A GESTÃO DO TEMPO E A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DO PC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Programa aluno pesquisador
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Dominando as práticas pedagógicas
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
• Manejo – Formação – Professor.
Prática como Componente Curricular
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Organização e desenvolvimento do HTPC
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A GESTÃO DO TEMPO E A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DO PC

COMO ANDA SEU TEMPO?

O FISCAL

O SECRETÁRIO

O PSICÓLOGO

O SÍNDICO

RELAÇÕES PÚBLICAS

ASSISTENTE SOCIAL

A Construção de uma Rotina Como priorizar atividades no contexto do ambiente escolar?

As dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos para gerir o seu tempo dentro da escola enfatiza que somente quando estes profissionais têm clareza sobre a sua função é que eles são capazes de organizar o seu tempo de acordo com as suas obrigações, evitando ocupar a agenda com atribuições que não lhes competem.

RESOLUÇÕES: PROFESSORES COORDENADORES SEE/ SP - 2013 RESOLUÇÃO SE Nº 03/2013 RESOLUÇÃO SE Nº 61/2012 RESOLUÇÃO SE Nº 55/2010 RESOLUÇÃO SE Nº 90/2007 RESOLUÇÃO SE Nº 89/2007 RESOLUÇÃO SE Nº 88/2007 5ª. feira

PROFESSORES COORDENADORES ROTINA DE TRABALHO 2013

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Considerar por base três compromissos: I - O coordenador como gestor do currículo II - O coordenador como educador junto aos professores III - O coordenador como pesquisador

I- GESTOR DO CURRÍCULO Os saberes necessários como gestor do currículo são: Conhecer e analisar diretrizes curriculares atuais (oficiais e não oficiais) Conhecer e analisar questões centrais da cultura contemporânea que exigem incorporação curricular. Construir análise sobre demandas atuais para a escola.

II - EDUCADOR JUNTO AOS PROFESSORES Refere-se à capacidade de distinguir entre pressupostos e procedimentos na sua prática. A seguir, exemplos de ambas as práticas:

PRESSUPOSTOS E PROCEDIMENTOS 2013

PRESSUPOSTOS Todo professor tem direito a educação continuada. Todo professor tem algo a dizer sobre a sua experiência docente. Aprendizados são construídos em comunhão, em experiências compartilhadas. O fazer/saber educacional não está dado em manuais. Mas se elabora no exercício reflexivo da profissão.

Todo o ser humano tem direito a ser corrigido A escola é um espaço complexo com problemas que exigem o exercitar coletivo e a união de esforços.

PROCEDIMENTOS (para realizar os pressupostos) Garantir tempo e espaço de educação continuada. Planejar e realizar escuta sobre experiências, questões, problemas, angústias e buscas de soluções criadas pelos professores. Intervir, criticando e corrigindo amorosamente. Construir rotina de crescimento intelectual, afetivo e cidadão dos professores.

Construir autonomia em processos negociados. Avaliar coletiva e individualmente o processo de formação. Além da distinção e busca de coerência entre pressupostos e procedimentos, podemos organizar os saberes em duas categorias:

SABERES EM DUAS CATEGORIAS Organizar as relações interpessoais: Dialogar, Negociar, Aprender e ensinar nos conflitos Organizar teorias pedagógicas Currículo, Avaliação, Ensino e Aprendizagem, Didática, Projetos da pasta.

III - COMO PESQUISADOR Ler e analisar fatos, processos, posturas e bibliografias Escrever, fotografar, desenhar, filmar. Selecionar e organizar informações Alternar solidão e companhias Permitir-se ser estudante sempre.

CONSTRUÇÃO DA ROTINA Considerar que cada escola possui uma realidade diferentes, portanto não há modelos de rotina. Há possibilidades a serem consideradas. Explicitar objetivos de formação Prever tempos e espaços da realização de ações no cotidiano da escola. Evitar a dispersão dos objetivos traçados.

Questões a serem consideradas Como estamos construindo o reconhecimento do nosso papel na própria escola ? Como andam nossos tempos ? Para ouvir, estudar, pesquisar, mapas para avaliar desempenho de professores e alunos. E a famosa resistência dos professores, como está ?

Que notícias temos sobre nossas lacunas de formação ? Quais as nossas contribuições para o bem estar dos professores ? Como estamos organizando a relação: direção/Professor Coordenador/professor ? Como estamos organizando a relação professores/alunos ?

De que forma estamos superando condições de vítima para sermos sujeitos criadores de nossa rotina e de nossa experiência profissional e pessoal ?

Para reflexão: “A formação é uma viagem aberta, uma viagem que não pode estar antecipada, e uma viagem interior, uma viagem na qual alguém se deixa influenciar a si próprio, se deixa seduzir e solicitar por quem vai ao seu encontro... a experiência formativa e a experiência estética não são transitivas... não vão de alguém para alguém, mas acontecem a alguém com alguém...” Jorge Larrosa.

Verificar as oportunidades de aprendizagem fora da escola (programas especiais) para que sejam realmente utilizadas para essa finalidade. Para as escolas com RI: Acompanhar as práticas em sala de aula. Proporcionar reuniões dos professores da mesma turma. Organizar uma planilha de acompanhamento do desempenho dos alunos por turma.

Organizar registros das ações da escola (portfólio): Reuniões em ATPC (documentada com pautas e demais acordos particularizados em cada U.E) Projetos realizados nas escolas (Prodesc até 03/06/2013). (documentados) Projetos realizados a partir das saídas pedagógicas (Programa Cultura é Currículo).

FINALIZAÇÃO Em grupo: Elaborem uma rotina de trabalho considerando as orientações percebidas em cada momento de aprendizagem. Procurar lembrar das horas de preparação das reuniões.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA CONSTRUÇÃO DA ROTINA? Planejamento da Formação Estudo de Práticas Formativas Reunião de Formação Acompanhamento Produção de Registros Reuniões na DE

A CONSTRUÇÃO DA ROTINA Período 2ª. feira 3ª. feira 4ª. feira 5ª. feira Domingo 2ª. feira 3ª. feira 4ª. feira 5ª. feira 6ª. feira Sábado MANHÃ TARDE NOITE

Referências: Série Coordenação Pedagógica em foco – Salto para o Futuro http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=723:salto-para-o-futuro-serie-coordenacao-pedagogica-em-foco&catid=71:destaque Três compromissos e uma rotina – Luisa Helena da Silva Cristov http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/formacao-continuada-escola.pdf O Coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: Intenções, Tensões e Contradições. http://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/biblioteca/relatorio_final_coordenadores_pedagogicos.pdf