Medicina 3o Ano Prof. Jefferson Mendes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genes nas Populações II
Advertisements

GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Revisão: 1ª Lei de Mendel Genes letais e co-dominância
2º Lei de Mendel.
CONSANGÜINIDADE, CÁLCULO DE RISCO E DOENÇAS GENÉTICAS
Observe as imagens
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Marcia Conceição de S. Silva
GENÉTICA DE POPULAÇÕES: Freqüência Gênica e
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
O que você deve saber sobre
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
Primeira lei de Mendel Monoibridismo.
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES
CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade.
Frequências alélicas e genotípicas
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Genética – Conceitos Básicos
Equilíbrio de hardy-weinberg
Noções de probabilidade.
AMINAS AMIDAS.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
Genes Ligados Sutton (1903): “se houvesse apenas um gene em cada cromossomo, o número de características diferentes de um indivíduo não poderia exceder.
LINKAGE E GENÉTICA DE POPULAÇÕES
GENÉTICA DE POPULAÇÕES PROPRIEDADES GENÉTICAS DA POPULAÇÃO
Professor Antônio Ruas
EQUILÍBRIO DE HARDY-WEIMBERG
GENÉTICA DE POPULAÇÕES.
Parentesco e consangüinidade
Atividades de Revisão.
Interações Gênicas Quando dois ou mais pares de genes interagem para determinar uma característica. Esses genes se distribuem de forma independente durante.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Alelos múltiplos ou polialelia
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Genética.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
Genética – Conceitos Básicos
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Genética de Populações
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA)
GENÉTICA DE POPULAÇOES
Interação Gênica.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
Resolução de exercícios!
LIGAÇÃO E PERMUTA GENÉTICA
Genética Profa. Debora 2015.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Leis de Mendel (Mendelismo)
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Citogenética Hereditariedade.
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
Profª Marilda Trefzger
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
Genética de Populações
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Genética de populações
Transcrição da apresentação:

Medicina 3o Ano Prof. Jefferson Mendes

Observe a charge e responda: Explique a justificativa dada pelo cão. Qual a finalidade dos aminoácidos Fenilalanina e Triptofano para o organismo?

Dopamina Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central. A dopamina também está associada ao Mal de Parkinson e à Esquizofrenia A dopamina está por trás da dependência do jogo, do álcool e de outras drogas. Estimula os receptores adrenérgicos do sistema nervoso simpático. Também atua sobre os receptores dopaminérgicos nos leitos vasculares renais, mesentéricos, coronarianos e intracerebrais, produzindo vasodilatação. Os efeitos são dependentes da dose.

Serotonina Estimula a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Carência está relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela.

Teoria da Seleção Natural - Genética de Populações 1) Uma população real se encaixa no Equilíbrio de Hardy-Weinberg? 2) Modelos de Seleção Natural Populações Grandes, sem efeitos ao acaso

Genética de populações relacionada às freqüências Genotípicas e Gênicas Modelos de um único loco gênico Variáveis conectadas: Freqüência Gênica e Genotípica Alelos A e a e três Genótipos (AA, Aa e aa) AA Aa aa População: Freqüência genotípica? Freqüência de AA: Freqüência de Aa: Freqüência de aa: 3/8 = 0,375 3/8 = 0,375 2/8 = 0,25

Freqüências genotípicas Genótipo: AA Aa aa Freqüência: P Q R Soma das freqüências = 100% Freqüências gênicas (Freqüências de alelos diferentes em um loco gênico) Freqüência de A (p) = 9/16 (0,5625) Freqüência de a (q) = 7/16 (0,4374) p = P + ½ Q q = R + ½ Q As freqüências gênicas podem ser calculadas a partir das freqüências genotípicas (p + q = 1)

A Seleção Natural pode agir de duas maneiras: Por meio das diferenças na sobrevivência entre os genótipos; (Sobreviventes de todos os genótipos produzem o mesmo número de descendentes, e a seleção age apenas em relação à sobrevivência) 2) Por meio de diferenças na fertilidade. (Indivíduos de todos os genótipos possuem a mesma sobrevivência, mas diferem no número de descendentes que eles produzem (fertilidade).

Resposta: Equilíbrio de Hardy-Weinberg Freqüências genotípicas na ausência de seleção seguem o equilíbrio de Hardy-Weinberg Loco gênico com dois alelos (A e a) Freqüências dos genótipos AA, Aa e aa são P, Q e R Existem cruzamentos aleatórios e ausência de diferenças seletivas entre os genótipos? 2) Conhecemos as freqüências genotípicas nessa geração? 3) Quais serão as freqüências genotípicas na próxima geração? Resposta: Equilíbrio de Hardy-Weinberg

As freqüências de cruzamento resultam do fato de que os cruzamentos são aleatórios. Para formar um casal, retiram-se, aleatoriamente, dois indivíduos da população. Quais são as chances de ser um par: AA x AA? = P2 Aa x Aa? = Q2 aa x aa? = R2 AA x Aa = PQ AA x aa = PR

Exemplo: Para o Genótipo AA As proporções genotípicas na descendência de cada tipo de cruzamento são dadas pelas razões mendelianas para aquele cruzamento. Podemos estimar a freqüência de um genótipo na próxima geração por meio de somatórios. Procuramos quais os cruzamentos irão gerar o genótipo e somamos as freqüências geradas por todos os cruzamentos. Exemplo: Para o Genótipo AA

De quais cruzamentos surgem indivíduos AA? AA x AA = Freqüência P2 (100%) AA x Aa ou Aa x AA = Freqüência de cada PQ (50%) Aa x Aa = Freqüência Q2 (25%) Qual é a freqüência de AA na próxima geração (P’)? P’ = P2 + ½ PQ + ½ PQ + ¼ Q2 P’ = (P + ½ Q) (P + ½ Q) (P + ½ Q) = Freqüência do Gene A (p), portanto: P’ = p2 - Cálculos mostram: Aa e aa são 2pq e q2. Genótipo AA : Aa : aa Freqüência p2 + 2pq + q2

Exercícios: 01) No conjunto gênico de uma população, os alelos A e a estão nas freqüências iniciais p e q, respectivamente. Prove que as freqüências dos genes e as freqüências zigóticas não se modificam de geração para geração, desde que sejam mantidas as condições de Hardy-Weinberg. 02) Dois genes recessivos de segregação independente governam a produção da inflorescência de cor salmão (sm) e endosperma enrugado (em) de milho. Uma amostra de certa população que está se cruzando aleatoriamente produziu os seguintes dados: 06 enrugados 10 salmão-enrugados 30 selvagens 54 salmão. Determine as freqüências dos alelos salmão = q e enrugado = t.

Solução: 01 As freqüências zigóticas geradas por acasalamento aleatórios são: p2(AA) + 2pq(Aa) + q2(aa) = 1 (p + q)2 = 1 :. p + q = √1 :. p + q = 1 :. q = 1 - p Todos os gametas dos indivíduos AA, assim como a metade dos gametas dos heterozigotos, serão portadores do alelo dominante (A). Então, a freqüência de A no conjunto gênico da geração seguinte é: p2 + pq = p2 + p(1-p) = p2 + p – p2 = p Portanto, cada geração de acasalamento aleatório, observadas as condições de Hardy-Weinberg, não consegue modificar as freqüências alélicas ou zigóticas.

Solução: 02 6 Sm- en en enrugado 10 sm sm en en salmão-enrugado 30 Sm- En- selvagem 54 sm sm En- salmão 100 Admita q2 = freqüência da característica recessiva, salmão = (10 + 54)/100 = 0,64; q = 0,8. Admita t2 = freqüência da característica recessiva, endosperma enrugado = (6 + 10)/100 = 0,16; t = 0,4.