Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

BCC 390 – Apresentação Final
O Papel das Bibliotecas no Século XXI
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Metodologia Científica
O IBICT e a Open Archives Initiative
Gizelle Sandrini Lemos 26 de abril de 2006
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Sistema Web para Departamentos
Padronização da interface dos Sistemas da UFOP
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Vortex 2005.
Danilo Gleimar Rodrigo
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
Modelagem de dados e representação da informação
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Uma metodologia para publicação eletrônica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
CAPSI 05 Tecnologias de suporte aos SI
VI e-Science XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) BIOPEN MANAGER FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS LABORATORIAIS.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
Tópicos de Sistemas de Informação A
Apoio à Engenharia de Software
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ACADÊMICAS: FERNANDA GERBER PATRÍCIA SOUSA SILVEIRA DE MACEDO.
CATÁLOGOS VIRTUAIS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA REDE COOPERATIVA NACIONAL UMPIERRE, Ana Glenyr.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Daniel Weiss Orientador: Prof. Henrique Freitas
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Consulta a XBRL usando Certificado Digital Eduardo Mazza Batista Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Recife - PE 01/30/2007.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Aluno: Fillipe Oliveira Lima
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Pesquisa Bibliográfica
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
METODOLOGIA PARA OTIMIZAÇÃO DO POVOAMENTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS COM ARTIGOS CIENTÍFICOS Carvalho, G. M. 1,2 ; Figueiredo, M. A. 1 ; Oliveira,
@ Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani Alexandre Merlos-Ruiz Ana Cristina Ponciano da Silva Maria Cláudia Pestana Rosângela.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação.
Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz da Silva

Introdução Biblioteca tradicional: lugar no qual os livros estão organizados e são conservados para oferecer continuidade a produção cultural; Digitalização de documentos: aumento da leitura de documentos por intermédio da tecnoligia digital, devido a expansão da internet; Bibliotecas digitais: sistemas eletrônicos de armazenamento de informações. Capaz de estender e ampliar os recursos das bibliotecas convencionais, possibilitando o intercâmbio de informações a nível mundial.

Justificativa Realidade do DECOM: os trabalhos monográficos estão armazenados, apenas, como papel impresso; Difícil preservação; Difícil acesso; Acesso limitado; Acesso lento; Acesso individual.

Objetivos Confeccionar a biblioteca digital do DECOM; Aumentar a visibilidade do DECOM/UFOP; Disseminar o conhecimento produzido no DECOM para a comunidade acadêmica; Proporcionar acesso ágil, ininterrupto e simultâneo; Preservar a integridade e garantir a persistência.

Trabalhos relacionados Biblioteca Digital Brasileira de Computação – BDBComp: criada com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido pela comunidade brasileira de computação; Biblioteca Digital de Computação do Uni-BH – BDCUni: criada com o objetivo de arquivar trabalhos monográficos do curso de Ciência da Computação.

Atividades realizadas Capítulo1 – Introdução: Justificativa, objetivos e metodologias; Trabalhos relacionados; Capítulo 2 – Fundamentação teórica: Visão geral sobre bibliotecas digitais: Metadados; Padrão Dublin Core; Extensible Markup Language – XML; Protocolo OAI-PMH; Biblioteca Digital Brasileira de Computação; Biblioteca Digital de Computação do Uni-BH; Capítulo 3 – Desenvolvimento da Biblioteca Digital Modelagem de dados.

Tecnologias e metodologias estudadas Dublin Core Metadata Initiative: iniciativa para organização e padronização do uso de metadados; Open Archives Initiative for Metadata Harvesting: protocolo utilizado para distribuir e coletar metadados (interoperabilidade); Extensible Markup Language: formato de texto simples utilizado na troca de dados na web; Projeto de banco de dados relacional;

Resultados preliminares obtidos Revisão bibliográfica, que trouxe embasamento teórico, para dar continuidade ao trabalho; Definição dos metadados a serem armazenados; Mapeamento dos atributos do Dublin Core para a biblioteca digital do DECOM; Criação do modelo de XML; Criação do esquema conceitual do banco de dados; Criação do esquema relacional do banco de dados; Geração do script para implantação física do banco de dados;

Trabalhos futuros e Monografia II Inclusão de relatórios técnico-científicos na biblioteca digital; Criação de interface gráfica para o usuário; Povoamento do banco de dados; Testes de usabilidade; Análises de qualidade e desempenho Experimentos para verificar a eficiência e eficácia da biblioteca digital; Implantação do processo de auto-arquivamento.

Modelo Conceitual do Banco de Dados da Biblioteca Digital

Mapeamento do Dublin Core para a Biblioteca Digita do DECOM/UFOP

Perguntas?