Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Os Próximos Desafios do Setor Rural Brasileiro.
10º Congresso Florestal Estadual
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Quem somos O que fazemos Slide 1
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
ASSESSORIA TÉCNICA - ASTEC
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Meio ambiente e a problemática ecológica
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Departamento de Logística.
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
1) INFRAESTRUTURA Hidrovias Rodovias Armazenagem Ferrovias 2.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Seminário do Setor Portuário
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Desenvolvimento sustentavel
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
Política Nacional do Meio Ambiente
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Excelência na Gestão Pública
Desenvolvimento Sustentável
Projeto de extensão Capim Limão
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
METAS, EIXOS E DIRETRIZES Funcionalidade do Sindicato. Articulação com Legislativo. Articulação com o Judiciário. Articulação com outras entidades e a.
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
Ralph Rabelo Andrade, Fiscal de Defesa Agropecuária
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Audiência Pública Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso Eng. Agrônomo Walter Valverde.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento. Produzir mais, produzir melhor. Mas qual o limite da produtividade? Como administrar tudo isso?

Sustentável? Com o crescimento da economia mundial problemas começaram a aparecer. Poluição. Exaustão dos recursos. Inviabilidade da produção. Produção de algodão na região do mar de Aral. Ásia Central.

A solução é não ter desenvolvimento? Podemos deixar o desenvolvimento de lado? Deixar a pobreza continuar? Deixar a fome assolar o mundo?

Desenvolvimento Sustentável “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.” Pensar nos limites...

Uma idéia? Desenvolvimento sustentável é uma idéia Qual o poder das idéias? Idéias podem mudar alguma coisa?

Levar em conta a sustentabilidade Não é abrir mão do desenvolvimento É pensar que toda a ação possui conseqüências na esfera ambiental e social. Equilibrar para que o desenvolvimento seja sustentável.

Com a agricultura não é diferente

Estratégia “Pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.” O que se pensa e planeja numa organização tem que estar na estratégia Alinhamento para a estratégia Passo a passo

Estratégia

Estratégia

Sustentabilidade É uma diretriz para todo o Mapa Há setores que estão mais diretamente ligados à sustentabilidade... ... mas todas as atividades devem levar em conta a sustentabilidade

Práticas Sustentáveis Já existem, obviamente, antes de existir o conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade O desafio diário é como incorporar a sustentabilidade em cada atividade Uso eficiente de fertilizantes? Expansão do plantio direto? Evitar abuso de agrotóxicos e impedir uso incorreto? Melhor rendimento e aproveitamento dos grãos? (classificação) Melhor uso da água nas unidades agroindustriais?

Fiscalização agropecuária Os Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária tem um papel dentro do Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio?

Fiscalização agropecuária Os Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária tem um papel dentro do Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio? Insumos; Abatedouros; Sanidade e entrada de pragas; Registro de produtos; Difusão de tecnologia; Classificação;

Fiscalização agropecuária Os Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária são os profissionais com capacitação específica com maior contato com a execução das atividades do Mapa E em cada uma dessas atividades é importante se levar em consideração a sustentabilidade

Fiscalização agropecuária O Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio é a régua, é a medida, de quanto o trabalho de cada profissional, de cada setor, contribui para que o Ministério alcance os seus objetivos

Paradigmas da Sustentabilidade no Mapa Embora todas as atividades do Mapa devam contemplar sustentabilidade, algumas atividades tem a sustentabilidade no centro de sua ação: Programa ABC Orgânicos Produção Integrada Como estão em evidência é interessante conhecê-las melhor

Diante do exposto Concluímos que: A sustentabilidade tem que estar presente em todas as ações do Mapa Os TFFAs são profissionais indispensáveis nas atividades do Mapa Os TFFAs precisam estar atentos a como em suas atividades estão incorporados os conceitos de sustentabilidade

Quem somos? Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assessoria de Gestão Estratégica Coordenação-Geral de Sustentabilidade Ministro Secretaria Executiva SE Gabinete do Ministro GM Assessoria de Gestão Estratégica AGE Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração SPOA Consultoria Juridica CJ Ouvidoria Secretaria de Defesa Agropecuária SDA Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo SDC Secretaria de Política Agrícola SPA Secretaria de Produção e Agroenergia SPAE Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio SRI Comissão Executiva do Plano da Lavoura cacaueira CEPLAC Instituto Nacional de Meteorologia INMET

Obrigado! Luiz Antonio G Rodrigues de Souza Coordenador-Geral de Sustentabilidade Substituto Assessoria de Gestão Estratégica AGE/GM luiz.rodrigues@agricultura.gov.br (61) 3218-2644