Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Entrevista Motivacional
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
NOÇÕES PRELIMINARES.
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Palestra PCC - Abril 2013 Compreendendo o controle aversivo
Ergonomia Métodos e técnicas
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Planejamento do gerenciamento de riscos
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A teoria Behaviorista sobre as ações
Psicologia Comportamental Aula 12
Behaviorismo.
Avaliação Psicológica
R = Resposta = Comportamento
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
PROPÓSITO DAS INVESTIGAÇÕES
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
BURRHUS FREDERICK SKINNER
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Resultados - Pesquisa Feijão Número de respondentes: 445.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
NÍVEIS DE PREVENÇÃO A. Níveis de Prevenção:
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Processos Psicológicos Básicos
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
e o comportamento verbal
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Psicologias: Métodos, Técnicas e Práticas I
Psicologia Comportamental
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Psicologia Comportamental Aula 10
ANÁLISE FUNCIONAL: O Diagnóstico Comportamental
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Prática Investigativa 2
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
Estudo do comportamento verbal
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Gerenciamento de riscos
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
Psicologia da Educação (Educação Física)
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
PROCESSOS DE ENFRAQUECIMENTO DO AGIR E SEUS RESPONDENTES ELICIADOS
4.4 Implementação e Operação
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema Carlos Alberto de Almeida Laura A. Mekdessi Marizil de Oliveira Mayara F. Maia Professora Dr.a Gina Nolêto Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Avaliação Funcional das Causas do Comportamento-problema variedade de procedimentos para tentar identificar os antecedentes e consequentes do comportamento. observação direta Análise funcional/ avaliação funcional experimental questionário indireta entrevista (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos-problema Comportamentos-problema mantidos por atenção por parte de terceiros Reforçamento Positivo Social INDICADORES: Atenção seguida à ocorrência do comportamento; Olhar ou aproximar da pessoa que libera o reforço (atenção); Sorrir antes de se engajar no comportamento. TRATAMENTO: reforçamento social Caso de Lori (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema Comportamentos-problema mantidos por autoestimulação Os reforçadores para tais comportamentos consiste em feedback sensorial ou perceptual, incluindo sensações vestibulares, padrões visuais, sons repetitivos e sensações táteis ou cinestésicas (Guess & Car, 1991; Lovaas, Newsom e Hickman, 1987, citados por Martin & Pear, 2007/2009). Reforçamento Positivo Sensorial Interno (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema Segundo Martin e Pear (2009/ 2007), um indicador de que o comportamento está sendo mantido pelo efeito reforçador interno da autoestimulação é o comportamento continuar inalterado, numa frequência estável, apesar de não ter efeito aparente sobre outros indivíduos ou sobre o ambiente externo. Como alternativa, a extinção de um comportamento autoestimulante, pela alteração das consequências sensoriais que o comportamento produz, poderia ser eficaz. Exemplo: Caso de arranhar o rosto (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema Comportamentos-problema mantidos por consequências ambientais Pode ser mantido com visões e sons do ambiente não social externo. Um indício de que o comportamento-problema está sendo reforçado é a manutenção do mesmo, sem redução, por várias ocasiões, mesmo que aparentemente não haja consequências sociais. O tratamento : reforçamento sensorial de um comportamento alternativo adequado. Exemplo: caso de atirar jóias no vaso sanitário Reforçamento Positivo Sensorial Externo (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema Comportamentos-problema mantidos por fuga-esquiva De acordo com Martin e Pear (2007/ 2009), o comportamento-problema pode ser uma maneira de se esquivar ou evitar as exigências feitas sobre um indivíduo. Desenvolvimento de um programa de tratamento no qual o nível de dificuldade do comportamento solicitado comece baixo e seja gradualmente aumentado. Caso de gritos indesejados de “Tarzan” Reforçamento Social Negativo (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema Comportamentos-problema eliciados Martin e Pear (2007/ 2009) afirmam que alguns comportamentos-problema parecem ser eliciados, em vez de controlados por suas consequências. Os principais indícios de um comportamento eliciado são: ocorrência numa determinada situação ou na presença de determinados estímulos, não sendo seguido por reforço. E parece ser involuntário. Respondentes (Martin & Pear, 2007/2009)

Principais Causas de Comportamentos- problema O tratamento para comportamento- problema eliciado Instalação de uma ou mais respostas que competem com o comportamento-problema . Condicionamento Respondente para reduzir respostas de raiva - Caso Joel (Martin & Pear, 2007/2009)

Diretrizes para a Condução de uma Avaliação Funcional Defina o comportamento-problema em termos comportamentais Identifique eventos antecedentes Identifique as consequências imediatas Considere variáveis pessoais/ médicas/ de saúde Levante hipóteses sobre os eventos consequentes, antecedentes e/ ou variáveis médicas/ pessoais/ e de saúde. (Martin & Pear, 2007/2009)

Diretrizes para a Condução de uma Avaliação Funcional 6. Levante dados sobre o comportamento, seus antecedentes e consequências, em seu ambiente natural, assim como variáveis pessoais/ médicas/ e de saúde. 7. Realize uma análise funcional, testando diretamente as hipóteses desenvolvidas na orientação 5. Desenvolva e execute um programa de treinamento baseado na hipótese com maior probabilidade de estar correta. Se o tratamento for bem sucedido, considere confirmada a análise causal. Caso contrário, refaça a análise funcional. (Martin & Pear, 2007/2009)

Conclusão Conclui- se que essas informações são de suma importância para a construção do profissional psicólogo - analista do comportamento, pois sem elas seria impossível realizar uma intervenção saudável. variedade de procedimentos para tentar identificar os antecedentes e consequentes do comportamento (Martin & Pear, 2007/2009)

Referências Martin, G., & Pear, J. (2013). Modificação do Comportamento: o que é e como fazer. Tradução organizada por N. C. Aguirre & H. J. Guilhardi. 8aEdição. São Paulo: Roca. (Trabalho original publicado em 2007).

Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema Carlos Alberto de Almeida Laura A. Mekdessi Marizil de Oliveira Mayara F. Maia Professora Dr.a Gina Nolêto Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás