande
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
O Planejamento Social de um Galinha
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
ACOLHIMENTO. ACOLHIMENTO O que é acolhimento?
ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS
GARANTIA DE QUALIDADE NA POLÍTICA DO SUS
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Controle de Recursos Públicos
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Políticas Sociais em Saúde Pública
O INÍCIO DO TRABALHO EM ESF
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
HUMANIZA CEPAC.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Base Fundamental de um Bom Serviço
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Pesquisa de Clima Organizacional
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Ministério da Cultura.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Auditoria e Segurança da Informação
O ingresso na Universidade
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
José Alberto Ribeiro Carvalho
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
ACOLHIMENTO EM REDE.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
POR QUE TANTOS PROBLEMAS?
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Super Visão !!!. Construindo retornos positivos A crítica é parte fundamental do processo que visa orientar as pessoas a apresentarem comportamento.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
MOTIVAÇÃO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
Transcrição da apresentação:

PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO  Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ. 2011 PARTE II ACESSO E ACOLHIMENTO DE QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS gilson carvalho

TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro EIXO  Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” TEMA DA XIV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASILIA – 30 NOV A 4 DEZ. 2011 gilson carvalho

WWW.IDISA.ORG.BR ESTE TEXTO FOI PRODUZIDO POR GILSON CARVALHO MÉDICO PEDIATRA E DE SAÚDE PÚBLICA QUE ADOTA A POLÍTICA DO COPYLEFT PODENDO SER USADO, REPRODUZIDO, MULTIPLICADO, POR QUALQUER MEIO, INDEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. TODO CONTATO,SUGESTÃO, OPINIÃO, CRÍTICA SERÁ SEMPRE BENVINDA GILSON CARVALHO - RUA SAUL VIEIRA 84 JARDIM DAS COLINAS - CEP 12242140 São José dos Campos - SP TEL. 0 –XX- 12- 39217874 carvalhogilson@uol.com.br MEUS ESCRITOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA BAIXAR NO SITE WWW.IDISA.ORG.BR gilson carvalho

EIXO SUB-EIXO I SUB-EIXO II  “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” SUB-EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; SUB-EIXO II - Participação da comunidade e controle social; SUB-EIXO III - Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).   gilson carvalho

Municipal 1 /4 a 15/7 de 2011; Estadual 16/7 a 31/10 de 2011; Nacional  

A esse compromisso eu não renunciarei." Dilma Presidente do Brasil "Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema de saúde. A esse compromisso eu não renunciarei." Dilma Presidente do Brasil gilson carvalho

“Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”   gilson carvalho

QUALIDADE EM SAÚDE gilson carvalho

SAÚDE É VIVER MAIS E MELHOR gilson carvalho

SAÚDE TEM DETERMINAÇÃO ALÉM DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE gilson carvalho

VIVER MAIS E MELHOR É RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS, SOCIEDADE, GOVERNOS INCLUI AÇÕES ESPECÍFICAS DE SAÚDE E AÇÕES GENÉRICAS DE TODOS OS SETORES DO SABER E DA AÇÃO HUMANA gilson carvalho

“QUALIDADE É A RELAÇÃO PREFERIDA E APROVADA ENTRE MEIOS E FINS” A BUSCA DA QUALIDADE COMO VALOR POSITIVO “QUALIDADE É A RELAÇÃO PREFERIDA E APROVADA ENTRE MEIOS E FINS” DONABEDIAN gilson carvalho

OS SETE PILARES DE DONABEDIAN (mais ao que mais necessita) QUALIDADE OS SETE PILARES DE DONABEDIAN EFICÁCIA (objetivos) EFETIVIDADE (resultados) EFICIÊNCIA (custo-benefício) OTIMIZAÇÃO (o melhor sem perda) ACEITABILIDADE (indivíduo-família) LEGITIMIDADE (sociedade) EQUIDADE (mais ao que mais necessita) gilson carvalho

QUALIDADE É ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS (EFICÁCIA) OS SETE PILARES DA QUALIDADE DE DONABEDIAN ENCADEADOS UNS AOS OUTROS QUALIDADE É ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS (EFICÁCIA) COM BONS RESULTADOS (EFETIVIDADE) , SOCIALMENTE ACEITOS (LEGITIMIDADE) QUE ATENDAM AOS DESEJOS E ANSEIOS DAS PESSOAS (ACEITABILIDADE), DISTRIBUIDOS COM JUSTIÇA (EQUIDADE) COM A MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO (EFICIÊNCIA) SEM PREJUIZO DA QUALIDADE (OTIMIZAÇÃO). GILSON CARVALHO

TRÊS COMPONENTES ESSENCIAIS DA QUALIDADE EM SAÚDE: BASE CIENTÍFICA (BEM E PROTOCOLOS) BASE ÉTICA (ÉTICA DA CIDADANIA) BASE HUMANA (VISÃO NECESSITADO) gilson carvalho

ACESSO DE QUALIDADE EM SAÚDE gilson carvalho

ao acesso universal e igualitário CF Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” gilson carvalho

ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO IGUALITÁRIO = DA MESMA FORMA ACESSO = ENTRADA UNIVERSAL = PARA TODOS IGUALITÁRIO = DA MESMA FORMA gilson carvalho

ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO A ENTRADA NA SAÚDE EM SUA CIDADE: É PARA TODOS? É IGUAL? gilson carvalho

PROBLEMAS DE INSUFICIÊNCIA E INEFICIÊNCIA ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO PROBLEMAS DE INSUFICIÊNCIA E INEFICIÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL gilson carvalho

IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO EXISTEM TAMBÉM CAUSAS ÉTICAS LIGADAS À CORRUPÇÃO DAS PROPINAS, DA CPF, DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA IMPEDINDO QUE SE ATENDAM A TODOS E DE FORMA IGUAL gilson carvalho

A PROVA MAIS EVIDENTE DA NEGAÇÃO OU DISTÚRBIOS DO ACESSO É A FILA gilson carvalho

FILA É UMA SITUAÇÃO DETESTADA POR TODOS E PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA É DETESTADA. FILA É UMA SITUAÇÃO DETESTADA POR TODOS E TOLERADA COM MAIOR OU MENOR IMPACIÊNCIA gilson carvalho

A FILA: QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA NO PÚBLICO E NO PRIVADO PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA: QUEM GOSTA DE UMA FILA? FILA NO PÚBLICO E NO PRIVADO A FILA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SETORES - NO PÚBLICO E NO PRIVADO: BANCO – IGREJA COMÉRCIO-INDÚSTRIA – LAZER (CINEMA, CIRCO, FUTEBOL)… PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO... ESTRADAS – PEDÁGIOS – RUAS... gilson carvalho

A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? INACEITÁVEL NA SAÚDE. PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA A FILA:QUEM GOSTA DE UMA FILA? INACEITÁVEL NA SAÚDE. COMPREENDIDA E ACEITA EM VÁRIOS SETORES... INACEITÁVEL NA SAÚDE PELO RISCO REAL E PELO EMOCIONAL... MAS PRESENTE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS gilson carvalho

MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. OFERTA PEQUENA POR INEXISTÊNCIA DE SERVIÇOS SUFICIENTES: FALTA DINHEIRO OU MELHOR USO DO DINHEIRO MÁ ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: REDE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO INEXISTÊNCIA DE PROFISSIONAIS POR BAIXO ATRATIVO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO gilson carvalho

FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA QUAIS AS CAUSAS DA FILA? FILA SEMPRE SIGNIFICA UMA MAIOR DEMANDA E UMA MENOR OFERTA. DEMANDA EXCESSIVA: CARGA DE DOENÇAS NÃO PREVENIDAS OU MAL CONTROLADAS PROCESSO DE TRABALHO INADEQUADO (REPRISE DE DEMANDA) BUSCA INDEVIDA POR DESORIENTAÇÃO DAS PESSOAS gilson carvalho

SAÍDAS EXISTEM? MAIS DINHEIRO E MAIS GESTÃO PROBLEMAS: INSUFICIÊNCIA-INEFICIÊNCIA SAÍDAS EXISTEM? MAIS DINHEIRO E MAIS GESTÃO CONSCIÊNCIA DE NECESSIDADE DE MUDANÇA PELOS GESTORES E USUÁRIOS; REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO: MAIS QUALIDADE DIMINUINDO DEMANDA REPRISADA; MAIS PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS NO PROCESSO DE MELHORA gilson carvalho

ACOLHIMENTO DE QUALIDADE EM SAÚDE gilson carvalho

DUAS ABORDAGENS DE ACOLHIMENTO: UMA ORGANIZATIVA, MATERIAL DE IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS E ROTINAS OUTRA: O ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS gilson carvalho

ACOLHIMENTO COMO CONCEITO EXPANDIDO: DO HUMANO DA RELAÇÃO INTERPESSOAL AO HUMANO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DAS PESSOAS

ACOLHIMENTO DE BASE ORGANIZATIVA DOS SERVIÇOS: ORGANIZAÇÃO DA RECEPÇÃO: FILA, CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ETC ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE: LIMPEZA, BELEZA, FUNCIONALIDADE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO: PROTOCOLOS, ROTINAS, INFORMÁTICA RESPOSTA UNIVERSAL ÀS DEMANDAS gilson carvalho

DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO “DESUMANO” DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA AS PESSOAS DA FALTA DE REMÉDIOS, EQUIPAMENTOS, EXAMES, LEITOS GERAIS E DE UTI DAS FILAS E DAS CONDIÇÕES DE ESPERA PARA OS PACIENTES DA SUJEIRA DAS INSTALAÇÕES, DOS BANHEIROS IMUNDOS, DA FALTA DE P.H.

DAS CONDIÇÕES “DESUMANAS” DE TRABALHO ACOLHIMENTO EXPANDIDO: DO HOMEM ÀS COISAS E PROCESSOS: DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO “DESUMANO” DOS SERVIÇOS DE SAÚDE? DA MULTIPLICIDADE DE BUROCRACIAS: PAPÉIS, ROTINAS, CÓDIGOS E AGORA, O COMPUTADOR!!!... DAS CONDIÇÕES “DESUMANAS” DE TRABALHO DOS SEMPRE E ETERNAMENTE BAIXOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO CONTINUADA DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E NÃO APENAS DE GRUPOS

ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS AINDA QUE HUMANIZAR ESTEJA MAIS AFETO À RELAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, EXISTE UM ENTENDIMENTO MAIS ABRANGENTE AO TRATARMOS DE INSTITUIÇÕES “DESUMANAS” AS PESSOAS QUE ESTÃO POR TRÁS DE UMA INSTITUIÇÃO (NÃO HÁ INSTITUIÇÃO QUE SE SUSTENTE SEM ELAS) TENDEM A TRANSFORMAR A APARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE DETERMINADAS INSTITUIÇÕES DESUMANOS É A MARCA DA DESUMANIZAÇÃO TRANSCENDENDO A RELAÇÃO INTERPESSOAL E IMPREGNANDO AS INSTITUIÇÕES… EXISTEM MARCAS MUTÁVEIS PELOS QUE NELA LABUTAM E OUTRAS QUE TRANSCENDEM SEU PODER DE CONTROLE… TRABALHAR NAS POSSÍVEIS PARA AMENIZAR AS IMPOSSÍVEIS

ACOLHER RE-HUMANIZAR:SAÍDAS INSTITUCIONAIS MELHORAR A QUANTIDADE : FILAS SÃO TODAS DESUMANAS – BUSCAR A SUFICIÊNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA ROTINA; TER MAIS SERVIÇOS E AÇÕES; RACIONALIZAR O USO SUPERANDO DEMANDAS DESNECESSÁRIAS e INDUZINDO AS NECESSÁRIAS MELHORAR A QUALIDADE: MAIOR RESOLUTIVIDADE COM MENOR PERDA DE TEMPO

ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS INSTALAÇÕES: APARÊNCIA (LIMPEZA, ASPECTO AGRADÁVEL, QUADRO DE AVISOS), ACOMODAÇÃO DE ESPERA SUFICIENTE E BOA, SANITÁRIOS LIMPOS E COM PH… BOM ADEQUAÇÃO DA PLANTA FÍSICA AO OBJETO DA AÇÃO COMUNICAÇÃO: COM PESSOAL PRÓPRIO E COM A CLIENTELA e INTRA E EXTRA INSTITUCIONAL; INFORMAÇÕES CLARAS (LOCAL, ESPERA, HORÁRIOS, SERVIÇOS, PRÉ-REQUISITOS, ACOMPANHANTES, VISITAS) FLUXO: EFICIENTIZAR OS FLUXOS INTER E INTRAINSTITUCIONAL (DESBUROCRATIZAR OS FLUXOS) EX. COLHEITA DE MATERIAL E ENTREGA DE RESULTADOS À NOITE, NOS FINS DE SEMANA, EXAMES PERTO DE CASA, RESULTADOS NAS PAPELETAS OU IMPRESSOS NAS UNIDADES?

ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS GESTÃO DE PESSOAS: COMPROMISSO DO EMPREGADOR: CONDIÇÕES DE TRABALHO CONDIÇÕES DE SALÁRIOS, EDUCAÇÃO CONTINUADA; COMPROMISSO DOS TRABALHADORES: TÉCNICO, HUMANO E SOCIAL DAR APOIO AO EMOCIONAL DOS TRABALHADORES DE SAÚDE CONTROLE DO CIDADÃO: DIREITOS DO PACIENTE USUÁRIO E DOS FAMILIARES CONSELHO GESTOR DE UNIDADE SISTEMA DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO INTRA E INTERINSTITUCIONAL INTEGRALIDADE RESOLUTIVIDADE

ACOLHER RE-HUMANIZAR : SAÍDAS INSTITUCIONAIS EXISTE UM PUNHADO DE COISAS SIMPLES QUE NÃO DEPENDEM DE MAIS RECURSOS, MAS DE SEU MELHOR USO TRABALHAR COM O EMOCIONAL DE SEUS TRABALHADORES: SUPERVISÃO PROFISSIONAL DISPONÍVEL PERMANENTEMENTE, OFICINAS, TEXTOS PARA REFLEXÃO TRABALHAR COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO, RECUPERAÇÃO E SOBRE O USO CORRETO DOS RECURSOS DE SAÚDE

ACOLHIMENTO COMO UM ATO DE ENCONTRO ENTRE SERES HUMANOS NO CAMPO DAS RELAÇÕES CUJA BASE É A ÉTICA gilson carvalho

ÉTICA HOUAISS: “CONJUNTO DE REGRAS E PRECEITOS DE ORDEM VALORATIVA.” MELHORAMENTOS: “VALORES MORAIS E PRINCÍPIOS IDEAIS DA CONDUTA HUMANA” AURÉLIO: “JUÍZOS DE APRECIAÇÃO QUE SE REFEREM À CONDUTA HUMANA SUSCETÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO BEM E DO MAL.” gilson carvalho

SEGUNDO LEONARDO BOFF: ÉTICA = CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE REGEM, TRANSCULTURALMENTE, O COMPORTAMENTO HUMANO NO SENTIDO DE SER CONSCIENTE, LIVRE E RESPONSÁVEL. CONSTRÓI PESSOAL E SOCIALMENTE O HABITAT HUMANO. MORAL = FORMAS CONCRETAS PELAS QUAIS A ÉTICA SE HISTORIZA. AS MORAIS SÃO DIFERENTES POR CAUSA DAS CULTURAS E DOS TEMPOS HISTÓRICOS DIFERENTES. TODAS AS MORAIS REMETEM À ÉTICA DO HUMANO FUNDAMENTAL QUE É UMA SÓ. gilson carvalho

MORAIS, CIENTÍFICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS BONDADE – VERDADE - BELEZA VALORES-BENS: MORAIS, CIENTÍFICOS, ESTÉTICOS, POLÍTICOS VALORES-BENS UNIVERSAIS (SOBERANOS): LIBERDADE – JUSTIÇA – BONDADE – VERDADE - BELEZA gilson carvalho

COMO DEVE SE DAR A RELAÇÃO DAS PESSOAS? DOS SERES HUMANOS? SE A VIDA É NA CONVIVÊNCIA… SE CADA UM TEM SEU PAPEL… SE TODOS TÊM QUE ESTAR COMPROMETIDOS COM TODOS ATRAVÉS DE SUA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE… COMO DEVE SE DAR A RELAÇÃO DAS PESSOAS? DOS SERES HUMANOS? gilson carvalho

A RELAÇÃO SE FAZ ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL LINGUAGENS: VESTIMENTA POSTURA DO CORPO GESTOS EXPRESSÃO FACIAL PALAVRA gilson carvalho

ESTA COMUNICAÇÃO PODE SE DAR COM: OU ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO NEGAÇÃO DA RELAÇÃO

IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS MAL RECEBIDOS? NEGAÇÃO DA RELAÇÃO: AGRESSIVIDADE GOZAÇÃO IRONIA DEBOCHE DESDÉM IMPACIÊNCIA DESLEIXO INDIFERENÇA DISCRIMINAÇÃO… gilson carvalho

ACEITAÇÃO DA RELAÇÃO IDENTIFICAMOS QUANDO SOMOS BEM RECEBIDOS? ENCONTRO DE ACOLHIMENTO OLHAR NOS OLHOS OLHAR DE INCLUSÃO CORDIALIDADE - SINCERIDADE ESCUTA – ENTENDIMENTO RESPOSTA (EXPLICAÇÃO) PACIÊNCIA DIVISÃO DO RISCO DO IMPONDERÁVEL ABERTURA PARA NOVOS ENCONTROS

A DESUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DO A FALTA DE QUALIDADE: A DESUMANIZAÇÃO DA RELAÇÃO DO ACOLHIMENTO gilson carvalho

ENTREGOU A RECEITA E PRONTO RESPONDEU BRUTO PARA MIM DE QUE SE QUEIXAM AS PESSOAS EM RELAÇÃO AO DESUMANO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE? NÃO OLHOU PARA MIM NÃO ME CUMPRIMENTOU NÃO ME EXAMINOU NÃO DISSE O QUE TENHO NÃO ME EXPLICOU NADA ENTREGOU A RECEITA E PRONTO RESPONDEU BRUTO PARA MIM gilson carvalho

NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ADMINISTRATIVOS, AUXILIARES E TÉCNICOS, EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS E EM ESPECIAL AOS MÉDICOS: TRATAM A GENTE MAL NÃO SE IMPORTAM COM A GENTE CRITICAM A GENTE NA FRENTE DOS OUTROS VIVEM MANDANDO A GENTE FAZER AS COISAS MAS QUANDO ACONTECE PROBLEMA SÃO OS PRIMEIROS A DIZER: COM ORDEM DE QUEM FEZ ISTO? USAM A GENTE PARA ENCOBRIR SEUS ERROS, SUAS FALTAS, SUAS AUSÊNCIAS ETC. gilson carvalho

DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, UNS DOS OUTROS, ESPECIALMENTE MÉDICO DE MÉDICO: OS COLEGAS NÃO TÊM ÉTICA: FALAM MAL UNS DOS OUTROS… NUNCA NA FRENTE… QUANDO NÃO FALAM … INSINUAM NOS TRATAM MAL OU COM INDIFERENÇA NA REFERÊNCIA PÚBLICA (NÃO POR PRODUÇÃO) E OS MESMOS NOS BAJULAM SE A REFERÊNCIA É PRIVADA OU POR PRODUÇÃO MUDAM PRESCRIÇÃO DA GENTE… SEM CRITÉRIO… SEM SUPORTE TÉCNICO… gilson carvalho

DE QUE SE QUEIXAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS QUE VÃO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: MUITOS CHEGAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE JÁ AGREDINDO A GENTE NÃO NOS ESCUTAM QUANDO EXPLICAMOS AS COISAS ALGUNS NOS AGRIDEM COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO QUANDO ALGUMA COISA ACONTECE QUE NÃO GOSTAM OU NÃO ESPERAVAM, JÁ DIZEM QUE VÃO RECLAMAR NA RÁDIO, NO JORNAL, NA TELEVISÃO? MUITOS NÃO TÊM PACIÊNCIA DE ESPERAR , FICAM BRAVOS QUANDO DOENTES MAIS GRAVES TÊM QUE PASSAR NA FRENTE MUITOS ACHAM SEMPRE QUE SÓ A SUA DOENÇA É IMPORTANTE E SEMPRE MAIS IMPORTANTE QUE A DOS OUTROS MUITOS NOS AGRIDEM E NÃO QUEREM ENTENDER QUE NÓS QUE ESTAMOS ATENDENDO, MUITAS VEZES, SOMOS VÍTIMAS COMO ELES … SE A FILA NÃO ANDA NÃO É POR NOSSA CAUSA QUE ESTAMOS ATENDENDO… MAS PELOS QUE FALTARAM, PELOS QUE NÃO TÊM… ETC. gilson carvalho

COMO HUMANIZAR AS RELAÇÕES E AÇÃO PRÁTICA NA SAÚDE gilson carvalho

MUDANÇA DA RELAÇÃO = RE-HUMANIZAR MUDANÇA DO CONTEÚDO = O NOVO (A VOLTA AO VELHO) MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE QUE ENCARE SAÚDE COMO CONDIÇÃO DE VIDA COM QUALIDADE E FELICIDADE TEM QUE SE ALICERÇAR EM DOIS EIXOS ESSENCIAIS: MUDANÇA DA RELAÇÃO = RE-HUMANIZAR MUDANÇA DO CONTEÚDO = RE-INTEGRALIZAR gilson carvalho

O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?… É POSSÍVEL FINANCIAR HOJE A EQUIDADE COM POUCO DINHEIRO? UM DOS CAMINHOS É PELOS DOIS EIXOS: O EIXO DA RELAÇÃO: RE-HUMANIZAR O EIXO DO MODELO: RE-INTEGRALIZAR O QUANTO DISTO DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS? COM QUE PESO?… ISTO DEPENDE, ESSENCIALMENTE, DO PREPARO E COMPROMETIMENTO DO PESSOAL DA SAÚDE gilson carvalho

RECEBER ACEITAR ESCUTAR OBSERVAR EXAMINAR ANALISAR EXPLICAR ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: A TERNURA DO ENCONTRO RECEBER ACEITAR ESCUTAR OBSERVAR EXAMINAR ANALISAR EXPLICAR EM TUDO E SOBRETUDO: RECONHECER O NÃO SABER gilson carvalho

O OLHAR:A EXPRESSÃO MAIOR DA RELAÇÃO OLHAR DE INCLUSÃO ACONCHEGO ACOLHER RE-HUMANIZAR A RELAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS: O OLHAR:A EXPRESSÃO MAIOR DA RELAÇÃO OLHAR DE INCLUSÃO ACONCHEGO RESPEITO DIGNIDADE OLHAR DE GENTE… AMANDO GENTE. gilson carvalho

ACOLHER RE-HUMANIZAR: AMORTECER, ALIVIAR O CHOQUE ENTRE A IMPONDERÁVEL FRAGILIDADE DE DOIS SERES HUMANOS QUE SE ENCONTRAM DO PROFISSIONAL O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA DO PACIENTE O NÃO SABER O SOFRIMENTO A DOR A ANGÚSTIA A CULPA O CASTIGO A ESPERANÇA gilson carvalho

EXISTEM SAÍDAS PARA RE-HUMANIZAR DAS INTITUIÇÕES DE SAÚDE A PARTIR: DOS PROFISSIONAIS DOS CIDADÃOS E DAS INTITUIÇÕES DE SAÚDE gilson carvalho

O PAPEL DOS CIDADÃOS TRABALHADORES DE SAÚDE… LUTAR POR MAIS RECURSOS - U.E.M LUTAR PARA PLANEJAR JUNTOS CIDADÃOS, TRABALHADORES DE SAÚDE, PRESTADORES E GOVERNO AJUDANDO A ADEQUAR NECESSIDADES E DISPONIBILIDADES FISCALIZAR E CONTROLAR PARA QUE RECURSOS FINANCEIROS, MATERIAIS E HUMANOS MESMO SE POUCOS … SEJAM BEM UTILIZADOS AVALIAR OS RESULTADOS PARA QUE ELES ESTEJAM FACILITANDO A CONQUISTA DE MAIS SAÚDE E FELICIDADE. gilson carvalho

A BUSCA DE MAIS RECURSOS E DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS E COMPETÊNCIAS NÃO PODE AMORTECER EM NÓS: A VONTADE DE FAZER BEM FEITO, COM O MÁXIMO DE EFICIÊNCIA, TUDO QUE DEVEMOS FAZER... O USO CORRETO DE NOSSOS POUCOS RECURSOS: GASTAR BEM E FAZER O CERTO DA MELHOR MANEIRA gilson carvalho

A CHAVE DA EFICIÊNCIA DO SUS RESIDE NA GARRA DE SEU PESSOAL (PROBLEMA E SAÍDA) INVESTIR EM RH: SALÁRIOS, CONDIÇÕES DE TRABALHO E APRIMORAMENTO PERMANENTE DO PESSOAL; DISCUTIR E COBRAR DOS TRABALHADORES DE SAÚDE O COMPROMISSO DO SABER TÉCNICO, DO SABER SER GENTE (HUMANISMO) E DO COMPROMISSO SOCIAL; RESOLVER OS IMPASSES DOS RH: REPOSIÇÃO DOS FEDERAIS E ESTADUAIS, DA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PSF, ACS, TERCEIRIZAÇÃO, PLANO DE CARGOS CARREIRA E SALÁRIO gilson carvalho

SAÚDE É DEVER DO ESTADO MAS E AGORA? QUAL É A LIÇÃO DE CASA? O SUS ESTÁ AÍ AINDA COM TODAS AS SUAS DEFICIÊNCIAS. SAÚDE É DEVER DO ESTADO MAS DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, DA SOCIEDADE… L.8080 gilson carvalho

EXIGIR QUE OS GOVERNOS CUMPRAM A LEI E FAÇAM A SUA PARTE O QUE NÓS CIDADÃOS TEMOS QUE FAZER? EXIGIR QUE OS GOVERNOS CUMPRAM A LEI E FAÇAM A SUA PARTE FAZER A NOSSA PARTE ATRAVÉS DA NOSSA AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE , INDIVIDUALMENTE OU ATRAVÉS DOS CONSELHOS E CONFERÊNCIAS gilson carvalho

FAZER A NOSSA PARTE COMO PESSOAS, FAMÍLIA E SOCIEDADE: CONHECER O NOSSO CORPO, AS DOENÇAS, AS MANEIRAS DE PROTEGER E PRESERVAR A SAÚDE: INVESTIR EM EDUCAÇÃO PARA A VIDA E A SAÚDE… USAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL EVITAR O USO DE MEDICAMENTOS, EXAMES, CONSULTAS E INTERNAÇÕES DESNECESSÁRIAS (O QUE ESTÁ FALTANDO PARA UNS TEM VÁRIOS QUE ESTÃO USANDO ERRADO) gilson carvalho

A QUALIDADE DE VIDA... A FELICIDADE gilson carvalho

O OBJETIVO DE TODO O APARATO DE SAÚDE - PESSOAL, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS - É CONSEGUIR A FELICIDADE HUMANA REPRESENTADA MAIS ESPECIFICAMENTE PELA QUALIDADE DE VIDA gilson carvalho

“A BOA QUALIDADE EM SAÚDE, COM MUITO OU POUCO RECURSO, RESIDE NO CORAÇÃO E NA ALMA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE” DONABEDIAN (adaptado) gilson carvalho

"As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.“ AD gilson carvalho