Sobre Arquitectura de Informação...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

DESENHO de BASE de DADOS RELACIONAL
Rational Unified Process
Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Análise de Casos de Uso.
Diagrama de Classes.
Orientação por Objectos > Modelo de Processo OO > Identificação de Classe e Objectos Aula 12.
ATSI 2007 Indicar exemplos de desalinhamento entre Processos de Negócio e Sistemas de Informação (PN/SI) Processos de Negócio e Entidades de Informação.
ATSI ExtendingAndFormalizingTheFrameworkForInormati onStyleArchitecture Alunos: Manuel Mendes- nº49703 Francisco Silva – nº51298 Cristina Fraga- nº51383.
1 LEIC, LBD 2002, Gabriel David, Ana Paiva, Luis Paulo Reis Associação funções - entidades n Ligação entre o modelo funcional e o modelo de informação.
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Linguagens de Modelagem para SMA
Introdução a Bancos de Dados
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Dicionário de Dados Apresentação
Algoritmo Apresentação
Gerencia de Projeto OO Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 5 Fernanda Campos DCC/UFJF.
Principios e Conceitos de Projeto
Competência: Compreender as métricas de Software
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Diagramas de Sequência e Comunicação
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Modelagem de dados e representação da informação
Diagrama de Classes e Colaboração
Aula T01 – Modelação de Sistemas
Análise Estruturada.
UML – Diagrama de Classes
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
Modelação Aula T01 – Modelação de Sistemas Referência: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulo 1) José Borbinha.
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Ferramentas de modelagem do SI
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
Análise e Projeto de Sistemas
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio de Paula.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014
Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan.
Programação Orientada à Objetos
Banco de dados.
Análise e Projeto de Sistemas
Análise de Sistemas de Informação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Programação
ANÁLISE DE SISTEMAS 1Trabalho elaborado por Alexandra.
Trabalho de Engenharia de Software II
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Análise de Casos de Uso Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
Pedro Sousa ATSI 2007 Arquitecturas de Sistemas de Informação Arquitectura Serviços.
Desenvolvimento de uma base de dados
Fluxo de Análise e Projeto 7 - Atividade Projetar Classes.
ATSI 2007 Sobre Alinhamento os exemplos que seguem são tirados ”tal qual” dos resumos da aula teórica entregues pelos alunos...
Modelação Aula T15 Modelação Conceptual de Sistemas Revisão do Comportamento OCL – Object Constraint Language José Borbinha.
Modelação Aula T13 Modelação Conceptual de Sistemas Comportamento Referências: –Conceptual Modeling of Information Systems (Capítulos 11, 12, 13 e 14)
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Projeto de Banco de Dados
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Gerência de Projetos de Software
1 Objectivos da Apresentação Agenda SisConsult Método LEARN Controlo de Gestão Recursos Humanos Definição do Sistema de Informação Ciclo de Melhoria Contínua.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM MEDIR, ANALISAR E APRIMORAR.
Análise e Design de Software Site:
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Transcrição da apresentação:

Sobre Arquitectura de Informação... ATSI 2007 Sobre Arquitectura de Informação...

... ... os exemplos que seguem são tirados dos resumos da aula teórica entregues pelos alunos...

Sobre Arquitectura de Informação... geram Entidades Informação “Entidades” geram “Informação” ??? As “Entidades” SÃO a “Informação” !!!

Sobre Arquitectura de Informação... aconselhado no máximo 30 entidades Arquitectura de Informação Entidades Informacionais * ??? Simples curiosidade: Foi mesmo dito algo como isto na aula? A que propósito?... Já agora, não se pedem diagramas de classes mas mapas conceptuais!!!

Sobre Arquitectura de Informação... para o caso de o principal se extraviar ou desaparecer Identificador Backup Entidades Informacionais Identificador Único utilizado Para Comparar e Identificar apenas existe se tiver “Identificador de Backup”???

Sobre Arquitectura de Informação... A arquitectura de informação define as entidades que suportam os processos da empresa. Caracteriza o tipo de informação manipulada e expõe as relações que se estabelecem entre essas entidades. Essas relações podem ser expostas numa matriz de CRUD. A arquitectura de informação define as entidades que suportam os processos da empresa (“suportam”??? OK!!!....). Caracteriza o tipo de informação manipulada e expõe as relações que se estabelecem entre essas entidades. Essas relações podem ser expostas numa matriz de CRUD. A arquitectura de informação define as entidades que suportam os processos da empresa. Caracteriza o tipo de informação manipulada e expõe as relações que se estabelecem entre essas entidades OK!!!). Essas relações podem ser expostas numa matriz de CRUD. A arquitectura de informação define as entidades que suportam os processos da empresa. Caracteriza o tipo de informação manipulada e expõe as relações que se estabelecem entre essas entidades. Essas relações podem ser expostas numa matriz de CRUD (???como??? Uma matriz de CRUD expõe relações não entre Entidades, mas entre Entidades e Processos...).

Sobre Arquitectura de Informação... Uma entidade organizacional é um conceito de negócio ou uma informação necessária ao negócio dicionário de conceitos de negócio OK!!!

Sobre Arquitectura de Informação... Arquitectura responsável por construir um dicionário de conceitos de negócio OK!!! Em termos gerais pode-se dizer que “dicionário de conceitos de negócio” = “modelo de domínio”...

Sobre Arquitectura de Informação... ID Externo: Identificador único que identifica a entidade fora do contexto da arquitectura de informação ??? “único”?... será mesmo relevante impor/saber se neste cenário (externo) é mesmo único? Um sistema pode ter de interoperar com vários sistemas externos, logo uma sua EI pode ter de ter vários ID Externos!!!

Sobre Arquitectura de Informação... Identificador Externo: propriedade única à entidade de informação e cuja criação e eliminação não depende da organização em causa. OK! Assim já está melhor...

Sobre Arquitectura de Informação... Ciclo de vida (da informação): Padrão de criação, gestão e destruição da informação. OK!

Sobre Arquitectura de Informação... Atributos: Dados relevantes que são usados em processos OK...

Sobre Arquitectura de Informação... Entidade Informacional Identificador Contexto tem OK! Num cenário complexo, envolvendo múltiplos contextos, uma entidade informacional pode ter mesmo de ter vários identificadores!!! Por omissão isso deve ser sempre evitado, pois pode complicar bastante o desenho e/ou as garantias de consistência, mas por vezes tal resulta incontornável devido a requisitos externos (interoperabilidade com sistemas externos, dados legados, imposições legais mesmo...).

Sobre Arquitectura de Informação... Entidade Informacional Identificador Contexto tem Já agora, a forma mais correcta de representar isto num mapa conceptual seria talvez esta: para cada contexto tem Entidade Informacional Identificador

Sobre Arquitectura de Informação... Conceito Entidade Informacional Identificação Interna Identificação Externa tem de ter Conceito Entidade Informacional Identificação Interna Identificação Externa tem de ter pode ter

Sobre Arquitectura de Informação... Entidades Informacionais Conceitos de Negócio agrega “Agrega”??? “É”/”São”!!! Entidades Informacionais Conceitos de Negócio é/são

Sobre Arquitectura de Informação... ??? Processos Matriz de CRUD Entidade Informacional ??? Uma destas formas de representação seria conceptualmente mais correcta: Processos Entidades Informacionais matriz de CRUD É que uma matriz de CRUD não é um conceito, mas antes, precisamente, um elemento de relação!!!

Sobre Arquitectura de Informação... Entidades Informacionais Sistemas Necessários Matriz de CRUD permitem identificar através Entidades Informacionais Sistemas Necessários Matriz de CRUD permitem identificar através matriz de CRUD permite identificar Num mapa conceptual os conceitos relacionam-se apenas 2 a 2!!!

Sobre Arquitectura de Informação... Nota: foi dada bastante relevância à metodologia que deve ser seguida para determinar o(s) identificador(es) de uma EI. Resumidamente, este deve: possibilitar a enumeração das EI ter um ciclo de vida “gerido” por entidades externas ao contexto OK... Mas cuidado com o “contexto” (de quem ou do quê)? Deve ser entendido como contexto da EI (isto é, o ciclo de vida dos identificadores das entidades não deve ser gerido por estas, mas por outras entidades e processos externos e independentes)...

Sobre Arquitectura de Informação... Arquitectura de Informação: permite determinar qual a informação necessária, como é que esta se encontra estruturada, definida e especificada. É utilizada na Arquitectura de Processos para definir qual a informação produzida/consumida em etapas dos Processos de Negócio OK... BTW, “etapas” = “actividades” ou “tarefas”

Sobre Arquitectura de Informação... Entidade de Informação: representa um conceito de negócio. Normalmente tem um conjunto de atributos entre os quais um identificador que identifica a mesma perante o sistema. As entidades têm um ciclo de vida que determina quem cria ou elimina o identificador associado à entidade de informação. OK...