ECONOMIA INDUSTRIAL 6ª Aula 6 de Outubro
2. MODELOS DE OLIGOPÓLIO 2.3. O modelo de Bertrand 2.4. O modelo da Empresa Dominante 2.5. O modelo de Chamberlin
2.3. O MODELO DE BERTRAND Hipóteses: O produto das empresas é homogéneo A variável estratégica escolhida pelas empresas é o preço As empresas determinam simultaneamente que preço praticar
2.3. O MODELO DE BERTRAND Derivação geométrica: procura residual da empresa 1 P Q
2.3. O MODELO DE BERTRAND Derivação algébrica: função reacção da empresa 1
2.3. O MODELO DE COURNOT Derivação geométrica: equilíbrio de Bertrand p1 p2
2.4. O MODELO DA EMPRESA DOMINANTE Hipóteses: As empresas que constituem a faixa concorrencial comportam-se como price takers A empresa dominante comporta-se como um price maker, tomando a estratégia da faixa concorrencial como um dado
2.4. O MODELO DA EMPRESA DOMINANTE Derivação algébrica:
2.5. O MODELO DE CHAMBERLIN O número de empresas é muito grande, pelo que a estratégia de cada empresa não tem virtualmente impacto sobre as concorrentes. Cada empresa é price maker já que o produto não é homogéneo. O equilíbrio implica lucros nulos, logo o preço será igual ao custo médio.