O que é ser geógrafo?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Filósofos Pré-Socráticos
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO DOCENTE
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Endereço do CREA.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sensibilização no IF-SC
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Ética em Computação.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Flexibilização Curricular
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Etnografia e Etnologia
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Revisão para Avaliação I
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Ética profissional Código de ética.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
AS ENTIDADES DE CLASSE E O SISTEMA PROFISSIONAL DAS ENGENHARIAS.
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
[Antropologia Cultural]

Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
O papel do Estagio na Formação de Professores
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Complexo e multideterminado
O que é Sociologia?.
Surgimento do pensamento filosófico
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
O que é geografia?. A geografia Nos conceitos clássicos de Geografia pode-se dizer que é a ciência que estuda a superfície da Terra. Ela descreve e analisa.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Documentos e Propostas legais
O TEMPO A GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI Prof° João Damasceno
Transcrição da apresentação:

O que é ser geógrafo?

Ser geógrafo é fazer Geografia A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX. Sua origem é bem mais antiga. Remonta dos povos primitivos. Recebeu contribuições dos chineses, árabes, egípcios, incas e todos os outros. A principal contribuição veio dos gregos.ia

Tornou-se ciência na modernidade. Na Europa. Durante a constituição dos países. Sob influência do Renascimento. Incorporou o método cartesiano de ver o mundo. Privilegiou a descrição.

No século XX – renovou-se. Incorporou a quantificação e a crítica. Privilegiou a dialética. “Nada é permanente além da mudança” Heráclito, 540-480 a.C.

Geógrafo

O geógrafo Segundo o CREA, a palavra geógrafo designa todos os profissionais que cursaram o Bacharelado em Geografia. No entanto, ao longo dos anos, uma série de entidades – sejam estudantis, sejam profissionais – vêm contestando isso.

A Coneeg (Confederação Nacional das Entidades de Estudantes de Geografia) e a AGB (Associação dos Geógrafos do Brasil) consideram como sendo geógrafos todos os que, tendo sido formados em Geografia e atuam na área. Portanto, licenciados ou bacharéis são geógrafos.

Não há pesquisa em geografia sem a aplicação da mesma, inclusive através da docência. Não existe ensino da geografia sem que ocorra uma pesquisa aprofundada para que o seu ensino se dê de forma crítica, laica e enriquecedora.

O Profissional de Geografia * Os profissionais da Geografia, enquanto bacharéis, são regulamentados pelo Sistema CONFEA/CREA. * Os professores de Geografia são regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

O professor de geografia, portador da licenciatura, deverá se inscrever na Coordenadoria de Ensino do MEC para poder exercer o magistério. O geógrafo, portador do bacharelado, deverá se inscrever no CREA.

O CREA engloba também engenheiros, agrônomos, arquitetos, tecnológicos, geólogos, meteorologistas e agrimensores e técnicos de Ensino Médio de áreas afins. O Conselho a nível federal chama-se Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, que junto com os Conselhos Regionais dos diversos estados, formam o que denominamos de Sistema CONFEA/CREA.

A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei 6 A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei 6.664 de 26 de junho de 1979 e também a lei 3.194.

Afinal, o que é ser geógrafo? “É um sábio que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos”.

O geógrafo (Pequeno Príncipe de Saint Exupéry)

O que é ser geógrafo no século XXI? Um profissional capaz de interpretar a realidade, fazendo a análise do espaço da natureza e da sociedade. Um profissional que considera que “nada é permanente além da mudança”

A mudança “A mudança começa por mim mesmo que, como motor e reflexo, crio o futuro no presente e o coletivo no pessoal em processo dialético. A pureza desse futuro reluz na pureza dos meios imediatos escolhidos para realizá-lo aqui e agora”. Leonardo Boff

Ser geógrafo Ser geógrafo é fazer a mudança e começar por si mesmo. É pesquisar, descrever, analisar, correlacionar, interpretar, refletir e ensinar respeitando a vida, a natureza e a sociedade, não como coisas e seres desfrutáveis, mas como seres dignos de respeito, como semelhantes. Ver cada coisa com importância e cada coisa como parte de um todo, o cósmos.

Geógrafos franciscanos Realizam em si a mudança que desejam para a sociedade. Vivenciam e acalentam suas idéias no fundo de seu coração e enriquecem-as com espiritualidade . Utilizam o método dialético e o pensamento complexo, ou seja, buscam a reconciliação entre a espiritualidade, as exigências do pensamento e o rigor científico.

“A Geografia não é física nem humana. A Geografia e das humanidades”. “Ser geógrafo é ser cidadão”. Milton Santos