Turismo e Impacto Ambiental Prof.Nara Santos UFPel 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Engenharia de Software
Gestão das Cidades e dos Espaços Rurais
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
O QUE SABER.
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
CARGA DE TRABALHO.
A Indústria da Hospitalidade
Área dos Conhecimentos
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
PERSONALIDADE E TRABALHO
O problema da previsão de consumos Cláudio Monteiro
O que é o potencial social?
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Processo turístico e Espaço turístico Março 2011 TURISMO E ESPAÇO.
O contexto em que as empresas operam
Professor Antônio Ruas
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
TURISMO DE MASSAS VS TURISMO ALTERNATIVO
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Atividade Física e Saúde Prof. Ms. Samir Messias.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Uma proposta para organizar Avaliação:
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
TERRITORIALIZAÇÃO.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
IMPACTOS DO TURISMO.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
LOCALIZAÇÃO Razões para estar onde está Riscos/Custos da ruptura Em serviços e vendas no varejo; Em operações de produção de bens; Caso Euro Disney.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Entendendo a dinâmica do turismo
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Turismo e Impacto Ambiental Prof.Nara Santos UFPel 2008

Capacidade de Carga Turística: Capacidade ecológica: estudar os níveis de sensibilidade de todos os componentes do ecossistema que envolve cada atrativo Capacidade material e Capacidade psicológica: deve-se analisar as condições do terreno a partir das facilidades e/ou dificuldades para a circulação e permanência do turista.

O conceito de capacidade de carga: O conceito de capacidade de carga está atrelado tanto às variáveis ecológicas,quanto a sociais e culturais. A grande dificuldade está na construção de metodologias que sejam capazes de trabalhar com todas essas variáveis. Um caminho,é a definição de indicadores de monitoramento, capazes de estabelecer o limite de suporte das áreas receptoras. OMT, 2001 : “o máximo de uso que se pode máximo de uso que se pode fazer dele sem que causem efeitos negativos sobre seus próprios recursos biológicos, sem reduzir a satisfação dos visitantes ou sem que se produza efeito adverso sobre a sociedade receptora, a economia ou cultural local”

Operacionalizar a determinação da capacidade de carga das destinações turística é uma tarefa complexa. Pois resulta de um grande número de componentes que determinam a qualidade: o regime de chuvas, da fauna etc,... É preciso determinar a tipologia da frequência e as modalidades de intervenção sobre o espaço, semanal, sazonal, ou permanente;

Segundo Dias, (2003): algumas razões que dificultam a operacionalização da capacidade de carga são: - o ponto de capacidade de carga pode ser visto de forma diferente e conflitante por diferentes grupos; -no contexto do turismo, a capacidade de carga incorpora dois elementos: o meio ambiente físico e qualidade da experiência do visitante; - os aspectos da capacidade de carga a serem considerados variam de acordo com as características do turista; - aspectos físicos; a capacidade de carga física pode ser ampliada por meio do desenvolvimento de equipamentos que diminuam os impactos do uso; - aspectos relacionados com os nativos: A comunidade fica exposta a influências externas, às diferenças sócio-econômico-culturais; - aspectos sociais: a capacidade de carga social pode ser determinada por fatores como a capacidade das instalações que influenciarão a expectativa dos residentes em relação aos visitantes, podendo aumentar a resistência à vinda dos turistas; -aspectos temporais: a capacidade de carga pode mudar com a época do ano, estações etc. Ou seja, durante os meses do ano, e suas estações, o meio ambiente sofre alterações que certamente influenciam na capacidade de carga.

No conceito de capacidade de carga encontramos 4 elementos inter- relacionados: 1 – controlando o uso de um determinado tipo, (2) um determinado ambiente pode durar,(3) com o tempo, (4) sem a degradação de sua utilidade para esse uso.

Lazato-Giotar, 1992 – critérios espaciais para avaliar os níveis de saturação e determinar a capacidade de carga das destinações turística: Índice espacial de frequentação turística: Número de turistas (dia/estação/ano) = Hectare ou acre Calcula-se o número de turista pela totalidade de pernoites ou de visitantes em determinada área ou equipamento turístico. Ex: T/há/ano

Exercício: 1)Gramado: turistas em 2000 hec por dia 2)Majorca: turistas em 2000 hec por ano = 3)itapua : 200 turista em 2000 hec = 4)paris: em hec por ano= 5)parque: em 20 hec por dia=

Taxa de desempenho turístico:constitui um importante indicador para determinar a capacidade de hospedagem de um local. Número de leitos x 100= Número de habitantes(turistas) Alta: 10 baixa: 1

Segundo Boullon 1985 Capacidade do local = dimensão da área Padrão da freqüência Total de visitas diárias = capacidade do localxCoeficiente de rotação Coeficiente de rotação= tempo disponível para a visitação Duração médias das visitas

Exercicio: A) tempo disponível para visitação: 1)12 horas 2)8 horas 3)10 horas 4)8 horas 5)6 horas B)duração média das visitas: 1)4 horas 2)2 horas 3)5 horas 4)4 horas 5)2 horas B) dimensão da área em hec: 1) ) )150 4)500 5)2000 D) padrão de frequencia: 1)45 2)150 3)30 4)25 5)75