Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Desenvolvimento de PROJETOS.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Programa Ler e Escrever
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
AULA 6 Como Estudar.
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Resenha Produção de texto.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Dicas para Apresentações
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Iniciação Científica º Série/EM.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Produzindo o Ensaio Teórico
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Organizando o trabalho pedagógico
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
RESENHA.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
PROFª. Leila de Souza Ganem
Equipe responsável pela produção
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Equipe responsável pela produção
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Tema da Aula Digital Sugestões de leitura: a sinopse de livros DisciplinaAnoAula número Língua Portuguesa9º4 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável.
FICHAMENTO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Flavio Alves de Castro Gomes Nome do(a) revisor(a) da aula: Gina Paula Mor Coordenador de Disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico: Anderson Souto Disciplina Ano Aula número Língua Portuguesa 9º 4 Tema da Aula Digital Sugestões de leitura: a sinopse de livros

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas - Compreender os ambientes sociais em que circulam o gênero sinopse de livros; - Identificar a finalidade do gênero; - Localizar informações explícitas; - Inferir informações implícitas; - Reconhecer as características composicionais e linguísticas da sinopse de livros; - Compreender a função do gênero, seus suportes e seu público-alvo; - Relacionar o gênero à cultura leitora e os públicos a suas temáticas; - Reconhecer a adequação da linguagem ao público-leitor; - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão; - Compreender as propriedades da objetividade e da concisão no gênero; - Produzir a sinopse de um livro; - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso; - Observar se há algum caráter avaliativo na sinopse. Referencial Teórico BEZERRA, Benedito. Gêneros digitais: apresentando livros na internet. Revista Signos. Nº 43, p. 45-61, 2010. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-09342010000300004&script=sci_arttext

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5 a 7

Atividade 1: Relembrando Na aula anterior, você aprendeu que, em determinados textos de base argumentativa, os atos de narrar e descrever podem ser utilizados como estratégia de convencimento, lembra? Este tipo de estratégia é muito utilizada em anúncios publicitários. Clique no ícone abaixo e assista a um comercial da Fiat. Fonte do vídeo: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hgiOJ0H5vDM

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é fazer uma breve revisão sobre o conteúdo abordado na aula anterior. Verifique se há alguma dúvida sobre o assunto. Enfatize que, embora o anúncio não apresente falas, há narrativa e que também há descrição na medida em que são elencados os principais atributos do veículo de forma escrita. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um comercial do carro Uno, da Fiat. Link do objeto de aprendizagem: http://www.youtube.com/watch?v=hgiOJ0H5vDM Tempo de duração da atividade: 1 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 2: Apresentação inicial Curioso para saber sobre o que vamos estudar? Nosso tema é SINOPSE e nosso objetivo é compreender a organização do gênero sinopse de livros, suas esferas de circulação social, sua linguagem e sua adequação linguística ao público-leitor das obras. Fonte da imagem: Disponível em: http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=334 Fonte: origemedestino Animados? Então vamos juntos!

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, os objetivos dessa atividade são apresentar o tema da aula, explicitando o objetivo a ser alcançado e despertar o interesse dos alunos para o prosseguimento dos estudos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link da imagem: http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=334 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Prepare-se para um desafio. Pare, respire, pense e responda: Atividade 3: Pergunta-desafio Prepare-se para um desafio. Pare, respire, pense e responda: Quais as diferenças e semelhanças entre RESUMO e SINOPSE? Fonte da imagem: Disponível em: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/empreendedor/?tag=duvida Fonte: diariodepernambuco Não sabe a resposta? Não precisa se preocupar, porque durante esta aula você vai adquirir o conteúdo necessário para responder.

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é desafiar os alunos a buscarem a resposta para a pergunta formulada. Estimule-os a propor respostas, para a pergunta-desafio, baseadas em seu conhecimento prévio. Realize um momento de compartilhamento das respostas, anotando-as no quadro ou em papel pardo. Ressalte que, no decorrer da aula, eles irão adquirir o conteúdo necessário para que respondam corretamente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link da imagem: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/empreendedor/?tag=duvida Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 4: Por que isso é importante? Você sabia que o mercado editorial brasileiro faturou R$ 4,8 bilhões em 2011, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)? Foram produzidos 58.192 títulos dos mais variados gêneros, para todos os bolsos e gostos. E em meio a essas inúmeras possibilidades de leitura, como escolher um livro interessante e que seja do nosso agrado? A sinopse representa um papel fundamental no processo de escolha. Quer saber como? Então, siga em frente! Fonte da imagem: Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/biblioteca/blog/2011/09/programa-biblioteca-viva-rs-sera-lancado-hoje-13-de-setembro-de-2011/ Fonte: uniritter

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é contextualizar os alunos a respeito da importância da sinopse no processo de escolha de um determinado livro para compra e/ou leitura. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é sinopse e porque ela representa um papel fundamental no processo de escolha. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link da imagem: http://www.uniritter.edu.br/biblioteca/blog/2011/09/programa-biblioteca-viva-rs-sera-lancado-hoje-13-de-setembro-de-2011/ Link para a matéria sobre o mercado editorial brasileiro em 2011 (para o professor): http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,mercado-editorial-brasileiro-cresce-pouco-e-preco-do-livro-diminui,898889,0.htm Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Leia o texto clicando no ícone abaixo e responda: 1 – Edward Cullen decide abandonar Bella Swan porque não quer mais namorar com ela. quer evitar que ela sofra por sua causa. quer se vingar de todo o mal que ela lhe fez. está com ciúmes da relação de Jacob e Bella. Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1k3-tLbaqZEuDQPrxvSX6ajwV96ol1_JbTcSxBjfGLfw/edit?usp=sharing

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe Resposta incorreta. Não podemos inferir isso com base no texto lido. Resposta correta. Edward Cullen se afasta de Bella para protegê-la após um ataque que quase tirou sua vida. Resposta incorreta. Não podemos inferir isto com base no texto lido.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Leia o texto clicando no ícone abaixo e responda: 2 – O dragão que guarda o tesouro dos anões se chama a) Smaulg. b) Warg. c) Skoob. d) Smaug. Fonte do texto: Disponível em: http://www.skoob.com.br/livro/509-o-hobbit

Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Resposta incorreta. Grafia incorreta. Resposta incorreta. Warg é um tipo de animal semelhante a um lobo gigante. Resposta incorreta. Skoob é o nome do site no qual o texto está inserido. Resposta correta. O nome do dragão é Smaug.

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Observe a imagem ao lado e responda: A imagem é a reprodução da capa de um livro. da contracapa de um DVD. da capa de uma revista em quadrinhos. da contracapa de um livro. Fonte da imagem: Disponível em: http://marica.olx.com.br/harry-potter-e-a-pedra-filosofal-iid-462727319

Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Resposta incorreta. A imagem não é reprodução da capa, pois não há a presença dos elementos nome do título e nome do autor. Resposta incorreta. Esta não é a contracapa de um DVD (rever atividade 5). Resposta incorreta. Não podemos inferir isso com base no texto lido. Resposta correta. Esta é a contracapa do livro Harry Potter e a pedra filosofal.

Atividades 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, oriente os alunos para que respondam às questões propostas. O Educoquiz 1 é composto por três questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta. O objetivo dessas atividades é aferir o conhecimento prévio dos alunos a respeito da função da sinopse e dos ambientes de circulação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem da questão 1 é a capa e a contracapa do filme Lua nova, o da questão 2 é a sinopse do livro O hobbit, publicada em um site de vendas e o da questão 3 é a contracapa do livro Harry Potter e a pedra filosofal. Links: https://docs.google.com/document/d/1k3-tLbaqZEuDQPrxvSX6ajwV96ol1_JbTcSxBjfGLfw/edit?usp=sharing http://www.skoob.com.br/livro/509-o-hobbit http://marica.olx.com.br/harry-potter-e-a-pedra-filosofal-iid-462727319 Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas individualmente.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9 a 11 Checagem ATIVIDADES 12 a 15

Atividade 8: Momento de reflexão Pare um pouco. Descanse. Respire fundo. Relaxe. Vamos pensar. Você saberia dizer o que a contracapa do filme Lua Nova, o texto sobre o livro O hobbit e a contracapa do livro Harry Potter e a pedra filosofal têm em comum? Clique no ícone abaixo para descobrir. Fonte do texto: Disponíveis em: https://docs.google.com/presentation/d/1O-htM-KeZG_qUcHESqKSGOc5qfHV7V6prLJrkOSf0Sk/edit?usp=sharing

Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é estimular os alunos a perceberem nos objetos de aprendizagem utilizados nos educoquizes (atividades 5, 6 e 7) o que há em comum, que é a presença da sinopse. Anote a opinião dos alunos no quadro negro ou num papel pardo e depois clique no ícone para ver a resposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um slide com a palavra sinopse. Link do texto: https://docs.google.com/presentation/d/1O-htM-KeZG_qUcHESqKSGOc5qfHV7V6prLJrkOSf0Sk/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Depois, um desafio: crie sua própria definição de sinopse. Atividade 9: Construindo a definição de sinopse Muito bem! Agora que você já sabe que os três textos apresentados anteriormente são exemplos de sinopses, vamos construir juntos uma definição? Clique no ícone abaixo para responder a algumas perguntas sobre esse assunto. Depois, um desafio: crie sua própria definição de sinopse. Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1mR691lmUbbvJMkeMGkyFKKeSs_vNyUdzBA7-L6xkhc0/edit?usp=sharing

Atividade 9: Construindo a definição de sinopse Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é apresentar algumas perguntas que nortearão a construção não só da definição como também de todos os elementos mais significativos relacionados à sinopse (finalidade, circulação, adequação ao público alvo, discurso informal). Sugere-se que a atividade seja realizada na biblioteca. Divida a turma em trios e peça para responderem às perguntas no caderno. Distribua cópias das sinopses apresentadas e deixe que os alunos consultem os livros da biblioteca em busca de outras sinopses. Promova um momento de compartilhamento das respostas. Anote-as no quadro negro ou em um papel pardo. Comente as respostas. Estimule os alunos a proporem uma definição para sinopse, baseada em sua vivência pessoal e nos exemplos consultados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um slide de ppt contendo 8 perguntas sobre sinopse. Link do texto: https://docs.google.com/presentation/d/1mR691lmUbbvJMkeMGkyFKKeSs_vNyUdzBA7-L6xkhc0/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 45 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em trios.

Atividade 10: Definindo sinopse E então, preparados para a definição oficial? Lá vai: A sinopse é uma narrativa breve (5 a 10 linhas), sem muitos detalhes, sem diálogos, apresentando o enredo principal de uma história, geralmente filme, livro ou novela, mas sem revelar o fim. Ou seja, deve-se contar apenas o essencial, de forma bem objetiva. É um texto simples que, no entanto, deve ser interessante e envolvente. Deve ainda remeter ao clima da obra, através do estilo com o qual é escrita (sombrio, engraçado, comovente, etc.). Parecida com a sua? Bacana! Fonte do texto: Disponível em: http://www.resumodasnovelas.tv/globo/salve-jorge/ Que tal mais um exemplo para fixar melhor a definição? Clique no ícone ao lado e leia a sinopse da novela Salve Jorge.

Atividade 10: Definindo sinopse Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é conceituar sinopse. Compare a definição apresentada com as definições propostas pelos alunos, ressaltando semelhanças e diferenças. Somente após certificar-se de que o conceito foi entendido e de que não há dúvidas, acesse o objeto de aprendizagem e peça para os alunos avaliarem a sinopse e se ela está de acordo com a definição apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é a sinopse da novela Salve Jorge. Link do texto: http://www.resumodasnovelas.tv/globo/salve-jorge/ Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Mas afinal, para que serve a sinopse? Atividade 11: Para que serve a sinopse? Mas afinal, para que serve a sinopse? Apesar de a capa ser um primeiro e importante elemento na escolha de um livro ou filme, uma sinopse bem feita será decisiva no processo de escolha do leitor pela compra e/ou leitura da obra literária. Dessa forma, podemos dizer que a sinopse tem a missão de vender o produto cultural, de atrair a atenção do leitor/espectador, despertando seu interesse pela história. A sinopse, na verdade, deve envolver e seduzir. Fonte da imagem: Disponível em: http://www.zun.com.br/livros-infantil-educativo/ Fonte: zun

Atividade 11: Para que serve a sinopse? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é refletir sobre as funções da sinopse. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link do texto: http://www.zun.com.br/livros-infantil-educativo/ Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Leia a sinopse do livro Jogos Vorazes, publicado no site da editora e depois responda: 1 – O texto pode ser considerado uma sinopse porque apresenta uma narrativa longa e narra o enredo principal do livro. busca despertar o interesse do leitor e apresenta o enredo com bastantes detalhes. apresenta uma descrição do cenário e remete ao clima do livro. apresenta o enredo principal do livro e busca despertar o interesse do leitor. Fonte do texto: Disponível em: http://www.rocco.com.br/index.php/livro?cod=384

Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta. A sinopse, de fato, apresenta o enredo principal do livro, mas é uma narrativa breve. Resposta incorreta. A sinopse, de fato, busca despertar o interesse do leitor, mas não apresenta o enredo com muitos detalhes, pelo contrário. Resposta incorreta. A sinopse, de fato, deve introduzir o leitor no clima do livro, mas não deve apresentar descrição dos cenários, já que é uma narrativa curta e objetiva. Resposta correta. O texto apresenta de forma breve o enredo principal e tem como objetivo claro despertar o interesse do leitor pela história.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Se for necessário, releia o texto e responda à questão. 2 – O trecho que demonstra claramente a intenção de convencer o leitor a ler/comprar o livro é “a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos”. “prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente”. c) “O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito”. d) “o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo”. Fonte do texto: Disponível em: http://www.rocco.com.br/index.php/livro?cod=384

Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta. Neste trecho, conta-se uma parte da história e não há qualquer intenção de convencer o leitor, apenas informar/contextualizar. Resposta correta. Neste trecho, diz-se que o romance é envolvente e que prende a atenção do leitor do início ao fim, ou seja, há claramente o propósito de convencer o leitor a comprar/ler o livro. Resposta incorreta. Neste trecho conta-se uma parte da história e não há qualquer intenção de convencer o leitor, apenas informar/contextualizar.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Clique no ícone abaixo, leia a entrevista com Suzanne Collins, autora de Jogos Vorazes e depois responda: 3 – Segundo a autora, o nome da nação – Panem – significa __________ e é uma referência __________. a) jogo / ao Império Romano. b) pão / ao Império Romano. c) pão / a Creta. d) circo / a Atenas. Fonte do texto: Disponível em: http://www.rocco.com.br/pdf/Entrevista_editada_FINAL.pdf

Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta. O nome da cidade é uma referência ao Império Romano, mas Panem não significa jogo. Resposta correta. Panem significa pão e é uma referência ao Império Romano (2º parágrafo da pergunta 1). Resposta incorreta. Panem significa pão, mas não é uma referência a Creta. Resposta incorreta. Panem não significa circo e não é uma referência a Atenas.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Assista ao book trailer do livro Jogos Vorazes e, depois, responda: 4 – O objetivo do book trailer é a) semelhante ao da sinopse, ou seja, narrar com detalhes o enredo do livro. b) diferente do da sinopse, já que o do book trailer é apenas entreter o leitor. c) semelhante ao da sinopse, ou seja, despertar o interesse do leitor/emocionar. d) diferente do da sinopse, já que o do book trailer é expor opiniões de escritores famosos sobre o livro. Fonte do vídeo: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bMolg5hPWJg

Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta. O objetivo da sinopse não é narrar com detalhes o enredo do livro; pelo contrário, é narrar superficialmente. Resposta incorreta. Entreter não é o objetivo nem da sinopse, nem do book trailer. Resposta correta. O objetivo do book trailer é semelhante ao da sinopse: despertar o interesse do leitor, estimulando a leitura/compra do livro. Resposta incorreta. O objetivo do book trailer não é apresentar opiniões de escritores famosos sobre o livro. Ele utiliza as opiniões como forma de convencimento do leitor.

Atividade 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, peça para os alunos responderem individualmente e com atenção cada uma das questões propostas. O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha, relacionadas aos conceitos trabalhados até o momento da aula: definição, funções e modalidades. Pergunte aos alunos se percebem alguma diferença importante em relação à sinopse publicada no site da editora. As sinopses de editoras são consideradas “oficiais” e geralmente são mais completas. Há um link para a compra do livro, além de cartaz e booktrailer. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem 1 (questões 1 e 2) é a sinopse do livro Jogos vorazes, publicada no site da editora (Rocco). O objeto de aprendizagem 2 é uma entrevista com a autora de Jogos Vorazes. O objeto de aprendizagem 3 é o book trailer do livro Jogos vorazes. Links: http://www.rocco.com.br/index.php/livro?cod=384 http://www.rocco.com.br/pdf/Entrevista_editada_FINAL.pdf http://www.youtube.com/watch?v=bMolg5hPWJg Tempo de duração da atividade: 30 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas individualmente.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 16 a 19 Checagem ATIVIDADES 20 a 24

Atividade 16: Tipos de sinopses Existem basicamente três tipos de sinopses: a de novela, a de filme e a de livro. Vamos conhecer melhor cada uma delas? Então, clique no ícone abaixo.   Nesta aula, vamos nos aprofundar nas sinopses de livros. Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1Mb2fj1G735CtbgV04Zpc_lX_p_c4u51B4fi6cwbARvg/edit?usp=sharing

Atividade 16: Tipos de sinopses Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é apresentar as principais características das sinopses de novela, filme e livro e declarar o nosso foco nas sinopses de livros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um slide contendo as principais características das sinopses de novela, filme e livro. Link do texto: https://docs.google.com/presentation/d/1Mb2fj1G735CtbgV04Zpc_lX_p_c4u51B4fi6cwbARvg/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Você saberia dizer onde podemos encontrar as sinopses de livros? Atividade 17: Onde podemos encontrar as sinopses? Pare e pense: Você saberia dizer onde podemos encontrar as sinopses de livros? As sinopses de livros circulam principalmente nas contracapas dos livros, mas também em sites de editoras e de livrarias e também em jornais e revistas. Em cada uma dessas esferas, a sinopse adquire características próprias de acordo com o objetivo da esfera (venda ou apenas informação) e com o público a que se destina (idade, preferências, temática). Ou seja, deve-se adaptar o texto ao contexto e ao perfil do leitor. Fonte do texto: Disponível em: http://www.intrinseca.com.br/site/livro/13/ Clique no ícone ao lado e leia a sinopse do livro A menina que roubava livros publicada no site da Editora.

Atividade 17: Onde podemos encontrar as sinopses? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é apresentar as esferas de circulação das sinopses de livros (contracapa, sites de editoras e livrarias, jornais e revistas) e a necessidade de adequação da linguagem de acordo com a esfera e com o público a que se destina. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é a sinopse do livro A menina que roubava livros publicada no site da Editora Intrínseca. Link do texto: http://www.intrinseca.com.br/site/livro/13/ Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 18: Sinopse X Resumo Muita gente confunde sinopse com resumo. Vamos conhecer as diferenças:   O objetivo do resumo é resumir uma história com fidelidade. Isto significa contar a história de forma condensada, suprimindo as partes que não têm muita importância e focando nas mais significativas. Deve ter começo, meio e fim e, após sua leitura, devemos ser capazes de recontar a história. Já a sinopse não tem o objetivo de contar a história com fidelidade, mas sim, o de despertar o interesse do leitor pela história. Não tem compromisso em informar, não tem o compromisso de ser exato. Conta as partes mais interessantes da história, mas sem nunca revelar o desfecho. Fonte da imagem: Disponível em: http://www.designup.pro.br/pro/fabiomoino http://www.designup.pro.br/pro/fabiomoino

Atividade 18: Sinopse X Resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é abordar a diferença entre sinopse e resumo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link da imagem: http://www.designup.pro.br/pro/fabiomoino Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

Vamos escrever a sinopse de um curta de animação. Atividade 19: Exercitando a escrita de uma sinopse Que tal uma pausa para um exercício? Animado? Então, lá vai a proposta: Vamos escrever a sinopse de um curta de animação. Clique no primeiro ícone para acessar ao roteiro do exercício Depois, clique no segundo ícone e assista ao curta de animação O jogo de Geri. Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B068wITE16_OYjVuUXRUQ2s3UUE/edit?usp=sharing Fonte da animação: Disponível em: http://www.metatube.com/en/videos/24236/Geri-s-Game-Pixar-Disney-HD/

Atividade 19: Exercitando a escrita de uma sinopse Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos um exercício de escrita de um resumo a partir de um curta de animação e depois a escrita de uma sinopse com base no resumo, além de os alunos avaliarem dois textos de colegas. Avalie os textos após a correção dos alunos. Organize um momento de compartilhamento das versões finais das sinopses. Os textos podem ser expostos nos murais da escola e/ou no blog da turma/escola. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem 1 é o roteiro da produção de texto e o objeto de aprendizagem 2 é o curta O jogo de Geri, da Pixar. Link do texto: https://docs.google.com/file/d/0B068wITE16_OYjVuUXRUQ2s3UUE/edit?usp=sharing Link do curta: http://www.metatube.com/en/videos/24236/Geri-s-Game-Pixar-Disney-HD/ Tempo de duração da atividade: 60 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Leia o texto clicando no ícone abaixo e, depois, responda. 1 – Uma das características mais importantes da sinopse é que ela deve ser escrita com um estilo que remeta ao __________, que no caso de Morte súbita é de __________. a) final do livro / mistério b) clima do livro / terror c) clima do livro / suspense d) início do livro / comédia Fonte do texto: Disponível em: http://www.ediouro.com.br/site/products/content_book/6491

Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? a) Resposta incorreta. A sinopse não deve remeter ao final do livro, pelo contrário, a sinopse não deve jamais dizer o final do livro, e o clima do livro em questão é de suspense/mistério. b) Resposta incorreta. A sinopse deve, de fato, ser escrita num estilo que remeta ao clima do livro, mas o clima do livro em questão não é de terror. c) Resposta correta. A sinopse deve, de fato, ser escrita num estilo que remeta ao clima do livro, e o clima do livro em questão é de suspense/mistério. d) Resposta incorreta. A sinopse não tem que obrigatoriamente remeter ao início da história narrada no livro, e o clima do livro em questão não é de comédia.

Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? De acordo com seus conhecimentos sobre resumo e sinopse, clique no ícone abaixo, leia o texto e, depois, responda. 2 – O texto é um exemplo de __________ porque __________. a) resumo / apresenta um resumo da história com início, meio e fim b) resumo / não conta o final c) sinopse / busca ser fiel à história d) sinopse / tenta envolver, convencer, seduzir o leitor Fonte do texto: Disponível em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/o-pequeno-principe.html

Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Resposta incorreta. O texto não é um resumo, e o texto em questão não apresenta um resumo da história com início, meio e fim. Resposta incorreta. O texto não conta o final, mas não é um resumo. Resposta incorreta. O texto é, de fato, uma sinopse, mas não tem a proposta de ser fiel à história. Resposta correta. O texto é, de fato, uma sinopse e tenta, claramente, envolver/ convencer/seduzir o leitor para que este leia/compre o livro.

Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Clique no ícone abaixo, leia o texto e, depois, responda. 3 – São palavras/expressões que estabelecem um tom elogioso próprio de sinopses veiculadas em sites de editoras e livrarias a) guerra dos tronos / conflito mortal b) crônicas de gelo e fogo / presságios malignos c) uma história de lordes / Tolkien americano d) obra de arte / aclamada Fonte do texto: Disponível em: http://www.livrariascuritiba.com.br/guerra-dos-tronos-a-livro-1-leya,product,LV272197,3401.aspx

Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Resposta incorreta. As expressões não apresentam um tom elogioso. Resposta incorreta. A primeira expressão não apresenta um tom elogioso, mas a segunda apresenta (compara o autor com R. R. Tolkien, escritor inglês de muito sucesso, autor dos livros O senhor dos Anéis e O Hobbit). Resposta correta. Ambas apresentam um tom elogioso. A expressão obra de arte remete a uma obra perfeita, cheia de qualidades, e a palavra aclamada significa aprovada pelo público, aplaudida, elogiada.

Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Clique no ícone abaixo, leia o texto e, depois, responda. 4 – A expressão “monstro terrível e inimaginável”, utilizada com o propósito de causar impacto no leitor, remete a) ao pai do menino. b) aos horrores da 2ª Guerra Mundial. c) à amizade de Bruno e Samuel. d) ao uso do pijama listrado. Fonte do texto: Disponível em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1989653/o-menino-do-pijama-listrado

Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Resposta incorreta. Não há nada no texto que respalde esta afirmativa. Resposta correta. Certamente a expressão está ligada aos acontecimentos sombrios ocorridos na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), principalmente com referência ao massacre dos judeus (holocausto).

Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Clique no ícone abaixo, leia a sinopse publicada na contra capa do livro A guerra dos tronos e, depois, responda. 5 – São características gerais da sinopse presentes no texto analisado a) a objetividade e o uso de palavras estrangeiras. b) a concisão e o clima sempre de aventura. c) a citação e a apresentação da história com detalhes. d) a objetividade e a concisão. Fonte da imagem: Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1uoKFqKrM5n3aqIMMfANx7tQh8VGPWly98DG16mMoGWc/edit?usp=sharing

Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Resposta incorreta. Objetividade é uma das características da sinopse, mas não é a utilização de palavras estrangeiras. Resposta incorreta. Concisão é uma das características da sinopse, e ser escrita com um estilo que remeta ao clima do livro também, mas não necessariamente um clima de aventura. O clima depende da história do livro. Resposta incorreta. As afirmativas não são características de uma sinopse. Resposta correta. Ambas são características bastante importantes de uma sinopse.

Atividade 20 a 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo desses exercícios é fixar o conteúdo abordado na aula por meio de atividades práticas. O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha, relacionadas aos conteúdos abordados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os objetos de aprendizagem são sinopses, respectivamente dos livros Morte súbita, O pequeno príncipe, A guerra dos tronos, O menino do pijama listrado e a publicada na contracapa do livro Guerra dos tronos. Links: http://www.ediouro.com.br/site/products/content_book/6491 http://www.sinopsedolivro.net/livro/o-pequeno-principe.html http://www.livrariascuritiba.com.br/guerra-dos-tronos-a-livro-1-leya,product,LV272197,3401.aspx http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1989653/o-menino-do-pijama-listrado https://docs.google.com/presentation/d/1uoKFqKrM5n3aqIMMfANx7tQh8VGPWly98DG16mMoGWc/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas individualmente.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

Que tal colocarmos em prática o que aprendemos? Atividade 25: Você está sendo desafiado Que tal colocarmos em prática o que aprendemos? Agora que já vimos todo o conteúdo da aula e muitos exemplos, chegou a hora de escrever a sinopse de um livro. Mas não de qualquer livro e, sim, de um livro que esteja disponível na EDUCOTECA. Use toda a sua criatividade, OK? Clique no 1º ícone para acessar a Educoteca e no 2º para ler algumas dicas: Fonte da Educopédia: Disponível em: http://www.educopedia.com.br/Educoteca2/Default.aspx Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/19r6GEhwc362nznoWQCD5WOpWZ8aSywvT-Bic5L__3zs/edit?usp=sharing Fonte: educopedia

Atividade 25: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é a produção da sinopse de um livro disponível na Educoteca. Oriente os alunos na elaboração de uma versão preliminar. Faça uma revisão do texto. Solicite que elaborem a versão final. Organize um momento de compartilhamento. As sinopses podem ser expostas nos murais da escola e/ou publicados no blog da turma/escola. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem 1 é a Educoteca e o 2 é um slide contendo dicas para a elaboração da sinopse. Links: http://educopedia2010.blogspot.com.br/2012/03/educateca-em-breve.html https://docs.google.com/presentation/d/19r6GEhwc362nznoWQCD5WOpWZ8aSywv T-Bic5L__3zs/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 45 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a elaboração do artigo seja realizada individualmente.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 26 Resumo ATIVIDADE 27 Próximo tema ATIVIDADE 28

Atividade 26: Construindo um resumo Agora que você já sabe tudo sobre sinopse, que tal produzir um resumo contendo pelo menos 5 itens com o conteúdo que considera mais importante de tudo que estudamos nesta aula? Fonte da imagem: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31769 Fonte: portaldoprofessor

Atividade 26: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é que os alunos façam uma reflexão sobre tudo o que estudaram durante a aula, listando os pontos que julgarem mais importantes de tudo o que foi aprendido e discutido. Crie um momento de compartilhamento dos resumos, destacando semelhanças e diferenças. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Link da imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31769 Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente.

Atividade 27: Educossíntese Caprichou no resumo, hein? Parabéns! Agora, clique na imagem ao lado, leia a Educossíntese e compare com os itens que você listou na atividade anterior. Quantos apareceram na sua lista? Fonte da imagem: Disponível em: https://bu.digication.com/wr150c5_stephf/Self-Assessment Fonte do texto: Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1466Dtq_YYKEgr8ODlyIU2heVsnS2WBGESmZnXdBu6Ug/edit?usp=sharing Fonte: bu.digication

Atividade 27: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é fazer um resumo de tudo o que efetivamente foi estudado nesta aula. É importante que os alunos façam uma comparação para verificar o que deixaram de listar em seus próprios resumos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um documento contendo os 10 tópicos da Educossíntese. Link da imagem: https://bu.digication.com/wr150c5_stephf/Self-Assessment Link do texto: https://docs.google.com/document/d/1466Dtq_YYKEgr8ODlyIU2heVsnS2WBGESmZnXdBu6Ug/edit?usp=sharing Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Atividade 28: Na próxima aula... Sabe o que você vai estudar na próxima aula? A variação histórica da Língua Portuguesa. Você vai perceber que a Língua é dinâmica e que, ao longo do tempo, há continuação mas também há mudanças. Animado? Então que tal uma amostra do conteúdo que você vai aprender? Clique no ícone abaixo e leia um conto de Machado de Assis escrito em 1899. Fonte do texto: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/missa-galo-634362.shtml Até a próxima aula!

Atividade 28: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, o objetivo dessa atividade é motivar os alunos para o próximo tema (variação histórica da Língua Portuguesa). Após a leitura, peça para os alunos comentarem suas impressões e se há alguma dúvida. Depois, peça para que, em duplas, releiam o texto e tentem identificar palavras e construções sintáticas em desuso. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o conto Missa do galo, de Machado de Assis, publicado em 1899. Link para o texto: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/missa-galo-634362.shtml Tempo de duração da atividade: 30 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em duplas.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Pesquise e faça uma comparação entre as sinopses de um mesmo livro publicadas no site da editora, no site de uma livraria e na contracapa do livro. Analise as diferenças. Em qual dos meios o texto foi mais atraente? PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Faça uma pesquisa com os demais alunos da escola sobre o seguinte tema: Como você escolhe o livro/filme que vai comprar/ler/assistir? Anote as respostas. Compare com a sua resposta na pergunta 1 da atividade 9. Compartilhe com os alunos da turma e/ou publique no blog da turma/escola.