FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Advertisements

Definição do público-alvo:
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
1.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Planejamento Estratégico
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Ministério da Cultura.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Minas Gerais.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
Julho de 2007.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
METODOLOGIA DA AGENDA 21 PASSO A PASSO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Educação básica de qualidade para todos
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Rio de Janeiro.
Alagoas.
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Campina Grande, novembro de Objetivos Mobilizar a sociedade civil para ações coletivas de controle social e fiscalização dos recursos públicos.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!

PROGRAMA DE HOJE Abertura – Ricardo Novidades dos Fóruns  Cada município 5min para contar suas novidades com foco nas ações realizadas e planos para o futuro. Informes equipe Pat – Trabalho com os Fóruns  Milena – Apresentação novidades / redes sociais  Thiago – Apresentação resultado GT Financiamento  Ana Paula – Visita ao Comperj Informe Caravana  Encaminhamentos   Próxima reunião: Apresentação dos projetos Comperj Planejamento do ano.

Nas Agendas... Muitos Grupos de Trabalho, Câmaras Técnicas e similares Capacitação Articulação Comunicação e Mobilização Financiamento Monitoramento Infraestrutura para o Fórum

Em abril de 2011... Qual o papel de um Fórum? - Sensibilizar, articular e mobilizar a sociedade local; Divulgar, capacitar sobre questões técnicas da Agenda; Sensibilizar para promover a sustentabilidade Concretizar parcerias; Monitorar a implementação do PLDS e concretizar tais ações; Ampliar as iniciativas da Agenda 21 (Escola, cultura e etc.)

Divulgar, sensibilizar, mobilizar, articular, ampliar, capacitar COMUNICAR Divulgar, sensibilizar, mobilizar, articular, ampliar, capacitar FORMAR PARCERIAS Novos atores MONITORAR Controle social

NOVAS PARCERIAS Novos parceiros locais Parcerias entre Fóruns Identificar as forças, as pessoas e as habilidades que o Fórum precisa para sua sustentabilidade

Renovação das representações ALGUMAS ESTRATÉGIAS Verificar Regimento Interno x Listas de Presença Verificar o equilíbrio entre setores no Fórum Debater critérios: Vagas são de instituições ou de pessoas? Outros.... Figura do colaborador/a (GTs, Câmaras Técnicas, etc.)     

Representatividade Equilíbrio entre os setores e dentro dos setores Exemplo: 1º setor – Executivo, Legislativo, Judiciário Municipal, Estadual, Federal Comunidades – Urbanas e rurais Centro e periferia

QUEM DEVERIA ESTAR AQUI E NÃO ESTÁ? “A” PERGUNTA QUEM DEVERIA ESTAR AQUI E NÃO ESTÁ?

VOCÊ SABE... Para quando está prevista a renovação de cadeiras do Fórum de seu município? O que o Regimento Interno diz sobre o processo?

O QUE É CONTROLE SOCIAL?

Controle Social É o controle exercido pela sociedade sobre o governo. É a participação da sociedade civil nos processo de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

AÇÃO Próximos Passos – E AGORA? Secretaria Responsável – QUEM?  Situação atual / Estágio de implementação – Como estamos AGORA? / O QUÊ já foi feito? Próximos Passos – E AGORA? Secretaria Responsável – QUEM? Parcerias – QUEM MAIS? Meta – COMO QUEREMOS estar? QUANTO? QUANDO?

Nosso Mapa para o Futuro Planejamento 2012 Planos de Ação para os Fóruns O que deve estar neles?