Twitter Facebook Myspace Orkut Blog Site Youtube

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Revolução das Mídias Sociais
Advertisements

Igreja e as tecnologias da comunicação
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Os Aspectos Relacionais das Interações na Web
Palavra sem dono.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Marketing Digital.
Presença na internet.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
O futuro da publicidade no jornal
Algo mais.
Redes Sociais. Uma das funções que está cada vez mais aparente na apropriação dos sites de redes sociais é seu uso como filtro de informações.
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 6: Redes Sociais - (Facebook)
Internet.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Caminho Verdade Vida.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Sou o que sou pelo que nós somos
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
O Mapa da Mina. •Ter uma comunicação digital •Popularizar o evento •Incentivar o empreendedorismo •Valorizar o município e mão de obra da região • Atingir.
Uso das Redes Sociais na Gestão
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Desafios do itinerário vocacional
A Teologia da Comunicação
Quem Somos Um grupo empresarial focado
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
Programação – Quando é onde...
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
SOCIOLOGIA 2º e 3º EM Professor Tiago Amorim.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Aula 11 – Ensino Fundamental II 9ª Série/Fase
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Comunicar para mudar de atitude
3. Uma comunidade relacional
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
SITES DE REDES SOCIAIS.
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
PORTAL JUNIOR ACHIEVEMENT. 16 mil acessos mensais visualizações de páginas 7,28 páginas por visita 35,71% de taxa de rejeição 00:03:52 é o tempo.
Semana de Comunicação 2010 Comunicação digital: como as comunidades de consumidores estão transformando a relação entre empresas e clientes João Vitor.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Contato: Copa da Inclusão Ed Otsuka - Ricardo Santoro - Renata Martins Brandão - Gabriela Felix Teixeira - Julia Shellard Corrêa -
E.M.E.F. Presidente Vargas
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Objetivo “O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) nos questiona e alerta para a melhoria da qualidade de nossas publicações.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Transcrição da apresentação:

Twitter Facebook Myspace Orkut Blog Site Youtube As redes sociais na web Twitter Facebook Myspace Orkut Blog Site Youtube

As redes sociais na web No final de março, o Facebook, segundo notícia publicada no jornal italiano La Repubblica, 29-03-2009, atingiu mais de 200 milhões de pessoas registradas, confirmando-se como a maior comunidade on-line do mundo.

As redes sociais na web Por semana, segundo a empresa fundada pelo jovem Mark Zuckerberg, 24 anos, acolhe quase um milhão de novos membros. O Facebook, no entanto, enfrenta a concorrência de outras redes sociais como Twitter, sempre mais popular entre os jovens. Ele saltou de 600 usuários para 6 milhões em apenas 12 meses. No Brasil, o Orkut continua imbatível.

Um meio de socialização on-line Para o pesquisador Marco González, programas como Facebook e Twitter ganham destaque porque as pessoas estão sempre buscando novas formas de socialização. “Eu não caracterizaria a ampla popularidade de sites de interação social como indicativo de uma revolução na comunicação. Eles são poderosos, mas é cedo demais para dizer se há de fato uma revolução acontecendo”.

Twitter: um espaço social Para a jornalista Gabriela Zago, o microblog tende a ser ferramenta complementar para obter informações e, mais do que isso, um espaço social em rede. Caráter de agilidade é conferido ao jornalismo e à circulação de informações. “Mais do que uma ferramenta de microblog, o Twitter é também um site de rede social. As pessoas buscam estabelecer e manter conexões, interagir umas com as outras, e isso implica em compartilhar informações que se considera relevantes para sua rede”.

“Sociedade do espetáculo: só é o que se vê” Para a pesquisadora Paula Sibilia, a popularidade de redes sociais como Facebook, MySpace, Orkut e Twitter se justifica pelo desejo das pessoas de estarem à vista dos outros. “Orkut e o Facebook não surgiram do nada. Ao contrário, as redes sociais apareceram num terreno que já estava muito bem sedimentado para que essas práticas pudessem florescer”.

A equação público = privado é cada vez mais forte Facebook, Twitter, Orkut. No ciberespaço, essas ferramentas quebraram o conceito tradicional de tempo e espaço, e as mudanças que promoverão no jornalismo são enormes e profundas. Muitas delas, diz Pollyana Ferrari, sequer “foram assimiladas pelos veículos de comunicação”.

“O suporte da internet mudou o processo social” Para Raquel Recuero, os sistemas informáticos geram o afastamento entre as pessoas, ao mesmo tempo em que aumentam a confiança para expor a intimidade, além de proporcionarem o anonimato. “As pessoas escolhem grupos para entrar e colocam elementos nos perfis para dar uma determinada impressão aos demais, mostrando menos quem são e mais como querem que os outros as vejam”.

Ambiente off-line separado do ambiente on-line? Para a pesquisadora Sandra Portella Montardo, as redes sociais da internet possibilitam a inclusão social, o que garante entre os participantes um amparo assistencial que se “reverte na qualidade de vida de todos os envolvidos”.

Uma nova postura na comunicação Segundo o jornalista e professor da Umesp e USP, Wilson da Costa Bueno, “a comunicação nesses novos tempos exige novos atributos como a ética, a transparência, o profissionalismo e o compromisso com a liberdade de expressão, a pluralidade de opiniões. Ouvir mais e falar menos, este é o novo lema da comunicação moderna.

Uma nova postura na comunicação Bueno afirma que “temos que reconhecer que este novo modelo ainda é praticado por um número reduzido de organizações e será preciso não apenas mudar a cultura e a postura das organizações, mas investir fortemente na formação dos novos comunicadores, ainda presos a valores ultrapassados”.

Espiritualidade na Internet Para o professor e pesquisador da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes, as instituições religiosas ainda vêem a Internet como um “dispositivo tecnológico”. A partir do uso da Internet surge um “novo patamar baseado numa lógica de inter-relação”. Nesta nova ambiência, acrescenta, “as instituições podem estabelecer novos tipos de relações” ao invés de utilizar a rede apenas como um meio para divulgar sua mensagem.

Espiritualidade na Internet “Alguns sites disponibilizam as leituras dominicais, velas virtuais, enfim, há todo um arcabouço de ações litúrgicas que são veiculadas a partir dos portais. Essa é uma concepção de dispositivo tecnológico, ou seja, antigamente, determinadas atividades eram realizadas na Igreja e, hoje, também estão disponíveis na Internet”. Com base nisso, ele lança o questionamento: “Como as Igrejas, dentro desse ambiente, desse mundo interconectado, podem trabalhar no estabelecimento de vivência, de espiritualidade, de religião?”.

As redes sociais na web e na Igreja Novas formas de socialização. Agilidade e circulação de informações. Espetacularizar a nossa personalidade. Novo conceito de tempo e espaço. Afastamento entre as pessoas. Público = privado. Anonimato. Inclusão social. Ética, transparência, profissionalismo, liberdade de expressão, pluralidade de opiniões. Comunicação como “processo” e não como “meio”.

Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais “A Internet pode oferecer uma contribuição extremamente valiosa para a vida humana. Deve promover a prosperidade e a paz, o crescimento intelectual e estético, além da compreensão recíproca entre os povos e as nações em âmbito mundial. Ela pode ajudar também os homens e as mulheres na sua busca permanente de se compreenderem a si mesmos.

Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais Em todas as épocas, também na nossa, as pessoas formulam as mesmas interrogações fundamentais: “Quem sou eu? Donde venho e para onde vou? Por que existe o mal? O que é que existirá depois desta vida? Não cabe à Igreja impor respostas, mas pode – e deve – proclamar ao mundo as respostas que ela mesma recebeu; e, tanto hoje como sempre, oferece a derradeira resposta satisfatória aos mais profundos interrogativos da vida: Jesus Cristo (...)”. – Ética na Internet (2002)

Perguntas para o debate O mundo digital faz parte do serviço de evangelização de sua Paróquia? Em sua comunidade seria difícil implantar a mídia digital. Explique por que? Ao seu ver quais são as vantagens e os perigos da mídia digital?