Panorama das Ações de Inovação na CNEN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
GRUPO 1 - ICT Artigos: 1°, 2°, 3°, 4°, 6°, 7°, 8° e 26° Coordenador: Sergio Pontes - ON Participantes: Iman Vieira - MPAG, Ludmila Brito - IBICT, Sandra.
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Confronto Legislacional: dificuldades operacionais Visão das ICTs FIESP - São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Angela.
Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica
Marco legal e Inovação Fernando N. Ribeiro
COMITÊ DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
1.
Auditoria do TCU nas IFES
“As Experiências dos Consórcios Públicos”
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Rio de Janeiro – outubro de 2005
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Universidade de Brasília
Workshop MCT para Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Projeto ”Aperfeiçoamento das atividades.
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
Workshop: A Lei de Inovação e as Unidades de Pesquisa do MCT Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e Tecnologia.
Financiadora de Estudos e Projetos
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Propriedade Intelectual
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – outubro/2005
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FÓRUM NACIONAL DOS DIRETORES DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – FNODCF XXI REUNIÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Comissão Técnica Interministerial do Marco Legal de Inovação
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM Rio de Janeiro 27 a 30/05/2015.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação LEI Nº /2016 III REUNIÃO TÉCNICA – FÓRUM PCTI XVI REUNIÃO TÉCNICA - FÓRUM IFES Florianópolis/SC,
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Transcrição da apresentação:

Panorama das Ações de Inovação na CNEN II WORKSHOP – 2009 Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação . Panorama das Ações de Inovação na CNEN Lourenca F. Silva Membro do Núcleo de Inovação – NCI/DPD/CNEN CBPF Rio de Janeiro- 17 e 18 de agosto

Regulamentação da Lei da Lei de Inovação no âmbito da CNEN II WORKSHOP - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação Regulamentação da Lei da Lei de Inovação no âmbito da CNEN IN - DPD 0001/2007- versão 001- Sistema de Gestação da Inovação da CNEN - aprovada pela Resolução CNEN/CD nº070 de 21/12/2007. Abrange: Política de Inovação – Diretrizes Estratégicas Sistema de Gestão da Inovação Regras para aplicação da Lei de Inovação .

. POLÍTICA DE INOVAÇÃO DA CNEN Diretrizes estratégicas: II WORKSHOP - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação POLÍTICA DE INOVAÇÃO DA CNEN . Diretrizes estratégicas:  1.Apoiar e estimular a construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação;  2. Estabelecer parcerias com empresas, universidades e institutos científicos e tecnológicos;  3.Promover a proteção da propriedade intelectual e do conhecimento e estimular a exploração e a transferência de tecnologia;  4.Estimular uma postura empreendedora e pró-ativa, visando a criação de oportunidades para a inovação;  5. Propiciar maior visibilidade das competências técnico-científicas disponíveis na CNEN para o ambiente produtivo.

SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO - SGI II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO - SGI Núcleo de Coordenação da Inovação – NCI – núcleo vinculado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, com a finalidade de coordenar a implementação da política de inovação da Instituição. - Instituição Científica e Tecnológica – ICT – órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico. No âmbito da CNEN são consideradas ICT cada uma das seguintes unidades: SEDE, IEN, IPEN, IRD, CDTN, CRCN-CO, CRCN-NE e LAPOC . - Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – núcleo constituído por uma ou mais ICT da CNEN, com a finalidade de gerir a política de inovação no âmbito da ICT. - Comitê de Inovação – CI – comitê consultivo constituído com o objetivo de atuar como fórum de discussão e apoio ao Sistema de Gestão da Inovação -SGI/CNEN, sendo integrado pelo titular do NCI e pelo titular de cada NIT. .

OPERACIONALIZAÇÃO - SGI & IN .

11- Política de Propriedade Intelectual . II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação Pontos da IN-DPD 0001/2007 que precisam ser adequados: 1- critérios básicos para uso e compartilhamento dos Laboratórios, 2- critérios para transferência de tecnologia com e sem exclusividade, 3- modelos básicos de acordos, convênios e contratos ( prestação de serviço tecnológico, titularidade e exploração de PI, transferência de tecnologia, etc), 4- método e critério para formação de preço dos serviços tecnológicos prestados, 5- critérios básicos para rateio da retribuição pecuniária, 6- regras e valores para concessão de bolsas de estimulo à inovação, 7- conjunto de critérios básicos para pagamento de ganhos econômicos aos criadores (royalties), 8- conjunto de critérios para afastamento do servidor, 9- tempo de dedicação a projetos externos e projetos correlatos, 10- apropriação dos custos e repasse a CNEN, 11- Política de Propriedade Intelectual .

. ALTERAÇÕES DA IN EM FASE DE APROVAÇÃO II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação ALTERAÇÕES DA IN EM FASE DE APROVAÇÃO 1- Foram acrescentadas algumas definições. 2- Detalhadas as atribuições do NIT de acordo com a Lei e procedimentos internos. 3- TT e Licença com exclusividade – regras do EDITAL. 4- Regra para repasse de recursos à CNEN pela instituição de apoio. 5- Forma de distribuição desses recursos pela DPD – retorno à ICT . 6- Cálculo da retribuição pecuniária. 7- Bolsas de estímulo à inovação – valor e limite recebível pelo servidor. 8- Cessão da Propriedade Intelectual ( acrescentou o que está no Decreto). 9- Responsável pelo efetivo depósito de patentes com apoio dos NITs. 10- Uso de Fundação. 11- Apoio ao Inventor independente. .

Propriedade Intelectual Instrumentos já existentes II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação Propriedade Intelectual Instrumentos já existentes Resolução CNEN/CD nº 099, de 16 de setembro de 1999 - Aprova os critérios à premiação do Inventor . Instrução Normativa – IN-SPC-0010/1999 – Regulamenta a premiação do Inventor. Instrução Normativa - IN-CGPP- 0011/2004 – Estabelece no âmbito da CNEN os procedimentos operacionais para resguardar as criações intelectuais passíveis de proteção legal. POLITICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL com princípios e regras específicas – Instrução Normativa - em elaboração. .

Registro de Computador ( 4 patentes concedidas) PORTIFÓLIO DE PI – JULHO 2009 Ano Patente Invenção PCT Modelo de Utilidade Registro de Computador 2009 3 2008 11 ( 2 co-titularidade) 1 ( co-titularidade) 2007 17 ( 1 c/ co-titularidade) 02 2006 13 c/ co-titularidade (c/ co-titularidade 2005 ( 2 c/ co-titularidade) 2004 ( 3 c/ co-titularidade) 5 Até dez/2003 ( em atividade) 29 ( 4 patentes concedidas) 6 TOTAL 99 2 10 12 .

. Principais ICT/CNEN- IPEN, CDTN , IEN

ACORDOS DE CO-TITULARIDADE II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação ACORDOS DE CO-TITULARIDADE . VÁRIOS ACORDOS DE CO-TITULARIDADE EM ANDAMENTO COM A USP. Parceiros : USP UFMG UNICAMP UFRJ UNIFEI Empresas – BIOLAB, CBPAK

RECEBIMENTO DE ROYALTIES II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação RECEBIMENTO DE ROYALTIES 2009 - Renovação do contrato de transferência de tecnologia com a empresa MRA- CONTRATO CNEN/MRA Nº 03/2004 - PI 0300667-0 MONITOR INTELIGENTE DE RADIAÇÃO, desenvolvido no CNEN/IEN. Recebimento de royalties – R$ 35.115,14 2005 – R$ 1.663,73 2006- R$ 3.975,60 2007 – R$ 19.918,15 2008 – R$ 9.557,66 1/3 – pagamento aos inventores por Ordem Bancária- Cláudio dos Santos Greco, Isaac José Abadia , Manoel Matos de O Ramos , Mauricio Alves de C. Aghina , Mauro Vitor de Oliveira .

Retribuição Pecuniária II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação . Retribuição Pecuniária Prestação de Serviço Tecnológico – CNEN/CDTN - 2008 Em fase de análise pela Procuradoria da CNEN

II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação DIFICULDADES - FALTAM REGRAS CLARAS DO QUE PODE E O QUE NÃO SE PODE FAZER! Acórdão TCU. O Decreto 5563 DE 11.10.2005 – não regulamentou os pontos fundamentais – limitou-se praticamente a repetir a Lei 10.973 de 2/12/2004.

Co-titularidade da propriedade intelectual- Matriz de contribuição II WORKSHOP 2009 - Unidades de Pesquisa do MCT frente aos Desafios da Inovação Pontos Chaves: Co-titularidade da propriedade intelectual- Matriz de contribuição $ valor do projeto ( custo) retorno financeiro às ICT- Acórdão TCU retribuição pecuniária Bolsas de estimulo à inovação adequada valorização do conhecimento x apoio financeiro Negociação ICT

SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO FOMENTO Empresas privadas ICTs $ Governo /Agencia e Fomento- FINEP $ FAPS Acordos Acordos ou Contratos PROJETO ICT-CNEN Inst. Apoio RESULTADOS ESPERADOS Pesquisadores conhecimentos instalações equipamentos know how biblioteca / fontes de informação infraestrutura de apoio logistico QUANTO VALE???? CUSTO! Tecnologias e know how Patentes ( invenção e modelo de utilidade) Desenhos industriais Softwares Cultivar Artigos / livros , etc..

MUITO OBRIGADA ! lfsilva@cnen.gov.br (21) 2173-2191