AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Aula 2 - O sistema multilateral de comércio
MACROECONOMIA.
CAP. 10 ECONOMIA INTERNACIONAL
Negócios Internacionais
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Alberto Ribeiro Vallim 06/30349
Argumentos para restringir comércio
Administração do comércio internacional a partir do pós-guerra: as organizações multilaterais de comércio - do GATT à OMC.
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Comércio Internacional
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Global Contemporânea
Comércio Internacional
4. OMC (Organização Mundial do Comércio)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Ambiente do Profissional de Comércio Exterior
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Dia Mundial das Alfândegas
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
GATT - ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
Cooperação internacional
Direito Internacional Econômico
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Prof. Ms. Adrian Rovetta 30 de maio de 2012
Organizações Internacionais Mundiais
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula de Economia Política
Organismos Financeiros Internacionais
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
Evolução de um acordo comercial para uma Organização Internacional.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Organizações Internacionais
Organização das Nações Unidas.
Comércio Internacional
Organização Mundial do Comércio
FMI Fundo Monetário Internacional
Economia Global.
Exercícios de Revisão Parte 1 e 2.
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
O mundo dividido na era da Globalização
OMC.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
A nova regionalização do mundo
Comércio Internacional e suas Divisões Econômicas e Geopolíticas 1 SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial CEPHRD – Centro de Educação Profissional.
FUNDAMENTO COMÉRCIO EXTERIOR Órgãos Reguladores 1.1.
SENAI – CEPHRD Curso Técnico em Logística OMC E FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS Leticia Leal Ramilla Souza Renan Santos Sanzio Junior Dezembro/2009 VILA.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
OMC – Organização Mundial do Comércio - Princípio do Tratamento da Nação Mais Favorecida Art. I:1 do GATT de 1994.
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
Amaury Gremaud HEG II Sistema Monetário Internacional: conceitos e definições.
FMI e Banco Mundial (BIRD)
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL
Transcrição da apresentação:

AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR INTCEX AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

2.3.2.2 FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos. Sua sede é em Washington, DC, EUA. Com poucas exceções, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

2.3.2.2 FMI A francesa Christine Lagarde, é a Diretora Geral O FMI é uma organização de 184 países, criado em 1945 O FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós Guerra. A francesa Christine Lagarde, é a Diretora Geral

2.3.2.2 FMI O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. O FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

2.3.2.3 OMC Organização Internacional para o comércio internacional. Genebra – Suiça 167 membros (2015) Fim da Segunda Guerra Mundial. Organização Internacional do Comércio - OIC, GATT em 1947. A OMC 01/01/1995. O Diretor geral é o brasileiro Roberto Azevêdo .

2.3.2.3 OMC Funções da OMC gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio servir de fórum para comércio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização.

2.3.2.3 OMC Gerenciar o mecanismo de resolução de controvérsias, criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos internacionais. Fornecer assistência técnica e cursos de formação em comércio internacional para países em desenvolvimento

2.3.2.3 OMC Princípio da não discriminação: este princípio envolve duas considerações: Princípio da nação mais favorecida. Se um país conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilégio. Princípio do tratamento nacional, impedindo o tratamento diferenciado para os produtos importados evitando desfavorecê-los na competição com os produtos nacionais.

2.3.2.3 OMC Princípio da Previsibilidade: para impedir a restrição ao comércio internacional. Este princípio garante o acesso ao comércio internacional pelo respeito aos compromissos tarifários para bens e serviços. Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas: Impede restrições quantitativas por quotas ou proibições a certos produtos internacionais como forma de proteger a produção nacional.

2.3.2.3 OMC Princípio da Concorrência Leal: garante um comércio internacional justo, sem práticas desleais, como os subsídios. Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento: os países em desenvolvimento terão vantagens tarifárias, além de medidas mais favoráveis que deverão ser realizadas pelos países desenvolvidos.

ATIVIDADE 1- Como funciona e para que serve o FMI? 2 – Quais as funções da OMC? 3 – Quais os princípios que regem a OMC? 4 – Explique o Princípio da nação mais favorecida 5 – Na sua opinião a OMC é atuante no Comércio Internacional?