TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas para o registro de operações
Advertisements

Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Modelo para a elaboração do relatório: Estudo de métodos
Técnicas para registro de processo
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
Planejamento-Mestre da Produção
Interação Cliente Servidor
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
UMA FERRAMENTA PARA PROJETAR OS PROCESSOS
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Threads.
Modelagem de Interações
Administração de Recursos Materiais
3 – Projeto Lógico da Rede
Classes e objetos Modelagem
Fundamentos de Administração
Métodos Quantitativos
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Organização Industrial
Administração da Produção
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley.
Entrada e Processamento de Pedidos
Estrutura da Cadeia Logística
Qualidade de Produto de Software
2.2.1Database System Concepts©Silberschatz, Korth and Sudarshan (Modificado) Capítulo 2: Modelo ER Conjuntos de entidades Conjuntos de relações Aspectos.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
O Que é sistema? Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formar um todo unitário com determinado objetivo e.
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Layout Ana Maura Carla Alexandra Josiene Matos Jonathas Trindade
Diagramas de Atividade
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho
Fluxograma de Comunicação
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
Natureza do Planejamento e Controle
Capítulo 5 Análise de processos 1.
FLUXOGRAMAS.
Avaliação de Desempenho
Teoria Geral da Administração
Programação da Produção I
Introdução à Engenharia de Produção
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
Logística de Distribuição
Aula 6 – Ferramentas de Modelagem – Fluxogramas de Processo
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Modelando Sistemas em UML
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Ferramentas da Qualidade
CONCEITOS Processo produtivo
Administração da Produção
Organização, Sistemas e Métodos
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof. Fernando Penteado
INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS
Aulas Introdutórias O processo de medida;
UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade ELABORAÇÃO DE FLUXOGRAMAS.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Engenharia de Produtos
Prof. Marcos P. Cassas 1 C - Disc. Administração da Produção II LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES Avaliação de alternativas de localização 2. COMPARAÇÃO ENTRE.
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS Organização do Trabalho / UFJF Eduardo B P de Castro

Técnicas de estudo do trabalho Utilizadas para registrar o método de fazer um trabalho PROPÓSITOS ESPECÍFICOS registrar a seqüência de tarefas registrar as relações de tempo entre diferentes partes de um trabalho registrar o movimento do pessoal, informações ou materiais no trabalho

Técnicas de estudo do trabalho As técnicas que focalizam principalmente a determinação da seqüência de tarefas compreendem: diagramas de processo globais diagramas de fluxo de processo diagramas de processo de duas mãos/gráficos de operações

Técnicas de estudo do trabalho As técnicas que se concentram principalmente nas relações de tempo entre partes de um trabalho compreendem: diagramas de atividades múltiplas; diagramas simo.

Técnicas de estudo do trabalho As técnicas que se concentram no movimento de elementos dentro do trabalho compreendem: analise de micro-movimentos análise de memo-movimentos diagramas de fluxo

DIAGRAMAS DE PROCESSO O diagrama de fluxo de processo usa cinco símbolos para descrever a seqüência de tarefas como operações, inspeções, transportes, esperas e estocagens. Os diagramas de processo podem ser aplicados para o fluxo de materiais ou informações através de um trabalho ou, alternativamente, podem ser usados para esquematizar a seqüência de atividades feitas pela pessoa. Significados de cada símbolo para cada tipo de diagrama de processo:

DIAGRAMAS DE PROCESSO Exemplo para o trabalho de ajuste e embalagem de um medidor, no qual cada medidor é ajustado às necessidades específicas de um cliente. Neste caso, o trabalho precisa tanto de um diagrama de fluxo de processo de materiais (ou informações) como de um diagrama de fluxo de processo de pessoal, para descrevê-lo completamente.

Na realidade, há três tipos de diagramas de processo: diagramas de processo globais, diagramas de fluxo de processo e diagramas de processo de duas mãos. Os cinco símbolos podem ter significados marginalmente diferentes, dependendo de qual desses diagramas está sendo usado.

DIAGRAMA DE PROCESSO GLOBAL Algumas vezes, usa-se um diagrama de processo global como precursor de um diagrama de fluxo de processo de um trabalho. O diagrama de processo global adota os mesmos princípios que o diagrama de fluxo de processo, mas usa somente os símbolos de operação e inspeção e em geral agrega diversas tarefas pequenas em uma operação global.

DIAGRAMA DE PROCESSO PARA DUAS MÃOS O diagrama de processo de duas mãos também adota os mesmos princípios do PROCESSO GLOBAL mas desta vez em uma micro-escala. A seqüência de movimentos de cada mão é representada pelos mesmos símbolos. Há, entretanto, pequenas mudanças no seu significado: O símbolo de atraso é usado para indicar que a mão está esperando para realizar sua próxima tarefa. O símbolo de estocagem é usado para indicar que a mão está segurando uma peça de material ou um documento

DIAGRAMA DE PROCESSO PARA DUAS MÃOS EXEMPLO

DIAGRAMA DE ATIVIDADES MÚLTIPLAS Em geral, os trabalhos envolvem mais do que uma pessoa e/ou máquina. As vezes, é necessário registrar e entender as inter-relações entre esses diferentes recursos no trabalho. Estes diagramas de atividades múltiplas são usados para registrar as atividades em função da mesma escala de tempo, representando o "diagrama de tempos" de cada recurso em função de cada um dos outros para facilitar a comparação do trabalho veja o tempo relativo utilizado por cada parte do trabalho.

DIAGRAMA SIMO Os princípios por trás do diagrama de atividades múltiplas e do diagrama de processo para duas mãos podem ser combinados em um diagrama simo. Enquanto o diagrama de processo para duas mãos possui uma linha separada para cada elemento do trabalho, o diagrama simo é desenhado em uma escala de tempo. Isto permite que o projetista do trabalho veja o tempo relativo utilizado por cada parte do trabalho.

Técnicas de trajetória de movimentos Em alguns trabalhos, a trajetória do movimento de cada material, informação ou pessoa é a maior preocupação do projetista do trabalho. O estudo do trabalho proporciona diversas técnicas que podem ser usadas para acompanhar o movimento dos recursos. GRAVAÇÃO EM VÍDEO DE MEMO­MOVIMENTOS Uma das formas mais convenientes de registrar a trajetória do movimento de qualquer aspecto de um trabalho é gravar longos períodos do trabalho usando câmaras de vídeo. Uma reprodução da gravação em velocidade alta pode comprimir horas de atividades em poucos minutos. Mais importante ainda é que a trajetória do movimento no trabalho pode ser registrada em diagramas ou esquemas da área de trabalho. ANÁLISE DOS MICRO-MOVIMENTOS O mesmo princípio pode ser usado de forma contrária. Para o exame de cada detalhe de trabalho rápido (por exemplo, os movimentos da mão em uma tarefa de montagem de rotina complicada), a gravação em vídeo da tarefa pode ser vista em câmera lenta para permitir que o projetista do trabalho trace o trajeto exato do movimento das mãos durante o trabalho. Novamente, este trajeto pode ser superposto em um diagrama ou quadro no local de trabalho.