TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

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Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

Meus Queridos Alunos do 3C15, Coragem... Obrigada por estarem presente aqui, sei que não é nada fácil...

Não podemos chorar

Vamos para o melhor assunto, nossa AULA

Aula passada, o que aprendemos? Voluntários? Começando bem.... Aula passada, o que aprendemos? Voluntários?

Português Estruturado / PSEUDOCÓDIGO Como foi visto até agora, o fluxograma é a primeira forma de notação gráfica. É uma técnica narrativa denominada pseudocódigo, português estruturado ou portugol Baseada em PDL – Program Design Language - Linguagem de Projeto de Programação

Mostra a notação para elaboração do algoritmo São utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional e sua documentação Clipper, C, Pascal, Delphi, VB, Java, C#.

Tipo de Dados e Instruções Primitivas Tipo de Informação Antes de Iniciar a programação, é necessário considerar que um computador é uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações, classificam em dois tipos básicos: dados e instruções.

Tipos de Dados Os dados são representados pelas informações a serem tratadas (processadas) por um computador. Essas informações serão classificadas por três tipos de dados: dados numéricos (inteiros e reais), dados caracteres e dados lógicos.

Tipos Inteiros Os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo destes qualquer número fracionário Tipos Reais Os dados numéricos positivos, negativos e fracionários Tipos Caracteres As sequencias contendo letras, números e símbolos especiais, conhecido também como alfanumérico, string. Tipos Lógicos Os dados com valores verdadeiro e falso

O Uso das Variáveis Todo dado a ser armazenado na memória do computador deve ser identificado, primeiro é necessário saber qual o tipo e depois fazer o armazenamento adequado. Estando armazenado ou estipulado ele poderá ser utilizado e manipulado q qualquer momento

Para utilizar o conceito da variável, imagine que a memória de um computador é um grande arquivo com várias gavetas sendo que cada gaveta pode apenas armazenar um único valor (numérico, lógico ou caractere). É necessário identificar com um nome a gaveta que se pretende utilizar O nome de uma variáveis é utilizado para identificação dentro de um programa. Sendo assim é necessário estabelecer algumas regras de utilização de variáveis:

Nomes de variáveis poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres O primeiro caractere do nome não poderá ser um numero, sempre devera ser uma letra O nome da variável não poderá possuir espaços em branco Não poderá ser um nome de uma palavra reservada a uma instrução do programa Não poderão utilizar outros caracteres que não sejam letras e números

São nomes válidos de variáveis: NOMEUSUARIO, FONE1, X, DELTA25, Z4, entre outros São nomes inválidos de variáveis: NOME USUARIO, 1X, FONE#, ESCREVA

Instruções Básicas Tem por finalizada comandar em um computador o seu funcionamento e a s forma como os dados armazenados devem ser tratados A partir deste ponto para frente você terá contato com instruções de português estruturado

inicio, fim, var, programa, enquanto, fim_enquanto, se, senão, então, fim_se, para, fim_para, escreva, leia, faça, repita, e até_que, conjunto, inteiro, real, caractere, lógico, tipo, registro, fim_registro, procedimento, função, caso, fim_caso Estas instruções colocadas de forma estratégica, formarão os blocos dos programas

Dúvidas

Sem dúvidas??? Adivinha o que vem agora??? Tcham... Tcham... Tcham...

O MAIS TEMIDO

EXERCÍCIOS

VARIÁVEIS 1 – Assinale as variáveis válidas

ALGORITIMO 1 – Ler dois valores, no caso variáveis A e B; 2 – Efetuar a soma das variáveis A e B, implicando o seu resultado na variável X; 3 – Apresentar o valor da variável X após a operação de soma dos dois valores fornecidos Faça o FLUXOGRAMA e PORTUGUES ESTRUTURADO

Fluxograma

Português Estruturado