Professora Mestre Roberta Costella

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Título do Trabalho (Arial 54)
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
TEXTO.
CARTA ARGUMENTATIVA.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
ARTIGO CIENTÍFICO.
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
VERBOS GENÉRICOS.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Dissertação Redação.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
COMO elaborar um ENSAiO ACADÊMICO
Produção Textual.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
A estrutura do texto escrito: interação a distância
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O texto argumentativo.
Informações implícitas
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
A estrutura do artigo científico e outros
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Redigindo a opinião do grupo.
RESUMOS CIENTÍFICOS Profa. Kátia Paulino dos Santos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO.
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Resumo.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
O texto e suas propriedades 1ª parte
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
FICHAMENTO.
Redação e Literatura Prof. Dani Resumo, Resenha e Sinopse.
D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.
Construção do sentido do texto
Texto expositivo & argumentativo
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Professora Mestre Roberta Costella PARÁGRAFO-PADRÃO “Escrever é fácil. Você começa com uma maiúscula e termina com um ponto final. No meio, coloca idéias.” (Pablo Neruda) Professora Mestre Roberta Costella

(Mariana Yaguello –linguista francesa) “A linguagem serve para comunicar. Mas comunicar, para os humanos, não é somente transmitir informações. Frequentemente, fala-se para não dizer nada, ou diz-se o contrário do que se quer realmente dizer, ou ainda o que o interlocutor já sabe.” (Mariana Yaguello –linguista francesa)

ATO COMUNICATIVO Emissor Texto Receptor

FATORES A CONSIDERAR NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO Correção linguística; Organização; Progressão das ideias; Conteúdo; Pressuposições.

PARÁGRAFO-PADRÃO “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve ou se explana determinada ideia central, a que geralmente se agregam outras, secundárias mas intimamente relacionadas pelo sentido.” (Othon Garcia)

AS DIFERENTES FORMAS DE CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO-PADRÃO DEPENDEM: da natureza do assunto; do gênero da composição; do objetivo do autor; do tipo de leitor.

ETAPAS PRÉVIAS Delimitação do assunto Fixação do objetivo

UM EXEMPLO ASSUNTO: Violência DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO: O problema da violência na Grande Porto Alegre. OBJETIVO: Apresentar algumas das causas da violência na Grande Porto Alegre.

A ESTRUTURAÇÃO DO PARÁGRAFO-PADRÃO Tópico frasal – Introdução Desenvolvimento Conclusão

A FORMULAÇÃO DO TÓPICO FRASAL Uma ou mais frases que expressem o objetivo escolhido; De maneira geral e sucinta; Ideia-núcleo do parágrafo.

EXEMPLO DE TÓPICO FRASAL A população da Grande Porto Alegre vem sofrendo muito com o surto de violência que se abateu sobre suas cidades.

O DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO-PADRÃO Expandir as ideias indicadas no tópico frasal; Selecionar e ordenar aspectos relevantes. Assim: Expor algumas causas da violência na Grande Porto Alegre: * aumento da pobreza crônica * invasão de contingente do setor agrário * agressão da população marginalizada contra a sociedade

A ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO Reorganizar resumidamente em uma frase final; Apresentar de modo conciso consequências, implicações; Marcar por meio de articuladores (Assim,... Logo,... Dessa forma,... Então,...).

FORMAS DE ORDENAR O DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO Enumeração Causa-consequência Comparação: semelhança ou contraste Tempo e/ou espaço Definição Exemplificação Misto

ORDENAÇÃO POR ENUMERAÇÃO Articuladores: Primeiro, segundo, em primeiro lugar, em segundo lugar, inicialmente, após, a seguir, depois, em seguida, mais adiante, por fim, ainda, além, também, etc.

ORDENAÇÃO POR CAUSA-CONSEQUÊNCIA Expressões indicadoras de causa: Porque, já que, visto que, uma vez que, pois, a razão disso, a causa disso, devido a, por motivo de, em virtude de, graças a, etc. Expressões indicadoras de consequência: Tão que, tal que, tanto que, tamanho que, de forma que, de maneira que, de modo que, em consequência, como resultado, por isso, em vista disso, etc.

ORDENAÇÃO POR COMPARAÇÃO: SEMELHANÇA OU CONTRASTE Expressões que assinalam semelhanças: Assim como... também, tanto como... tanto quanto, além de... também, não só... como também, de igual modo, em ambos os casos, etc. Expressões que assinalam contrastes: De um lado... de outro lado, por um lado... por outro lado, se, por um lado...por outro lado, para uns...para outros, este...aquele, ao contrário..., em oposição..., enquanto..., já..., ao passo que..., mas..., porém..., etc.

ORDENAÇÃO POR TEMPO E/OU ESPAÇO Expressões indicativas de tempo: Agora, já, ainda, antes, depois, em seguida, breve, logo que, finalmente, frequentemente, após, antes de, à medida que, à proporção que, enquanto, sempre que, assim que, ultimamente, presentemente,no século tal, muitos anos atrás, naquele tempo, etc. Expressões indicativas de espaço: Longe de, perto de, em frente de, atrás de, diante de, detrás de, abaixo de, dentro de, fora de, aí, ali, cá, além, à direita, à esquerda, no país tal, no local tal, etc.

ORDENAÇÃO POR DEFINIÇÃO Muito utilizada em textos técnicos ou científicos; Emprego do verbo ser ou Verbos como: chamar-se, denominar-se, considerar-se, tratar-se de, etc.

ORDENAÇÃO POR EXEMPLIFICAÇÃO O exemplo estabelece um elo, uma ponte entre o conceito ou a afirmativa e o leitor; Emprego da expressão “por exemplo”.

TEXTO É um todo organizado de sentido, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado tempo e num determinado espaço.

SE O TEXTO É UM TODO ORGANIZADO DE SENTIDO: Ele não é um amontoado de frases; Ele é um conjunto formado de partes solidárias; O sentido de cada uma de suas frases depende do sentido das demais com que se relaciona; O sentido de qualquer uma de suas passagens é dado pelo todo, isto é, pelo contexto.

Fonte: Revista Veja e Revista Claudia (2009)

Fonte: Revista Claudia (2009)

SE O TEXTO É PRODUZIDO POR UM SUJEITO NUM DETERMINADO TEMPO E NUM DETERMINADO ESPAÇO: Esse sujeito por pertencer a um grupo social, num determinado tempo e espaço, expõe em seus textos as ideias, os anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social; Todo texto tem um caráter histórico – revela os ideais e as concepções de um grupo social numa determinada época; Todo texto mostra o seu tempo segundo pontos de vista divergentes ou não.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM BOM TEXTO Coesão Coerência

COESÃO TEXTUAL É a ligação, a relação, a conexão entre palavras, expressões, frases, parágrafos, em síntese, entre partes do texto. Ela manifesta-se por elementos linguísticos, que servem para estabelecer vínculos entre os componentes do texto.

Refere-se à não contradição de sentidos, à continuidade semântica. COERÊNCIA TEXTUAL Para fazer de um conjunto de frases um texto, não basta que as frases estejam coesas. Se não tiverem unidade de sentido isto é, coerência, não passam de um amontoado, que não configura um texto. Refere-se à não contradição de sentidos, à continuidade semântica.