Autoria: Maria Isabel Palmeiro Marcantonio,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Sistemas de Informação
BENCHMARKING.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
Projeto Gestão para Inovação MBC - 20 de Junho de 2006.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS DE INFORMAÇÃO PARA APOIO AO PROCESSO DE PLANEJAMENTO: O CASO DO PORTAL ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES Autores: Thiago José.
Breve, informativo, interessante
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Prezado gestor, Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro de uma organização. Uma delas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
FLUXOS E METODOLOGIA DO PROCESSO DE ADESÃO AO PACTO PELA SAÚDE NA BAHIA DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DE MAC E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO REGIONAL.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Elaboração de Artigo Científico
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
1 Cobaias Primeiras a implementar inovações nas organizações (novos valores culturais, novos processos, programas etc.) MARQUES, A. Deterioração Organizacional.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Gestão de Recursos Humanos em Organizações Assistenciais
Apresentação do Projeto para os Gestores
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Triangulação de métodos
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
Ordenamento Territorial Geomineiro da Baixada Santista:
Interfaces entre Avaliação, Regulação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior do Brasil Agenor Manoel de Carvalho Co-Autoria: Prof.ª Doutora Maria de.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
TÍTULO DO ARTIGO AUTORIA.
PESQUISA EXPLORATÓRIA Leny Fernandes de Pinho Profª. de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.
Trabalho de Conclusão de Curso Sistemas de Informação
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 Vanusa Varela Pinto 1 & Gustavo Noronha de Ávila 2 1 Bolsista, Programa Artigo-170, Curso de Direito,
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Título do artigo escolhido Grupo: Aluno x. Qual o título do artigo?
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
Transcrição da apresentação:

A Evolução dos Pólos de Modernização Tecnológica: Um Estudo de Caso na Região Norte do RS Autoria: Maria Isabel Palmeiro Marcantonio, José Antônio Valle Antunes Junior, Rodrigo Pinto Leis

Introdução Desenvolvimento Econômico: Até 1970 Atualmente Criação de Programas de Apoio Objetivo do PAPIT Atividades Realizadas

Introdução Objetivo Geral do Artigo: Pólos de Inovação / Modernização Tecnológica SPL , IT, SI, SRI, RI O Artigo utiliza a teoria dos Sis, com objetivo de responder: “Quais fatores concorreram para um melhor desempenho do Pólo de Modernização da Região Norte do RS nas suas diferentes fases de desenvolvimento? Objetivo Geral do Artigo: Identificar os aspectos Facilitadores e Limitadores do desenvolvimento do Pólo de Modernização da Região Norte do RS.

Introdução Artigo está dividido em: Fundamentação Teórica Metodologia Descrição, Análise e Síntese dos Resultados do Caso Conclusões

Fundamentação Teórica Sistemas de Inovação Sistema Nacional de Inovação (SNI) Sistema Setorial de Inovação(SSI) Sistema Regional de Inovação (SRI)

Fundamentação Teórica Politica de Inovação A

Fundamentação Teórica Variáveis Conjunturais de Arranjos interorganizacionais

Fundamentação Teórica Pólos de Modernização Tecnológico

Metodologia Abordagem: Estudo de Caso Único Objeto de Estudo: Polo de Modernização Tecnológico da Região Norte do Estado do RS Foram realizadas entrevistas, através de um questionário, testado em uma entrevista piloto com o gestor do Pólo para acertos finais e aplicadas

Metodologia Entrevistas realizadas: Coordenador do Programa de Pólos do estado do RS; Gestores do Pólo; Diretor e Coordenador dos Programas de Pesquisa da URI-Erechim, além de 3 pesquisadores ligados aos projetos desenvolvidos pelo Pólo; Profissional ligado à Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim/RS 2 gestores de empresas que atuam na Região

Descrição, Análise e Síntese dos Resultados do Caso Descrição do Caso

Descrição, Análise e Síntese dos Resultados do Caso Fase 1 – Fase de Estruturação (1995-1998)

Descrição, Análise e Síntese dos Resultados do Caso Fase 2 – Fase de desenvolvimento (1998-2000)

Descrição, Análise e Síntese dos Resultados do Caso Fase 3 – Fase de Expansão (2000 até os dias atuais)

Análise do Caso

Resultados do Caso

Conclusões

Questões: Quais foram as três fases estabelecidas para o desenvolvimento do Pólo? Qual o objetivo de um Pólo de modernização tecnológico?