São Paulo - SP 10 de agosto de 2010 Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica da Soja Brasileira 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Advertisements

EXPERIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DO
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Luciana de Paiva Luquez
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Participativo de Garantia
AGRONEGÓCIO.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
PROGERIRH / PRODHAM.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Financiamentos Sustentáveis na Amazônia
Banco do Brasil e o Agronegócio
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
VISÃO Ser uma empresa de referência no desenvolvimento sustentável.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
1 Profª. Elisa M. R. Sharland. 2 QUALIDADE EM SERVIÇOS: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM REDE.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Evidência de auditoria:
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

São Paulo - SP 10 de agosto de 2010 Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica da Soja Brasileira 1

Conteúdo Programa de Gestão Ambiental, Social e Econômica Importância da Soja Brasileira Justificativa para o Lançamento Metodologia de Trabalho Auditoria Beneficiários Sistema de Governança Resultados Esperados Site Soja Plus

Programa de Gestão Treinamento, Capacitação, Assistência Técnica com indicadores pré-estabelecidos Programa de Certificação Princípios, critérios e indicadores sociais, ambientais e de boas práticas agrícolas auditáveis Convênios com: APROSOJA FAMATO SENAR EMATER ONGs Ações: Certificação individual Certificação em grupo Cadeia de Custódia Qualificação de Auditores

Crédito Tecnologia Ass. Técnica Soja não sustentável Soja sustentável + - Complexo Soja ((( Regulamentação Fiscalização Incentivos - Certificação MERCADO MECANISMOS DE GOVERNANÇA PARA A SOJA BRASILEIRA

Importância da Soja Brasileira A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda - 23 milhões de ha (24% da área mundial plantada) O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de soja do mundo – 67 milhões de toneladas em 2010 Representa 11% das exportações totais Responsável por aproximadamente 1,5% do PIB Conta com 250 mil produtores rurais em 17 estados Gera 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos Fortalece a parceria entre o produtor rural e a indústria com pré- financiamento de mais de 30% da safra Importância da Soja Brasileira

Justificativa A população mundial vem crescendo e com isto há um aumento do consumo de alimentos que impulsiona o crescimento da produção agrícola Os cenários apontam cada vez mais para a escassez de recursos naturais e impactos sobre o meio ambiente, tornando necessário uma mudança de atitude nos meios de produção O consumidor começa a mudar o seu comportamento dando preferência aos produtos e serviços ambientalmente sustentáveis O Brasil possui uma legislação ambiental diferenciada para proteção dos recursos naturais, a qual exige o cumprimento de regras rigorosas

A falta de informação e de assistência técnica contribuem para dificultar a aplicação da legislação ambiental brasileira no meio rural - Área de Preservação Permanente: a legislação ambiental prevê a proteção das áreas que margeiam os corpos e cursos d’água, nascentes, encostas e topos de morros - Reserva Legal: além das APPs, também deve-se preservar um percentual de vegetação nativa que varia de 20 a 80% conforme o Bioma

O cumprimento da legislação, aliado à adoção de melhores práticas agrícolas e sociais, é suficiente para garantir a produção sustentável da soja brasileira; O Soja Plus tem por objetivo aplicar esses conceitos e ser, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e adoção pelos produtores; Os critérios e indicadores do programa serão exeqüíveis e verificáveis; O programa será rigoroso e adequado à realidade brasileira.

Metodologia de Trabalho O Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira apresenta uma metodologia de trabalho alicerçada em pilares de iniciativas já consolidadas, como: International Soybean Growers Alliance - ISGA; Moratória da Soja; Mesa Redonda da Soja - RTRS; Pacto contra condições degradantes de trabalho análogo ao escravo; Legislação ambiental e social brasileira; Programa Mais Ambiente / Programa MT Legal; Field to Market – Keystone Alliance.

Diretrizes do Programa - Atendimento Legal Conformidade legal; Documentação do imóvel rural; - Responsabilidade Social Contratação de trabalhadores; Trabalho infantil e forçado; Segurança do trabalho; Liberdade de associação e direito à negociação coletiva; Remuneração; Consulta e diálogo com a comunidade local;

- Sustentabilidade Ambiental Áreas de proteção ambiental; Recursos hídricos; Gerenciamento de agroquímicos; Eficiência energética (consumo de combustíveis). - Boas Práticas Agrícolas Monitoramento da qualidade da água; Manejo do solo; Controle de pragas e doenças; Técnicas conservacionistas;

Processo de Verificação Consiste na visita à propriedade rural de uma equipe de profissionais qualificados com o objetivo de verificar a consistência e o desempenho do manejo sócio-ambiental e das boas práticas agrícolas adotadas pela propriedade rural. Poderá abranger as seguintes atividades: planejamento e reunião de abertura; análise da documentação; levantamento de evidências em campo; entrevistas com gestores e colaboradores; discussão das evidências e; apresentação dos resultados e oportunidades de melhoria.

PontuaçãoGrau de atendimento do indicador 0Caso o produtor não tenha qualquer ação sendo desenvolvida 1 Caso o produtor apresente um planejamento para atendimento do indicador 2 Caso o produtor tenha um planejamento com atividades em andamento, porém sem a conclusão definitiva 3Caso o produtor atenda plenamente o indicador Caso seja solicitado pela equipe verificadora, o produtor rural deve disponibilizar o pessoal administrativo e de campo para entrevistas e reuniões. O produtor também deve fornecer toda a documentação e informações que venham a ser demandadas pelos verificadores. O sistema de avaliação possibilita uma oportunidade de melhoria contínua da gestão da propriedade. Conforme o grau de atendimento, cada indicador avaliado receberá uma pontuação.

Com o intuito de receber um reconhecimento diferenciado pelo mercado, o certificado “Soja Plus” poderá ser dividido em categorias conforme o grau de atendimento dos requisitos, como por exemplo: CategoriaGrau de atendimento Soja Plus OuroCumpre plenamente com no mínimo YY% dos indicadores Soja Plus PrataCumpre plenamente com no mínimo XX% dos indicadores

Produtores Rurais: valorização do imóvel rural; conservação da fertilidade dos solos; manutenção da vegetação nativa; eliminação de penalizações trabalhistas e ambientais; preservação dos recursos hídricos e vantagens econômicas; Associações e cooperativas de produtores rurais: fortalecimento institucional; Consumidores: satisfação por consumir um produto sustentável; Empresas do setor: sustentabilidade do agronegócio e atendimento às demandas de mercado; ONGs/Universidades: desenvolvimento de projetos de cadastramento, assistência técnica e educação ambiental; Agentes financeiros: aumento da parceria com o produtor, oferta de crédito, divulgação e marketing. Beneficiários do Programa

Resultados Esperados Contribuir para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais; Estimular a sojicultura sustentável segundo requisitos de desempenho ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis; Aumentar as oportunidades econômicas valorizando a soja brasileira.

ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais 18

Organizadores OBRIGADO