British Council Luciana Brasil Gerente de Projetos, Brasilia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
MISSÃO: formar professores de educação física
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Decreto nº de 24 de abril de 2007
SÉCULO XX.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Avaliação de vendedores
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
British Council Fórum Nacional CONSECTI e CONFAP
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Administração de Recursos Humanos II
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A Importância dos Programas de Rotary para a Juventude
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Laboratório de Ensino a Distância
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
British Council Brasil Março 2013.

BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
Encuentro Ministerial Iberoamericano “La educación en turismo como herramienta clave para el sector” Junio
MISSÃO DE ESTUDOS BRASIL | REINO UNIDO 2016 MISSÃO DE ESTUDOS BRASIL | REINO UNIDO 2016.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
ObjetivoApresentar a estrutura de Liderança Escolar no Reino Unido e as iniciativas do British Council no segmento para que possam inspirar ou mesmo serem.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério.
Plan International Brasil
vídeo
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

British Council Luciana Brasil Gerente de Projetos, Brasilia Carla Costa Gerente de Projetos, Recife

O British Council é uma instituição internacional para relações culturais e educacionais. No Brasil, estamos sediados em quatro cidades: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No mundo, estamos em mais de 100 países.

O Consed e o British Council: Uma parceria educacional de benefício mútuo

O que nós fizemos no passado? (1) Visitas de Secretários de Estados de Educação ao Reino Unido Visitas de especialistas educacionais do Reino Unido ao Brasil 1

O que nós fizemos no passado? (2) Visitas de intercâmbio entre o Brasil e o Reino Unido por diretores e professores de escolas Projetos de colaboração no ensino da língua inglesa nos Estados de Tocantins, Paraná, Ceará e Pernambuco. 2

Exemplos de cooperação atual CONSED e Secretarias Estaduais de Educação - Programa Connecting Classrooms - Curso de Liderança nas Escolas - Cursos de Inglês para professores de Inglês das redes de ensino estaduais/municipais - Inspiração Internacional 7

Inspiração Internacional Brasil

Inspiração Internacional No Brasil, o programa está sendo desenvolvido em Pernambuco e Alagoas. Mais de 18 escolas foram atendidas pelo projeto. No Brasil, o Programa Inspiração Internacional é liderado pela UK Sport (Agência de Esportes de Alta Performance do Reino Unido), com o British Council (Conselho Britânico) e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Inspiração Internacional Somos responsáveis pela promoção da Educação Física e do esporte educacional através do estabelecimento do vínculo entre escolas públicas brasileiras e britânicas, bem como a formação de professores e alunos dessas escolas em liderança, cidadania e responsabilidade social. Como fazemos isso?

Inspiração Internacional Liderança Para Jovens (Dreams+Teams) Parcerias internacionais entre escolas: O Programa Tops

Inspiração Internacional Em 2009 Em parceria com o Ministério da Educação e Secretarias de Educação de Pernambuco e Alagoas, foram desenvolvidos dois projetos: TOPS e Dreams Teams (Sonhos & Times) através dos quais foram treinados 72 professores em 24 escolas públicas municipais e estaduais nos estados de Pernambuco e Alagoas. Atualmente, mais de 450 jovens líderes operam como voluntários e 160 profissionais estão multiplicando as práticas e benefícios do programa. Mais de 12.000 crianças participaram de festivais esportivos promovidos por Jovens Líderes e, até março/2010, mais de 170 mil pessoas se beneficiarão do programa.

Inspiração Internacional Em 2010: Os participantes do Programa de Liderança para Jovens (Sonhos e Times- Dreams & Teams) e TOPS organizaram pelo menos 30 festivais de esportes em suas escolas e comunidades, beneficiando cerca de 10.000 alunos diretamente. 4 Treinadores Líderes foram treinados entre setembro de 2009 e março de 2010. Eles agora são capazes de formar tutores e jovens líderes em todas as escolas públicas de Pernambuco e Alagoas. Um Memorando de Entendimento com Ana Mozer (medalhista olímpica de voleibol), Instituto Esporte e Educação foi assinado e através do D+T, nesta parceria, pretendemos alcançar mais de 80.000 crianças.

Inspiração Internacional Em 2010: Em parceria com o Ministério do Esporte através do Programa Federal do Segundo Tempo, Nós treinamos 14 profissionais que participaram de um treinamento piloto do TOPS que atingiu diretamente 600 alunos em seis núcleos, que estão baseados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná e o IDESH (Instituto de Desenvolvimento social e Humano) no estado de Alagoas. Para que nos certifiquemos de que este projeto-piloto torne-se uma experiência significativa para o Brasil, ele foi fortemente monitorado pela Equipe Sênior de Gerência do Programa Segundo Tempo. Nosso objetivo é difundir a metodologia dos centros para mais de 800 cidades brasileiras, a fim de atingirmos cerca de 2 milhões de crianças no futuro.

Liderança para Jovens Sonhos + Times Dreams + Teams Treinamento de Tutores Locais e Jovens líderes Realização de Festival Cultural, Esportivo e Educacional

Treinamento em Liderança Juvenil Objetivo Geral Desenvolver habilidades de liderança e uma consciência internacional de professores e jovens, através dos esportes, das artes e de parcerias internacionais, ajudando a construir, hoje, os líderes mundiais de amanhã.

Treinamento Liderança Juvenil Objetivos específicos Fornecer a Tutores Locais do Programa de Liderança Juvenil: entendimento conhecimentos habilidades para facilitarem uma experiência de aprendizado de alta qualidade para Jovens Líderes

Treinamento Liderança Juvenil Objetivos específicos Capacitar jovens para: organizar em suas escolas e comunidades, eventos que promovam a Educação Física, o esporte, as artes, a inclusão, o trabalho em grupo, a cooperação e o protagonismo juvenil. Atuar como voluntários na escola, em sua comunidade Inspirar outras crianças e adolecentes

Apresentando aos participantes: Como alcançamos isto? Apresentando aos participantes: Valores e princípios do Programa Britânico de Liderança Juvenil- Sonhos + Times Métodos de ensino e aprendizado que permitam aos Jovens Líderes desenvolverem suas habilidades de liderança através dos esportes, das artes e da cultura

Programa Liderança Juvenil (Sonhos + Times) Capacitar e estimular os jovens a assumirem responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e ações Incluir e respeitar TODOS os jovens e adultos Celebrar a diversidade Aumentar a conscientização a respeito de própria cultura dos participantes Ajudar no desenvolvimento de uma consciência intercultural

Princípios de aprendizado Há oportunidade de praticar O aprendizado é relevante Os participantes ficam envolvidos O clima é de apoio positivo Há descontração e divertimento A aprendizagem é centrada no aluno Os participantes têm experiências e habilidades reconhecidas e valorizadas São encorajados a auto-refletir Vivenciam o sucesso e tem a auto-estima elevada

EFEITO CASCATA Treinador Chefe Ministra o curso inicial para Tutores Locais e orienta o primeiro curso para Jovens Líderes Tutores Locais ministram os cursos para Jovens Líderes, sendo o primeiro sob a supervisão do Treinador Chefe Jovens Líderes entre 14 e 17 anos planejam e organizam festivais esportivos, culturais e educacionais e outros eventos através do clube de Lidernaça Juvenil (Sonhos&times) em suas escolas e comunidades (Jovens em outras idades também podem participar!!) Tutores Locais ministram outros cursos para jovens líderes em suas escolas e comunidades

Metas curriculares Possibilitar que os alunos aprendam novas habilidades e as apliquem nas situações adequadas, e depois avaliar seu sucesso……… Com isso, estimular os alunos a se tornarem independentes e responsáveis por seu próprio aprendizado e realizações

Desenvolvimento de Habilidades Pessoais, de Aprendizagem e Raciocínio Alunos Reflexivos Trabalham em equipe Participantes efetivos Questionadores independentes Autônomos Pensadores criativos

Os bons líderes são Recíprocos Reflexivos Ricos em recursos Responsivos Complacentes Responsáveis

O Aluno em Equipe colabora com os demais para chegar a objetivos comuns chega a consensos mediando as discussões para alcançar resultados adapta seu comportamento para melhor se adequar a diferentes funções e situações demonstra imparcialidade e consideração com o próximo assume a responsabilidade, demonstrando confiança em si mesmos e em suas contribuições oferece apoio construtivo e feedback aos demais.

Evolução no Desenvolvimento da Liderança Atividades para solucionar problemas Atividades de construção em equipe Educação esportiva Líderes de Esportes, Dança, Cultura

Educação Esportiva Modelo curricular centrado no aluno Os alunos aprendem a planejar, organizar e liderar suas próprias atividades O professor tem a função de ser facilitador Alunos adotam as funções de orientador, líder, encarregado, administrador e gestor, como também de realizador.

Exercendo Funções Diferentes Executor / Jogador Treinador Administrador Chefe de Equipe Organizador de Evento Mentor de outras crianças Voluntário em sua escola e na comunidade

Resultados para os Estudantes Ganho de habilidades úteis que empregadores e instituições de ensino anseiam em ver Mais autoconfiança e autoestima Mais habilidades para estudar Capacidade de planejar, realizar e avaliar as aulas Oportunidade de ensinar uns aos outros e aos alunos mais jovens Organizar e realizar um evento

Benefícios para os Jovens Autoestima e confiança Responsabilidade Habilidades de comunicação Habilidades organizacionais Melhoria do comportamento e assiduidade Qualificações Oportunidades de trabalho

Exemplos de Sucesso A influência da Educação Esportiva em toda a escola Alunos de risco passando a frequentar a escola Jovens Líderes em toda a escola Transição do ensino primário ao secundário Jovens Líderes no Ensino Primário Inscrições em universidades