Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Advertisements

Administração de Marketing 1
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,

COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
PROGRAMA TUTORES: AVALIAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS
Administração para Engenharia
Banco de Dados (BAN-TSI)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Lei do SINAES – Nº /2004 Constituição da CPA Projeto.
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
PROFª KENIA CARINA J.S.A. NOGUEIRA
Questionário de Avaliação Institucional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Monitoria GDI Aula Prática
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Salas de Matemática.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
O título deve ser curto e objetivo
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Introdução a Engenharia de Alimentos
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
A formação integral do cristão
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Resolução da Avaliação Docente CPA
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Avaliação Institucional Análise Estatística dos Cursos de Graduação da FURG Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida Profª MSc. Suzi Samá Pinto Comissão.
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, e método de estudo Eletroeletrônica Automotiva Prof. Paulo A Baltazar.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 2009 Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA PROPLAN UFRN

PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA ? UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA ? Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição

UFRN QUEM AVALIA ? O professor, ao consolidar a turma; Avaliação da Docência 2009 UFRN QUEM AVALIA ? O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento.

QUEM ESTÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS? UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN QUEM ESTÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS? As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: Comparecimento às aulas (dele ou do professor) Permanência na sala de aula (dele ou do professor).

Números gerais da Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação da Docência 2009 Nº de alunos Nº de professores Nº de turmas avaliadas Nº de disciplinas avaliadas Na UFRN em 2009.2 Participantes da avaliação Avaliados Que avaliaram turmas 22.222 16.504 1.856 1.682 1.622 3.254 2.101

Desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas, em 2009 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas, em 2009 Aprovações por média Aprovações na 4ª avaliação Reprovações por nota Reprovações por falta Trancamentos 74.823 (71,5%) 14.109 (13,5%) 4.441 (4,2%) 3.135 (3,0%) 8.169 (7,8%)

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Média geral de notas atribuídas pelos alunos aos professores quanto à atuação didática e postura profissional na UFRN

Trancamentos, por Centro, na UFRN Quantidade em 2009.2 = 8.169 Avaliação da Docência 2009 UFRN Trancamentos, por Centro, na UFRN Quantidade em 2009.2 = 8.169

Avaliação da Docência UFRN Resultados Gerais da UFRN em 2009 Dimensão Quantitativa Atuação didática e postura profissional do professor, segundo o aluno (Percentual do número de notas), em 2009

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Atuação didática e postura profissional do professor, segundo o aluno (Percentual do número de notas), em 2009 1.1 - Comparecimento às aulas; 1.2 - Cumprimento do horário das aulas do início ao fim ; 1.3 - Cumprimento do programa da disciplina ; 1.4 - Clareza na apresentação do conteúdo ; 1.5 - Utilização de metodologias que facilitem o aprendizado ; 1.6 - Incentivo à participação dos alunos nas aulas; 1.7 - Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas ; 1.8 - Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário das aulas ; 1.9 - - Coerência entre o nível exigência nas avaliações e o conteúdo dado.

Auto-avaliação do Aluno em 2009 (Percentual do número de notas) UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Auto-avaliação do Aluno em 2009 (Percentual do número de notas) 2.1 - Utilização da bibliografia sugerida pelo professor; 2.2 - Comparecimento às aulas; 2.3 - Permanência nas aulas do início ao fim; 2.4 - Participação nas aulas; 2.5 - Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor; 2.6 - Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina; 2.7 - Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula

Resultados Gerais da UFRN em 2009 Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Resultados Gerais da UFRN em 2009 Dimensão Qualitativa

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos professores sobre as turmas Nº de turmas avaliadas Nº de professores que avaliaram turmas Nº de comentários dos professores 3.254 1.622 463

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos alunos sobre os professores Nº de Professores avaliados pelos alunos Nº de professores que receberam comentários dos alunos Nº de comentários dos alunos sobre os professores 1.682 1.105 6.273

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos alunos sobre os professores Nº de comentários dos alunos Nº de comentários realçando pontos fortes Nº de comentários realçando pontos fracos 6.273 3.406 3.905

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.1 - Comparecimento às aulas 1.2 - Cumprimento do horário das aulas do início ao fim 1.3 - Cumprimento do programa da disciplina “Professor muito bom, não falta nenhuma aula, expõe muito bem suas idéias e a prova é coerente com o que é dado em sala de aula.” “Acredito que tenha faltado 50% ou mais do curso. Embora sua explicação fosse clara e interessante o número excessivo de faltas nos fazia perder interesse pela matéria (...)”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Disciplinas/aulas que são assumidas parcial ou integralmente por alunos da Pós-graduação ou monitores. “O professor compareceu apenas 4 dias (apresentação, aula de revisão antes da terceira prova, aplicação da terceira e quarta provas) no semestre inteiro (...). Os dois monitores davam aula.”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.4 – Clareza na apresentação do conteúdo 1.5 – Metodologias que facilitem o aprendizado “Bom professor, domina muito bem o conteúdo e tem boa comunicação. Pena que não usa recursos (...) que poderiam dar mais clareza a muitos detalhes da disciplina. Além disso, o professor não utiliza os recursos do SIGAA, o que torna nossa comunicação limitada.”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Professores que não fazem uso corrente do SIGAA. “Falta muito às aulas e não informa com antecedência que não vai comparecer. Demora muito a divulgar as notas e não utiliza o SIGAA. Quando comparece dá uma boa aula.”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.6 – Incentivo à participação dos alunos 1.7 – Disponibilidade para tirar dúvidas 1.8 – Disponibilidade para atender alunos “Melhorar o método de ensino, e aprimorar o convívio com os alunos, pois é com discussão sobre as dúvidas que se aprimora o conhecimento (...)”.

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.9 – Coerência entre avaliações e conteúdos “O professor não possui compromisso com a turma (...) os critérios para a avaliação não tem nexo, as notas nunca são entregues antes da próxima avaliação além de não permitir que os alunos analisem suas provas e discutam com ele (...)”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que incentivam o aluno. Professores dedicados e comprometidos. “Um exemplo de profissional. Ensinou muito bem a matéria e orientou os alunos acerca da vida acadêmica. O referido docente foi, além de um ótimo professor, um estímulo e um exemplo para o resto da minha vida acadêmica.”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que usam linguagem agressiva com os alunos. Professores que destratam alunos. “Professor X é arrogante, destrata e grita com o aluno, reprova por picuinha, além de ser mal humorado e estúpido. (...) não aceita opinião que seja diferente da dele. É altamente estressado, ninguém entende o que ele explica e ninguém nunca consegue responder suas questões pois para ele estamos sempre errados.”

Comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que não têm compromisso com o ensino. Professores que incentivam alunos a trancar disciplina ou desistir do curso. “O professor X não está muito preocupado com o aprendizado do aluno. O que interessa para ele é dar a matéria, independente se o aluno está aprendendo alguma coisa. Ele oprime a turma, tem uma comunicação ruim e não se relaciona bem. Fala o tempo todo que pra reprovar “não está nem aí”. Optei por não comparecer mais às aulas.”

Síntese dos comentários dos alunos UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Síntese dos comentários dos alunos Pontos Fortes Avaliação positiva do professor de um modo geral. Metodologias que facilitam o aprendizado. Clareza na apresentação do conteúdo. Pontos Fracos Avaliação negativa do professor com ênfase no relacionamento. Coerência entre avaliações e conteúdo. Comparecimento às aulas.

Síntese dos Comentários dos professores UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Síntese dos Comentários dos professores Hábito de estudar dos alunos Atrasos e permanência dos alunos em sala de aula Diferenças entre os alunos dos cursos diurnos e os dos cursos noturnos. Falta de preparo do aluno para acompanhar o curso. Motivação dos alunos para participar das atividades propostas. Maturidade e a participação do aluno nas atividades da disciplina.

UFRN Avaliação da Docência Quantitativos das médias abaixo de 6 dos professores, por Centro 2006 - 09 Os quadros comparativos apresentam uma idéia da evolução dentro de cada centro do item avaliado nos 4 anos

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média<6,0 na Dimensão: Atuação Didática e Postura Profissional do Professor, por Centro, 2006 – 09.

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Comparecimento às Aulas, por Centro, 2006 – 09.

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Cumprimento do horário das aulas do início ao fim, por Centro, 2006-09

Dados comparativos sobre a infraestrutura na UFRN 2007 - 09 Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Dados comparativos sobre a infraestrutura na UFRN 2007 - 09

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN PRINCIPAIS DEMANDAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA UFRN (2007-09) Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN PRINCIPAIS DEMANDAS DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA UFRN (2007-09) Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do professor

Dados comparativos sobre a infraestrutura, por Centro UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Dados comparativos sobre a infraestrutura, por Centro

INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2 Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO Dados dos professores que serão disponibilizados no SIGAA Cada professor receberá todas as informações relativas à sua própria avaliação. O Diretor de Centro e os Chefes de Departamentos terão acesso à avaliação completa dos professores, feita pelos alunos (notas atribuídas, comentários e motivos de trancamentos), bem como à avaliação das turmas, feita pelos professores.

DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO Os alunos poderão visualizar via SIGAA: A média das notas atribuídas a todos os professores da UFRN avaliados quanto ao Comparecimento às aulas. Cumprimento do horário e permanência em sala de aula. Atuação didática. Notas das turmas avaliadas pelo professor.

UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN ENCAMINHAMENTOS Os dados completos da Avaliação da Docência serão enviados a cada Departamento/Curso da UFRN para discussão, avaliação e adoção das medidas necessárias para a melhoria da graduação. Será elaborado um vídeo explicativo para os alunos da UFRN (a ser veiculado no SIGAA) sobre a Avaliação da Docência, seus propósitos, sua seriedade e principalmente sobra a importância da participação de cada um deles no processo.

MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA Artigo 17 da Resolução No. 131/CONSEPE determina que os departamentos realizem plenária para discutir os resultados da avaliação da docência e propor medidas para as melhorias necessárias, a serem anexadas ao Plano Trienal e enviadas à PROPLAN.

MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA Integração da avaliação da docência com o ENADE. Justificativa solicitada pelo Reitor aos Chefes de Departamentos sobre os professores que tiraram nota abaixo de seis em comparecimento às aulas, cumprimento do horário e didática, com sugestão de participação das Ações de atualização pedagógica.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN INFORMAÇÕES ADICIONAIS Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA PROPLAN - UFRN Telefone: 3215-3201 E-mail: cpa_proplan@reitoria.ufrn.br